Momentos em familia

Amigos do forum:Algumas fotos,deste final de semana,onde apresentarei minha familia.
1-Sogro e sogra,Seu Agenor e Dona Zaneide.

2-Meus filhos,Alex e Ana Beatriz(no centro) brincando com amiguinhos.

3-As crianças de novo.

4-Minha esposa Luciana com as crianças na cozinha.

5-Agora na sala assistindo tv.

Eu sei que voces experientes na fotografia irao achar muitos defeitos nestas fotos,mas eu gostaria que me fossem apontados,para que eu pudesse melhorar cada vez mais meus registros fotograficos.Desde ja agradeço pela atençao!

Desencana dessa de “vocês experientes na fotografia…” todos aqui aprendemos muito uns com os outros, lógico que com alguns você aprende mais do que ensina.
Falei isso tudo, inclusive porque eu estou no início da fotografia tb, e tenho que aprender muita coisa!!!
Mas vou dar a minha opiniãoi de aprendiz:

1º acho que em todas as fotos, principalmente a partir da 2ª você poderia ter reduzido drasticamente a profundidade de campo, para chamar mais a atenção do assunto, o fundo nítido tira um pouco da atenção da foto.

2º na 2ª e 3ª fotos a velocidade estava baixa de mais, e o moleque da esquerda (na 2ª foto) e direita (na 3ª foto) saíram borrados, e isso estragou um pouco a foto tb, no meu ponto de vista.

3º eu, particularmente, não sou um amante da foto posada, principalmente de crianças, acho que elas saem muito melhor quando elas não sabem que estão sendo fotografadas, saem bem mais natural, e isso valoriza a foto.

4º, pelo que percebo vc está acima do plano dos assuntos, seria legal que vc ficasse no mesmo plano que eles, na última foto, dá para perceber bem isso e também achei a iluminação dessa amarela demais!!!

5º na 3ª foto o braço de um dos meninos saiu cortado tb, podia ter dado um trato melhor à composição, talvez fechado mais nos seus filhos, não sei, ou mudar de ângulo…

Bom, as minhas análises param por aqui, não consigo enxergar mais nada além disso, tb sou aprendiz como disse anteriormente.

Alo Lipe,obrigado pelas consideraçoes, pois sua analize e muito importante pra enchergar os defeitos e tentar corrigi-los numa proxima vez.Sobre a profundidade de campo,concordo inteiramente com voce,pois um fundo desfocado,valoriza o assunto,o problema e que minha maquina(vide assinatura)nao ajuda neste muito neste ponto pois so tem regulagem pra velocidade e iso,mas vamos tentar né?Sobre a velocidade, eu diminui bastante pra nao usar flash,alias so usei na 1 e na 3 ,por isso a luz muito amarelada nas cenas dentro de casa.E a respeito dos meninos sairem borrados achei um efeito interessante,pois coloca meus filhos no foco principal,mas na proxima vou tentar uma seçao com flash.Mais uma vez muito obrigado pelas dicas e um forte abraço!

Oi Lipe,

peguei carona nas suas considerações e já estou pondo em prática.
beijos,
fátima :bye1:

Olá André, retratos de família são sempre muito bons de se fazer e apreciar.

Quanto à profundidade de campo, discordo parcialmente sobre o que foi recomendado.
Se a sua intenção é realmente fazer um retrato, apenas mostrando a pessoa, então aí sim é válido desfocar o fundo. Mas, na minha opinião, os retratos são mais bonitos e interessantes quando mostramos o ambiente em que estão as pessoas. Fazer um retrato assim, contextualizado e que narre o momento registrado, é bem mais difícil que simplesmente desfocar e descartar o fundo. Com o ambiente sendo mostrado, a fotografia fica mais rica e você é obrigado a tomar mais cuidado na composição, fotometria e enquadramento.
Ou seja, é bem mais desafiador mas também é bem mais recompensador quando conseguimos fazer um bom retrato assim.

Abraços,
Fabio

Olá André, retratos de família são sempre muito bons de se fazer e apreciar.

Quanto à profundidade de campo, discordo parcialmente sobre o que foi recomendado.
Se a sua intenção é realmente fazer um retrato, apenas mostrando a pessoa, então aí sim é válido desfocar o fundo. Mas, na minha opinião, os retratos são mais bonitos e interessantes quando mostramos o ambiente em que estão as pessoas. Fazer um retrato assim, contextualizado e que narre o momento registrado, é bem mais difícil que simplesmente desfocar e descartar o fundo. Com o ambiente sendo mostrado, a fotografia fica mais rica e você é obrigado a tomar mais cuidado na composição, fotometria e enquadramento.
Ou seja, é bem mais desafiador mas também é bem mais recompensador quando conseguimos fazer um bom retrato assim.

Abraços,
Fabio

E ai Fabio,Beleza?E por isso que estou adorando este forum.Poder ver obras fantasticas,com as que voce faz,e alem disso ler conselhos muito uteis para que um humilde aprendiz como eu,possa melhorar a qualidade das fotos,e sem duvida muito legal.Talento e uma coisa pra poucos como voce,mas bater fotos decentes esta ao alcance de todos,basta querer aprender.Um forte abraço! :thmbup: