Monitor Sensor

como sempre, é a apple ditando as tendências do mercado…

Apple registra patente de novo tipo de tela

A Apple registrou patente de um novo tipo de tela de cristal líquido que mescla funcionalidades de câmera digital com mostrador de imagens, informa o site NewScientist. A tela tem milhares de microscópicos sensores de imagem entre as células do LCD.
Cada sensor registra individualmente a imagem captada e um software processa todas em conjunto, mesclando-as para compor uma imagem única. Uma tela grande de LCD cheia de sensores óticos seria ideal para videoconferência, sugere a empresa, pois participantes poderiam aparentar sempre estar olhando direto para a “câmera”.

A técnica também poderia adicionar funcionalidades de câmera a um celular ou PDA sem ocupar espaço e a luz da tela ajudaria a iluminar o objeto. Quanto mais sensores, mais clara a imagem. Os esboços acompanhando a patente mostram a mesma quantidade de sensores e células de cristais líquidos distribuídos na tela. Se alguns dos sensores puderem ter distâncias focais diferentes, alternar entre eles poderia fazer a tela se comportar como uma lente de aumento.

A patente foi arquivada em junho de 2004 e só agora em janeiro deste ano foi aprovada. Leia-a na íntegra em snurl.com/ppah.

Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,…-EI4801,00.html

Num exercício rápido de imaginação… fico pensando…
Depois da indústria de PCs copiarem a Apple e esta tecnologia chegar as mãos da micro$oft, acho que ninguém mais vai ficar pelado na frente do micro. :laughing:

Eles têm visão… Do ponto de vista da engenharia, tudo é possível (é só uma questão de $). O mais difícil acabam sendo as idéias, a visão de futuro. E a competência pra executar tudo isso, é claro. A Apple a meu ver tá mais firme do que nunca, principalmente depois de ter adotado hardware Intel e ter liberado o uso do XP em seus micros (ousadia que a meu ver funciona como uma ótima provocação, e quebra alguns argumentos dos anti-Mac).

É dificil imaginar oque vai aparecer de totalmente novo, a Apple tem uma equipe só para o desenvolvimento de novas tecnologias.

Achei interessante a idéia. Isso é raro no mundo da informática, onde em geral não aparece nada de novo, só evoluções de coisas com décadas de idade.