Macro

Canon 20D
Canon 100mm 2.8 macro
f18
1/25s
Iso 200/tripé
Cabo disparador

Bicho sinistro… mas a qualidade da foto não me parece boa… parece que foi cropada.

Tá precisando dum gel… excelente macro Paulinho!

Bicho sinistro... mas a qualidade da foto não me parece boa... parece que foi cropada.
Ué ... desde quando crop é defeito? Em macros, o crop quase sempre é necessário, os insetos não ficam paradinhos esperando serem fotografados. Compor com insetos é uma aventura, não se tem liberdade de escolha. Mesmo assim, muito obrigado por seu comentário, Roberto.

N lhe deste um beijinho??? :clap: :clap: :clap: :laughing:
Boa foto. Mas como já disseram, tá muito cropada!!!
Eu tb faço muita macro, e raramente faço 1 crop…mas isso é uma questão d principio. N está certo nem está errado…

Parabéns :thmbup:

N lhe deste um beijinho???? :clap: :clap: :clap: :laughing: Boa foto. Mas como já disseram, tá muito cropada!!!! Eu tb faço muita macro, e raramente faço 1 crop....mas isso é uma questão d principio. N está certo nem está errado..

Parabéns :thmbup:

Grande Nuno, ainda prefiro beijar uma boca feminina, é mais gostosa hehehehe.

A foto tá bacana, bem nítida e as cores ficaram ótimas. Quanto ao crop, nao me incomoda, como disse o Nuno é questao de princípio. Isso dá uma boa discussao…
Só achei o sharp um pouco exagerado, o fundo mostra isso.

Bicho sinistro... mas a qualidade da foto não me parece boa... parece que foi cropada.
Ué ... desde quando crop é defeito? Em macros, o crop quase sempre é necessário, os insetos não ficam paradinhos esperando serem fotografados. Compor com insetos é uma aventura, não se tem liberdade de escolha. Mesmo assim, muito obrigado por seu comentário, Roberto.
Crop não é defeito, mas há degradação na qualidade de imagem. Isso que é o ponto...
Crop não é defeito, mas há degradação na qualidade de imagem. Isso que é o ponto...
Concordo.

Galera, eu sei que fotografar insetos não é mole. Por si ´só, a foto está muito bacana. Tem muito entomólogo doido por fotos em close desse jeito. Valeu.

caracas que sinistra essa mosca, parece que as cores dela foram invertidas
o crop tb não me incomodou em nada, é questão de gosto, desde que não influencie na composição da imagem !

Achei a foto muito legal!
Mas mano, que mosca é essa?! Diferente mesmo…rs

Abs,

Muito show!
:clap:

Paulinho, estava com saudades das suas fotos macro, mandou bem!!!

Legal a foto. Parece uma mutuca!
:thmbup:

paulinho,
Achei a foto excelente, parabéns. Acabei de abrir um post aqui falando sobre nitidez em fotos, e sua foto, pelo menos para mim, parace estar bem nítida.

Abraços,

Galera, eu sei que fotografar insetos não é mole. Por si ´só, a foto está muito bacana. Tem muito entomólogo doido por fotos em close desse jeito. Valeu.
Valeu Iro

Almor67, fabio, alex, flavio, noda, coxao, muito obrigado a todos pelos elogios.
Alex, as macros estão voltando com tudo, com a chegada do verão.
As libélulas ainda estão voando nas áreas mais abertas, não estão emergindo ainda por falta de calor mas assim que esquentar, as lagoas e córregos estarão povoadas de libélulas novamente.
Um abraço a todos.

Paulinho Cé, como você ajeita o foco, estando longe da mosca e usando um cabo disparador? Isso não fica complicado no caso de um macro?

Paulinho Cé, como você ajeita o foco, estando longe da mosca e usando um cabo disparador? Isso não fica complicado no caso de um macro?
Em primeiro lugar, estou muito próximo da mosca, cerca de 30 a 40 cm. Uso o cabo disparador só para disparar sem tremer a camera mas o enquadramento, focalização, DOF, faço olhando pelo visor da camera, e o foco com objetiva macro se faz movendo o conjunto todo pra frente ou pra tráz, até acertar o DOF e o Foco que se deseja. Espero ter sanado a sua dúvida.

Um abraço