Boa noite.
Esse é meu primeiro post no “Mundo Fotográfico”, agradeço a oportunidade de aprender com vocês.
Segue em anexo 3 fotos (URL):
a) o 'home studio"
http://www.vitrinecharmosa.com.br/media/wysiwyg/home-studio-01c.jpg
b) foto-exemplo-com-2-luzes-próxima-modelo
http://www.vitrinecharmosa.com.br/media/wysiwyg/CENARIO-A-luzes-foco-Modelo-a.jpg
c) foto-exemplo-com-2-luzes-próxima-fundoTNT
http://www.vitrinecharmosa.com.br/media/wysiwyg/CENARIO-B-luzes-foco-fundoTNT-a.jpg
Vou lhes explicar o cenário.
Sou micro-empresário e fotografo minha modelo/esposa vestindo roupas de um negócio nosso, preliminarmente nascente.
No momento, não temos condição, tempo, estrutura, etc para contratar um profissional experiente. Então, por enquanto, estou vivendo o lema “fazemos o que podemos com o que temos” (desculpem-nos os profissionais da área…valorizamos muito vocês e adoraremos tê-los como consultores…um dia, em breve).
Não tenho camera dedicada…apenas um smartphone sofisticado da Sony (Android). Comprei um APP que expõe na tela as configurações da camera…exceto por explicitamente setar a abertura e velocidade de obturador (consigo mexer em WB, ISO, exposição de 0 à +3 ou -3, etc)
Entendo que:
a) seria ideal ter as paredes pintadas de cor escura para não haver ‘spill e retorno’.
b) seria ideal ter uma cortina preta de cada lado fazendo o bloqueio das luzes frontais iluminando o TNT.
c) seria ideal ter um fotômetro, cartões de branco/cinza.
d) seria ideal aprender sobre conceitos da fotografia para saber como configurar a camera.
e) seria ideal ter um profissional fera de Photoshop que elimine o fundo cinza e o faça de branco.
Tudo isso seria bom ter…mas não dá.
No cenário A, priorizei a iluminação próxima à modelo. O Softbox (4 coolights de 125w) e as duas luzes sem sombrinhas (2 coolights de 150w). O fundo TNT ficou com o que “sobra” de luz.
No cenário B, priorizei o fundo TNT e tentei colocar os dois tripés (cada um com 1 Coolight de 150w) mais próximos ao TNT e num ponto atrás da modelo (em relação à camera).
Em todos os cenários a modelo fica quase no centro da placa de fórmica
Ah…temos ar-condicionado na sala…então, se for sugerido ‘luz quente’, sem probl.
===
Então, pergunto:
-
Excluindo-se o óbvio da precariedade dos equipamentos, espaço, etc …qual o item número 1 e 2, mais prioritários para que possamos realizar múltiplas sessões de fotos com mais qualidade? (de novo, não dá para ter um item de ‘despesa recorrente com profissional’
-
Se com o que temos hoje atender (‘quebrar um galho’) e as fotos poderiam ter o fundo infinito totalmente branco, o que falta arrumar na estrutura e (quase com certeza) nos parâmetros de configuração da camera?
-
Se o item número 1 (mais prioritário) for de aquisição de LUZ(ES), qual ou quais equipamento de luz seriam necessários para deixar o TNT ‘branco OMO’? Por gentileza, poderia detalhar um pouco modelo, faixa de preço, lugar para comprar em São Paulo, capital?
-
Se o item número 1 (mais prioritário) for: manter as luzes, ajustar a posição delas e COMPRAR uma camera minimamente decente…qual seria esta camera (no entanto, o “outro” item, minha falta de conhecimento teórico/técnico de fotografia não ajudaria essa "camera melhor).
-
Que outras sugestões - dentro do contexto explicado acima - você teria para agregar?
==
Sou muito grato pelo seu tempo e por sua ajuda!
Forte abraço.
Harding