Microfotografia

Pessoal é uma curiosidade minha, alguém aqui já tirou fotos com o auxílio de lupas e microscópios?

Eu tenho algumas de cortes, ficam com uns efeitos visuais interessantes (pra grande maioria das pessoas acaba sendo loucura visual mesmo). Sem contar que algumas imagens macros ficam muito mais precisas, o duro é o equipamento.

Já fiz alguns macros com 3 lupas sobrepostas. Consegui maior aproximação, mas a qualidade caiu bastante. A imagem perdeu nitidez e ganhou aberração cromática pra caramba.

Postem as fotos… Gostaria de ver essa experiência…

Pessoal, acho que me expressei mal, quando falei lupa, estava pensando em um tipo de microscópio, com menor grau de ampliação, utilizado para aproximar corpos, mas bem mais potente que as lupas caseiras (é um microscópio normal, só menos potente)

Ai vai uma de um trabalho da faculdade, é um corte de caule de uma planta, nem lembro mais qual, aqui só o que vale é o efeito visual.

Com equipamentos desse tipo dá pra se ter detalhes de fios de cabelo e boas imagens, vou te4ntar fazer umas iamgens na escola semana que vem de detalhes de folhas, fica bem legal.

Lá na faculdade (faço engenharia de materiais) nossos microscópios já têm câmeras digitais embutidas, então fica bem fácil fotografar qualquer coisa… Eu tinha um monte de fotos que fiz, mas acabei perdendo todas junto com minhas antigas fotos da Sony, quando deu um problema sério no HD (Maxtor, como não podia deixar de ser). Agora, há micro e micro fotografias, as mais interessantes que já vi até hoje (e tenho algumas, mas só impressas infelizmente) foram feitas não por lentes convencionais, mas por microscópios de varredura eletrônica (MEV). O resultado é um feixe de elétrons que reproduz a topografia do material, de forma que podemos ter belíssimas fotos da superfície de um grão de poeira, daqueles praticamente invisíveis a olho nu! Mas dá pra ir muuuito além, e ver de fato até mesmo moléculas. O pessoal da bio certa vez usou pra fotografar uma formiga, ela foi pulverizada com ouro (pro feixe eletrônico poder fluir pela superfície da mesma e não acumular estática, que resultaria só em ruído na imagem), e o resultado foi impressionante… Dá pra ver dentro de cada partezinha que compõe os olhos do inseto, algo surreal mesmo, e o limite de ampliação é absurdamente grande :slight_smile: Se eu achar algumas destas fotos, postarei aqui neste tópico!

Georges, as imagens com microscopia eletrônica realmente são fantásticas, o unico problema é o acesso as aparelhos, afinal o custo do equipamento não permite que o mesmo seja liberado para quem não está pesquisando brincar de tirar foto.

Só um detale a se ressaltar é que todas as imagens de microscopia eletrônica (transmissão ou varredura - que eu acho bem mais legal) não são coloridas naturalmente.

Eu curtia utitilizar um micro óptico e uma lupa com câmeras lá na facu, ambos tinham câmera adaptada (mas era de filme) e brincar com as formas que se podia enxergar (nesse cao fugia um pouco do conhecimento científico). Se achar a suas, posta pra gente ver, pq acho que ficam bem legais.

Olá… sou médico veterinário… mestrando em Patologia animal… olha temos tido bons resultados “equilibrando” uma Nikon coopix na ocular do microscópio (Leica DMLS)
mas tenho dificuldade para saber em qual aumento estou fotografando na realidade… vc poderia me ajudar?

Olá.... sou médico veterinário... mestrando em Patologia animal... olha temos tido bons resultados "equilibrando" uma Nikon coopix na ocular do microscópio (Leica DMLS) mas tenho dificuldade para saber em qual aumento estou fotografando na realidade... vc poderia me ajudar?
Furlan, o aumento que vc está utilizando é o aumento do microscópio, basta olhar no mesmo pra vc ter essa relação, vc não vai ampliar a imagem com a sua cam, vai apenas focar a imagem que já aparece no microscópio
Olá.... sou médico veterinário... mestrando em Patologia animal... olha temos tido bons resultados "equilibrando" uma Nikon coopix na ocular do microscópio (Leica DMLS) mas tenho dificuldade para saber em qual aumento estou fotografando na realidade... vc poderia me ajudar?
Furlan, eu tb. sou veterinário! hehehehe... Eu só lembro dos cortes de histologia e de patologia na época que eu ainda estudava!

Tem uns que se ampliados, viram “obras de arte” abstratatas!! :laughing:

Um forista (GALLO) me mandou esse site sobre o tema e achei que vale a pena mostrar pra galera, tem umas imagens muito interessantes

My Webpage