Olá,sou eu de novo perguntando mais coisas sobre as Mirrorless…Bom, comprei a Olympus E-PM1 (ainda não chegou), mas andei pesquisando sobre microfones para ela e me parece que tem que ter um adaptador Sema -1 (que já vem com um microfone), que entra na sapata da câmera, porém gostaria de um microfone direcional…estou com três dúvidas:
2.Não há outra possibilidade sem ser esse adaptador,assim como o cabo da gopro que é usb x p2? Pq esse adaptador não é tão fácil de encontrar e o preço minimo que eu encontro nele é 260,00, sendo que ainda tenho que comprar o direcional.
3.Que tipo de microfone vocês indicariam para um vlog de viagem?Direcionais são o melhor para esse tipo de função?
Beatriz, acho bem improvável que na conexão USB da E-PM1 seja possível ligar um microfone. A maneira de usar microfone é através do acessório SEMA-1 mesmo, mas como ele ocupa a sapata, esse suporte da sua pergunta 1 não vai servir.
Um direcional seria a melhor opção sim, mas você vai precisar do acessório de qualquer maneira, e vai ficar meio desajeitado pra usar. No seu lugar eu tentaria comprar apenas o SEMA-1 e iria com o microfone dele mesmo. Você pode usá-lo como lapela (pois vem um cabo de extensão) ou deixá-lo na camera. A principal diferença entre este e um direcional é que ele vai pegar mais do som em volta. Veja esta solução, na linha do que você está pensando:
Só como comentário, e também infomação, sem querer embaralhar sua cabeça eu te indicaria ter comprado uma Panasonic G2, se não tem muita verba. Por exemplo, hoje tem uma no ML por 400 reais. As vantagens dela são: viewfinder, tela articulável (que vira pra vc, estilo selfie), tem entrada pra microfone (tipo P1, lateral, e o mic vai direto na sapata) e o video dela é melhor que o da Olympus. Desvantagem é que é maior e não tem o estilo clássico de uma E-PM1. Daí precisaria ver suas prioridades.