Olá pessoal tudo bem? Eu sou novo nesse caminho da fotografia, tenho um monitor velho que já passou do “tempo” de trocar ( o meu celular é melhor que ele !!! ) fica até difícil de editar as fotos !!!. então olhando no site da DEll fiquei na dúvida desses dois monitores : UP2516D e U2515H. A diferença de valor é de 460 Reais e junto com essa dúvida fica em relação a calibração desses dois , qual seria " melhor" para s fazer o mesmo ?
Acredito que a resposta para sua pergunta esteja no tópico fixo do assunto:
Já foi discutido ambos monitores e suas diferenças. se você tiver o dinheiro compra o 2516D.
Independente de qual comprar o monitor só vai ficar 100% se você calibrá-lo a diferença é que o 2515 pode ser calibrado com qualquer puck do mercado enquanto o 2516d precisa de um específico para poder gravar o LUT interno.
pra quem não vive de fotografia da pra comprar o 2515 e a diferença investir no calibrador.
Valeu PeDrO_gAbRiEl !!! obrigado pela resposta já ajudou no caminho que vou seguir . O preço dos calibradores é puxado kkkk!!! acho mesmo que vou no 2515
Dell U2515H 2.560 x 1.440 standard gamut painel 8-bit
Dell UP2516D 2.560 x 1.440 wide gamut painel 10-bit(8-bit+FRC)
Para calibrar o LUT interno(12/14-bit) do UP2516D somente com um i1Display Pro ou i1Pro 2, qualquer outra coisa e a calibração vai ser
como num monitor normal no LUT da GPU(8-bit).
How to Calibrate Dell Wide Gamut Monitors
Standard gamut vs wide gamut
Para web, minilab e dreambook = sRGB + monitor standard gamut
Para impressora inkjet bombada = Adobe RGB/ProPhoto RGB + monitor wide gamut
BTW, mesmo com um monitor standard gamut é possível trabalhar com espaços de
cor maiores do que sRGB, só não vai poder ver as cores mais saturadas e/ou brilhosas
dos espaços de cor maiores.
só tem que ter paciência para chegar… a dell não mantém estoque desse produto no brasil. quando você compra vem direto dos EUA e demora cerca de 25 dias para entregarem