Melhor Ponto de Foco da Nikon Z6II

Então, eu não digo que é um marketing mentiroso, porque ela realmente foca muito bem, porém ela precisa ter pelo menos um pontinho de luz bem identificável na foto. Esse final de semana eu fiz um ensaio de noivos, estava um breu total, a noiva levou uma daquelas fitinhas de led e a bendita cravou o foco em 1.4 na minha 85 da sigma, sem reclamar. Focou e ficou excelente, vai entender. Ai na festa que tinha uma luz bem difusa, ela teve uma dificuldade imensa. Vou até postar as fotos pra vocês verem o resultado.

O problema é arriscar e depois continuar rsrs

Exato amigo, é a mesma dificuldade. Como eu trabalho exclusivamente com o evento, notei esse deslize da câmera, visto que a d750 que é bem mais antiga nunca me deixou na mão em qualquer outra situação. Imaginei que por ser um projeto mais novo seria ainda melhor, mas não.

Voce calibrou sua lente 24?

Mirrorless não tem calibração.
E se calibrou, o ajuste ficou na dslr.
Ou a Nikon tem dock?

Não tem.

A z 6 tem microajuste. No menu.
Os valores geralmente são menores que nas dslr… Eu testaria, pois esse papo do foco quando está perto erra mais está esquisito.

Então, foi o que eu notei. Se quiser, eu posso postar uma foto do momento em que quando a pessoa se aproximou eu fui fazendo uma sequencia de fotos focando e quanto mais perto ficou, menos focada ela estava.

A 24mm dispensa comentários né irmão, ela nunca me deixou na mão na d750, e eu faço o making of com a d750 com a 24 e depois uso a 24 na z6 pra festa. E ela errou muito na festa

Dei uma pesquisada rápida e o consenso é que esse micro ajuste das Z é de questionável utilidade.
Recomendável nem mexer.

Uma pessoa caminhando em direção a câmera pode ser culpa do AF C não acompanhar e não necessariamente a lente precisar de ajuste.

Então, no caso tipo, o que eu estou notando é uma diferença imensa no modo de focagem da Z6 para a D750… tenho mantido o mesmo modo de trabalho e na Z6II está difícil adaptar os modos de foco, entendem?

Creio que utilizando o modo que discutimos acima, sobre usar o tal quadradinho mágico que persegue o assunto, resolva. Mas é teste.

Esse micro ajuste não sei o porque de fato existe…

Enfim, o problema é o sistema de foco em baixa luz. A Z9 quase conseguiu resolver totalmente isso.

O jeito é esperar a terceira geração ou mudar de marca.
Estou mais no aguardo, enquanto isso a D750 dá conta do recado

Vou postar pra vocês aqui, o mesmo momento com alguma diferença de um passo pra trás:


deixando bem claro que NÃO É BACK FOCUS, ela fica procurando o foco, ai dei um passo pra trás e ela conseguiu focar. Esse provavelmente foi o modo Wide

logo abaixo, outro exemplo: Esse a câmera ficou birutinha procurando o foco e no visor eu via que não estava focado. Ai mudando o modo de foco e tentando novamente ela acertou. Esse provavelmente eu estava usando o modo que rastreia o rosto, buscando olhos. Percebam que na primeira foto, o fundo ficou focado, na segunda, ficou tudo certinho.


São os mesmos momentos, que a Z6II buscou muito o foco e falhou diversas vezes.

Vejo muita gente esperando um comportamento das ML 100% equivalente a um comportamento DSLR. Não é, até porque as DSLRs não têm os refinamentos que as ML têm.

Veja este tópico, a partir deste ponto:

O Mike tamém teve problemas em condições similares às suas, mas com uma Canon RP. Também em caso de fundo com luz mais forte que o assunto principal.

Minha câmera tem um modo que prioriza o foco no assunto que está na frente. Não sei se a Z6II tem isso, mas se tiver, ajuda bastante. Já vi melhora também aumentando o tamanho do ponto de foco que eu quero usar. Sim, pode ser que se tenha que colocar o ponto de foco manualmente onde se quer. Mas aí não falha. E minha câmera é uma Fuji de 2018.

Eu só estava tentando encontrar uma solução mais barata. Visto que é uma lente adaptada, pensei que poderia ter algum desalinhamento entre a distância do sensor, talvez na própria câmera Mas se o expeed 7 resolve, então está de boa. Basta aceitar os poucos defeitos que tem. Essa lente é legal , melhor que o pequeno problema seja mesmo o processador. :ok:

Vou fazer minhas coisas.
Boa sorte. :snack:

Entendi, me parece uma cena bem tranquila pra camera focar…
Você está no firmware mais novo?

Encontrei vários tópicos com pessoas relatando o mesmo problema.

O consenso é falta de contraste.

Uma das soluções é usar aquela caixa de rastreio mesmo.
E evitar usar af C para assuntos estáticos.

O ideal seria usar AF-S mesmo. Tem um acerto melhor nessas condições.

Na Z5 quando notei os erros no AF-C coloquei em AF-S e deu uma boa melhorada.

Faça o teste se possível no próximo evento Lizandro.

Edit
No último firmware foi corrigido algo sobre focar no fundo.
Atualize a câmera.

agradeço a resposta amigo Felipe, é justamente isso que eu queria, ver as possibilidades e que no futuro, alguém buscar sobre esse assunto, encontre o tópico e veja que não está sozinho.

Vou procurar o firmware novo e ver se resolve.