Eu tenho 2 6D e estou sentindo nos eventos a dificuldade em relação ao peso delas… Gostaria de migrar para fuji devido vários relatos que ja ouvi mas não tenho muito conhecimento… aos que ja tem uma ideia poderiam me indicar uma fuji semelhante/superior a Canon 6D e sobre lentes… semelhantes a 35mm 1.4 sigma e 85mm canon?
O melhor kit pra eventos que você pode “facilmente” encontrar seria a X-T1 com a 23mm f/1.4. Ainda não tem no mercado nenhum flash potente que funcione com TTL. Se você esperar umas semanas (e tiver quem traga de fora), vai chegar às lojas a X-T2 e um flash bem bom. Quanto à lente, a 23mm f/1.4 é fantástica.
Falei sobre a X-T1 porque é a que tem o foco mais rápido. Mas a X-T10 ou ainda a X-E2 são pouca coisa mais lentas.
Seria mais ou menos a mesma coisa que em uma DSLR. Mas
eu , pelo menos, faço muito menos disparos com minha X-E2 que fazia com a antiga Nikon. Além disso, há a opção de usar obturador eletrônico em altas velocidades.
Equivalentes às 35mm e 85mm da Canon acredito que só 23mm e 56mm, são lentes fantásticas, mas é um grande investimento.
X-T1 dá e sobra para eventos, e tem a X-T10 que é um pouco menor, pode servir de backup. A diferença de velocidade de foco entre essas cameras com XtransII não existe mais com a ultima atualização de firmware.
Com boas lentes o foco é bem rápido, um pouco mais lento e mais preciso que a 6D, mas nada significativo.
Isso que foi comentado de fazer menos disparos é verdade, com o EVF você já sabe que a foto está perfeita antes mesmo do clique, e a duração das Fuji não está diferente das DSLR. Recentemente vi algumas poucas que deram problema com mais de 100mil cliques, mas é algo difícil de estimar pois possuem obturador eletrônico.
Flash não será um problema se você utiliza manual, qualquer flash servirá. Se utiliza muito o TTL terá poucas opções, o nissin i40 é o melhor atualmente, o EF-42 tem muitas reclamações, mas o que usei dele achei bonzinho. O novo flash que a Fuji lançou não vale o que custa, então eu não esperaria por ele.
Uma coisa que me surpreendeu foi a precisão do TTL, muito melhor que o da Canon.
A maior diferença que vc irá sentir será nas baterias e nas pilhas dos flashes em TTL, que acabam rápido, achei os flashes mais gastões que na Canon. Deverá ter umas 3 baterias para garantir mais de mil fotos, jogos de pilha também 3 ou mais.
Não conhecia esse. Legal, mas só funciona com flash wireless?
No caso do nosso amigo, além desse transmissor, ele teria que ter um flash Nikon. Vão uns 600 dólares na brincadeira. Sei não, tá me parecendo mais fácil usar um Yongnuo manual mesmo…
Até hoje não entendo quem reclama dos flashes sem nem ao menos ter testado os disponíveis com TTL.
O EF-42 é bem mais simples, mas possui uma potência bem considerável para a maioria dos eventos, o único porém é o tempo de reciclagem, demora 2 ou 3 segundos na potência máxima e pode atrapalhar se você não conhece o próprio equipamento.
O nissin i40 ainda não tive a oportunidade de testar, estou aguardando chegar o de um amigo por esses dias. Dizem ser muito bom, mais potente, melhor construído e com bom tempo de reciclagem em relação ao EF-42, ou seja, é a melhor opção, mas custa mais caro!
O novo Flash da Fuji anunciado, acho que efx500 ou algo assim, possui um pouco mais de potência, mas peca em vários detalhes necessários pra um evento sério, o que acaba não valendo à pena se você tem opções como o nissin!
Rádio Flash qualquer um funciona, em manual!!! Não se usa radio Flash em TTL se a pessoa sabe o que está fazendo, então é melhor aprender do que ficar usando o TTL e gastando bateria à toa.
Como eu já disse, uma coisa que a Fuji acertou foi ter colocado uma sapata universal, qualquer Flash serve em manual. Para eventos geralmente é muito mais simples utilizar o Flash manual pela iluminação ser constante, em algumas situações quando não é aí sim é bom ter o TTL, por isso eu estou com um YN que utilizava na Canon mesmo e para quando precisa estou aguardando este nissin i40, se eu achar que vale mais a pena que o EF-42 pego ele, se não fico com o EF-42 mesmo.
Por isso testem antes de decidir por opiniões baseadas na internet, falam muita besteira por só que muitas vezes não se aplica à você e ao seu uso!
Permita-me discordar. O ttl serve para prover conforto, recentemente fiz um casamento bem, mas bem complicado. O evento foi num local que possuía 3 áreas distintas, cada uma com luzes e pé direito diferente, sendo um deles em área aberta.
Foi um caos fotografar lá, pois toda, mas toda hora precisava ficar alterando potência de flash, no final das contas me aborreci pois ficava mais tempo mudando configs do que fotografando, daí desliguei os flashes, peguei a 56 1.2 e fiz o resto sem flash mesmo. Foi loucura, hahahahaha.
ISO 6400 em 1.2 apenas e que se dane. Ttl exige um pouco de aprendizado para aprender a trabalhar as compensações, mas quando se habitua fica ótimo nessas situações.
Mas indico sempre que possível utilizar em manual, as baterias duram muito mais.
Por isso disse que é bom ter um flash com ttl guardado na bolsa, mas não precisa ser nenhum espetacular
Quantas vezes você já passou por essa situação? Tenho ctz que poucas
Garanto que se você pegasse um EF-42, por pior que as pessoas considerem, seria um ótimo flash para uma situação dessas. Um flash literalmente de emergencia (nem backup) rsrs
Concordo contigo, mas do meu ponto de vista, um flash é bem diferente de um corpo. Se não possuísse nenhum, investiria numa solução mais definitiva com reciclagem alta.
Vou buscar a XT1 Prata hoje a tarde, mais tarde posto foto com alguns detalhes e etc. Comprei um ‘led’ com ttl do ebay bem basicão pra testes mas tenho um yongnuo 568ex tambem!