Monitores LCD, Calibradores e Color Space

Putz, tava me decidindo pelo U2311 (ja que ta dificil o 2209) e eis que leio que por ele ser wide gamut o Spyder Express não vai fazer o serviço bem feito. Bem feito, só com o ColorMunki. Confere?

O DELL U2311 é sRGB o U2411 é que é wide gamut, o Spyder se estiver legal deve calibrar sim, se não estiver basta
usar esta matrix de correção http://dl.dropbox.com/u/4686872/DELL-U2410.ccmx lá com o dispcalGUI, na realidade
pode usar a matrix mesmo que o Spyder esteja OK, basta depois verificar se o resultado ficou melhor.

Minha mensagem foi deletada. Sem problemas, só quero mesmo avisar a galera a ficarem longe do calibrador Spyder. Pessoal nos foruns gringos ficam arrepiados quando alguem menciona um deles, é comum eles darem uma imagem tendendo pra uma cor, longe de neutralidade.

Se querem investir em colorímetros para seus monitores, vão de X-Rite, não tem erro. Tenho 2, e posso certificar sua qualidade e precisão.

O problema atual dos Spyders é o software, mas isto se resolve usando o Argyll+dispcalGUI
O Argyll é inclusive melhor que o software da X-rite ou qualquer outro, excluindo quando é um monitor PRO com LUT interno.


Review atualizado
com os instrumentos disponíveis no mercado.
Atualmente os X-Rite i1Display Pro/ColorMunki Display são os melhores e bem mais caros do que um Spyder3 Express.

Bem mais caros? Hmmmmm, O Spyder se encontra no Brasil a quanto? 500 reais? Estou vendendo meu X-Rite por um pouco acima disso. E quanto a esses softwares, bem, os softwares da X-Rite tenho achado excelentes, e eles refazem a medição deles de tempo em tempo da luminosidade do quarto, pra adequar a calibração a situação atual de luminosidade, isso quer dizer que não é necessário ficar refazendo as medições durante a manha, tarde e noite.

Estou estarrecido. Pesquisando nos fóruns do exterior, pessoal reclamando de monitores da Apple (iMac e MacPro) não serem wide gamut. Usam MacPro com monitor de terceiros (NEC, LaCie etc)

Se é para levar a sério, a luz tem que ser constante com a cor e luminosidade adequadas, sem esta de luz assim, luz assada…

E eu, que uso luz natural/do dia praticamente o tempo todo?
Aqui entra muita luz, deixo só uma frestinha daveneziana, a sala fica como um ‘meia luz’ perfeito. Mas há uma boa variação durante o correr do dia (muito menor doque se deixasse mais aberto). Sei que afeta, mas nao o sificiente pra me fazer fechar tudo e usar a luz artificial.

Concordo contigo. Mas aqui em casa é impraticável isso. De dia é luz natural, de noite luz artificial. Alem do mais, não sou profissional, apenas um entusiasta, então não me preocupo tanto com isso.

Pictus,
o “deve calibrar” se referia ao 2311 ou a ambos?

Vasculhei muito pela web (inclusive achei posts teus lá pelo Dpreview), diversos fóruns… E parece que o Spyder3 dá uma calibrada razoável em wide-gamut. ( Display Calibration Sensor Capabilities link sugerido por ti). Mas o que vi muitos discutindo e ainda não achei definição é se o hardware do Express também consegue o que o do Elite (usado nos testes do link) consegue.

Acho que certeza mesmo, só os desenvolvedores do produto tem, ou então fazendo testes comparando as versões. Mas… o que tu acha desse ‘express X elite’?

Tirando um sensor para analisar a luminosidade ambiente, o hardware do Express e Elite são a mesma coisa.
São muitos fatores envolvidos por isto falei deve…

Simplificando:
Se vai pegar um monitor simples, então vai de Spyder Express 4 e usa com o Argyll+dispcalGUI.
Vai comprar um calibrador que custa quase o mesmo preço do monitor ou mais caro ?

Se vai pegar um monitor mediano(DELL U2410), então vai de X-Rite ColorMunki Display e usa com o Argyll+dispcallGUI.

Se vai pegar um monitor TOP com LUT interno, então vai de X-Rite i1Display Pro que vai ter suporte nos softs da
NEC/EIZO/QUATO, estes softwares do fabricante calibram o LUT interno do monitor, coisa que não acontece com o
software da Datacolor, X-rite ou Argyll, existem exceções como Coloreyes Display Pro e basICColor que calibram o LUT
de certos modelos de monitores.

Se quer usar os mais variados tipos de soft para calibrar, então tem que ser o X-Rite i1Display Pro.

Independente do modelo de monitor, se quer usar o esquema de luz ambiente variável, então só da para usar o
X-Rite i1Display Pro com o software da própria X-Rite.

UPDATE:

Os novos Dell U2413, U2713H e U3014 para calibrar o LUT interno do monitor só com o X-Rite i1Display Pro

isso tem a ver com o fato de ser apenas 6-bit? Li testes com os U2311, por exemplo, que também é 6-bit, simulando 16 milhões de cores, mas todos testes apontam como quase 100% sRGB.

Isso de 6-bit e 56 mil cores é pra estourar a cabeça do palhaço. O cara ja fica na dúvida entre 8-bit/16milhões cores e 12-bit/1 bilhão cores (em dúvida pelo fator grana). Daí vem a Dell e, atualizando os monitores, estraga a possibilidade duma solução barata satisfatória, acaba coom o monitor ‘meio termo’. Agora é 6 ou 12.

DELL U2311h tem 92,7 do sRGB

E a calibração foi um sucesso, veja que a curva ficou em 45º

LG IPS236V é 91% do sRGB

E o resultado da calibração pior, veja que a curva não está certinha em 45º

O azul ficou fora, isto vai gerar banding nos tons mais claros…

LED e monitor de entrada acaba sendo pior.

Pictus o que voçe achou do novo modelo Dell U2312HM, ele é tão bom quanto o U2311H.

u2312 = Test Monitor Dell U2312HM - Prad.de
u2311 = Test Monitor Dell U2311H - Prad.de

Os 2 modelos são ± equivalentes sendo o Dell U2311H um pouco melhor.
Até agora o Dell U2312HM foi o melhor monitor LED, sem os desvios como
nos outros monitores LED.

Obrigado pela dica Pictus, iria comprar o U2311H mas quando entrei em contato com a DELL recebi a noticia que o mesmo tinha saído de linha, me conforta saber que o U2312HM é tão bom quanto o seu antecessor :ok:

:ok:
E quanto está custando o U2312HM?

O vendedor da DELL me ofereceu por 799,00 em 10X com 3 anos de garantia ou 749,00 avista, me falou tambem que por causa de uma pagina de um certo forum que incentivava o pessoal a fazer varias cotações com diversos vendedores para tentar comprar mais barato a DELL criou uma tabela com preços fixos , justamente quando fui comprar o meu :frowning:

Comprei o meu 2311 mais caro que isso.
Se eu pudesse optar, acho que preferiria o LED, que costuma dar mais contraste (ao menos nas TV).

dkfuji o que achou do U2311H, ele é tão bom quanto dizem?