Minhas impressões sobre mesas Digitalizadoras Wacom (Intuos Pro Medium e One)

Acredito que já tenha propriedade pra falar de Pen Tablet, pois já estou na minha 4a.

Minha primeira foi a Huion H420 (vendi quando peguei a seguinte);
A segunda é a 10 Moons 1060
A terceira é a Wacom Intuos Pro média PTH 461
A quarta é a One by Wacom

Sempre ouvi falar da Wacom (top of mind, primeiro nome que vem à mente pra mim).
Eu meio que dei literalmente uma volta no conceito das mesas. Sendo que minha primeira foi uma tamanho bem pequeno.
O problema da H420 era que a área útil era bem menor do que a área em si da Tablet, então vc acaba se sentindo enganado por comprar uma tablet e ter somente o equivalente a um trackpad para manusear. Outra coisa que era ruim era que a caneta utilizava pilha. Não cheguei a ter que trocar, mas de toda forma é meio inconveniente isso. Outra coisa é o risco dela cair e quebrar onde tem a rosca que junta as partes (corpo c/ a ponta).
Aí, ouvi falarem bem da 10 Moons. Achei seminova por um preço legal e peguei. Inicialmente achei legal o tamanho, mas depois comecei a ver que fica sem jeito na minha mesa… Uso só num monitor, enão tenho a destreza de usar a caneta ao invés do mouse. Uso só pra fazer alguns traçados mais orgânicos (tipo dodge and burn e spot healing brush controlando a espessura com a pressão). Aí comecei a perceber que ficou desajeitado usar trocando mouse e tablet. Se coloco o mouse na frente, acabo não usando a tablet (esqueço dela), se coloco a tablet na frente, tenho que soltar a caneta, esticar o braço até o mouse, mexe em algo no segundo monitor, em sequência procurar de novo a caneta, pegar e posicionar ela de um jeito que o dedo inidcador caia no botão.
A 10 Moons não deixa usar o ALT+botão direito para alterar o tamanho do pincel no botão da caneta… ponto negativo aqui.
Outra coisa ruim é que o braço fica sem apoio quando a mesa está na frente.
Aí peguei um Mac mini… Fui instalar a mesa no MACOS e descobri que só funciona o básico do basico. O driver não tem as funções de mapeamento assim como é no Windows. Aí acabo não conseguindo usar a memória muscular que já adquiri usando ela no Windows. Outra coisa ruim é que como ela é grande, para ir de um lado a outro no Mac, vc tem que levantar o antebraço, sendo que eu sou do tipo que mexe com o mouse somente com o punho.
Outra coisa chata é que ela tendo uma margem menor (sim estou me contradizendo agora), ela usa todo o espaço, então quando vc vai acessar algum painel na lateral direita do pc (ajustes LR por ex.) a borda da mão cai pra fora da tablet, que literalmente forma um degrau com a mesa. Esse degrau meio que atrapalha o movimento e é desconfortável.

Depois garimpando na net, achei uma Wacom Intuos Pro média. Essa é praticamente o tamanho da 10 moons, mas é muito melhor construída e tem muito mais funções. Ela tem uma caneta mais robusta, tem as teclas expressas, tem a rodinha de ajuste (por exemplo tamanho do pincel), tem função touch (tipo track pad) e o driver é muito melhor implementado. Bacana que mesmo sendo um modelo antigo, recebeu atualização ainda esse ano. Funciona no MAC.
O que eu não gostei: ela é mais alta, meio trambolhuda. Apesar de ter as Xpress Keys, nunca cheguei a acostumar em nenhuma outra, então acabo desativando. Se ativar, por elas serem muito sensíveis, acabam clicando só de relar o antebraço em cima (principalmente quando vou digitar algo e o antebraço fica encostando nela).
O modo touchpad é zoadinho… os gestos meio que tem um atraso e acabam dando umas retadadas/saltadas (jagged). Outra coisa é que tem que tirar a mão esquerda do teclado para fazer o touch, ou soltar a caneta e fazer o touch com a mão direita, enfim, acabou que pra mim é inútil.
A rodinha de ajuste de vez em quando eu uso, mas como ela tem muitas funções, tem que ficar trocando entre elas… é meio chato isso.
Outra coisa ruim é o fato da parte de trás ter uma função Borracha, que quando deixo a tablet na frente e preciso mexer com o mouse, a ponta de trás da caneta fica sendo captada pela tablet e acaba travando tudo :doh:.
Ela tem um modo sem fio, mas a minha veio sem a bateria e ouvi o pessoal criticando dizendo que dava umas engasgadas quando usava.

Aí depois disso tudo, resolvi pegar uma pequena, a One by Wacom, achei uma baratinho no ML (R$110 com frete). O difícil é acostumar com uma mais simples depois de ter uma mais profissional (no caso a Intuos). A caneta é mais simples e mais leve. Não tem as xpress keys, mas de toda forma não estava usando. Apesar de ser inferior, a One é bem competente e diria que é bem minimalista, até que gostei, mas senti falta de um espaço um pouco maior. Uma pena que a caneta da Intuos não reconheça na One… ela é mais gostosa de segurar. O driver é o mesmo, só que com menos funcionalidades, no entanto tudo que preciso tem.

O ideal seria que tivesse uma tablet que fosse maior do que a One e menor do que a Intuos. Parece que tem uma outra Intuos que não é Pro, com tamanho um pouco maior mas sem as firulas, o problema é que custa mais caro do que a Pro usada, tipo mais de R$1000… sendo que paguei R$430 na pro.

O bom da Wacom é driver que é bem feito tanto pra Windows quanto pra MAC.

Conclusões:
Se for usar só para retoque de fotos, pra fazer um traçado mais orgânico, no Windows, mas ainda usando mouse, a 10 Moons resolve razoavelmente bem (8/10).
Se for só pra usar pontualmente em algum Dodge and Burn, alguma pincelada mais orgânica, qualquer tablet pequena deve resolver o problema.
Se você usa para controlar o PS, LR e o computador, a Intuos Pro é a resposta.
Se você usa Mac, a resposta é Wacom.
Sempre prefira uma mesa que dê uma margem de uns 5 dedos para apoiar a parte do punho.