Música fora da bolha

Em uma postagem em outro tópico surgiu um termo, rock lírico, que não conhecia. Como gosto de música em proporção igual(!?) a fotografia, resolvi explorar aqui o tema para não poluir o tópico original que trata assunto totalmente diferente.

Meu gosto musical se iniciou pelos grupos de rock inglês surgidos na década de 60. Nos 70 eles ganharam maturidade e novos estilos. Embarquei nessa também. Nos 80, com a obrigação por contrato de lançamento pelos músicos de um disco por ano, fiquei meio entediado. Voltei então no tempo e passei a pegar material de blues e jazz raiz.

Anos 90 na mídia convencional, muita coisa boa e nova, mas as coisas novas não eram boas e as boas não eram novas (a frase não é minha).

Voltei então aos anos 70 garimpando grupos desconhecidos por aqui. Bandas eletrônica e experimental alemãs, folk e celtas irlandesas, progressivas italianas, argentinas e mesmo brasileiras. Também a música latina passou a fazer parte da minha playlist.

O Lindsay, que me instigou a criar este tópico, escreveu essa frase lá: “desgarrar dos sabores do tempo e embarcar nas ondas das novas gerações”. Percebo que me sinto nesta armadilha.

Estou propondo aqui indicação e discussão de música nova que seja boa e boa que seja nova…. Tá bom, coisas boas antigas, fora da bolha, valem também.

Que comecem os jogos, com o rock lírico, rs.

kkkkkkkkkkkkkk sensacional a sua introdução :clap: :clap: :clap:.

então é isso, por onde eu sigo e nesta necessidade tbm.

Eu imagino que essa conversa tem que ser lenta pra ser interessante, não espero um tópico onde fique um mostrando que tem o p maior que do outro. Não é uma competição, mas tenho certeza que os colegas vão me mostrar muita coisa bacana que terei o prazer de conhecer.

eu estava até brincando com uns colegas pelo vaizapp se for pra pegar somente bandas que ainda estão no primeiro disco, ou então que ainda nem tem 10 musicas prontas pra formar um disco, digo que tem um monte.

Porque o rock não é somente musica. É possível vê-lo de outra maneira, diria que Rock é alguma coisa que precisa de uma causa, muita energia e coragem e atitude.

Começando por algo que não tem nada a ver com cantor lirico, mas pela Indonésia, oficialmente uma república com a maior população muçulmana do mundo, mas ali a maioria absoluta muçulmanos sunitas (não xiitas). O papel das mulheres e o respeito por elas vcs já imaginam como é naquele país.
Agora imagina 3 minas lokas que desde a escola gostam de rock pesado, tipo de musica mau vista pela maioria da sociedade naquele país. Eu fui atrás dos vídeos delas desde criancinha tocando na bandinha de flauta na escola, tipo assim era uma bandinha que tinha mais de 10 e só restaram as três.

V.O.B. (Voice of Baceprot) Estão começando, tem umas 3 ou 4 musicas autorais apenas, no resto do show fazem covers.

A letra de uma delas fala assim:
"
I’m not the criminal
I’m not the enemy
I just wanna sing a song to show my soul
I’m not the corruptor
I’m not the enemy
I just wanna sing a song to show my soul

God, allow me please to play music
God, allow me please to play music
God, allow me please to play music
God, allow me please to play music
"

Me lembrou uma série muito legal chamada “We are Lady Parts”, que nos EUA passa no Peacock. Mas na série, as meninas tocam punk rock. Mas adorei o som das meninas que vc recomendou.

Numa vibe totalmente pop, minha recomendação de banda nem tão nova é a Leningrad, da Rússia. A música gruda no ouvido e o clipe, pra nós fotógrafos, é um desbunde.

Loko é uma banda chamada King Crimson… Teve várias formações, com musicos de peso absurdo.

Muito legal esse tópico,

eu gosto bastante de musica e sou bem eclético, então vou deixar a minha contribuição aqui

The Hu, uma banda de Heavy Metal da Mongólia

Wardruna, canta musica folk viking

Blind Guardian, eles estão na estrada faz tempos, começaram em 1984 e é uma das minha bandas favoritas

Nightwish, outra que gosto muito de Metal Sinfonico

e como estou ouvindo muito Heavy Metal não podia faltar uma banda do Japão

Ningen Isu

realmente o video é bem interessante

Lembrei de uma banda dos anos 70, de rock progressivo bem interessante

Caramba. A colheita foi boa.

Vou olhar com calma as indicações.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Esse clip é muito bom!

Tenho que assistir ele de trás pra frente agora.

Caraio Paulo, ---------- esse tópico é pra se devagar, chegou e já descarregou um monte de bandas aqui… Se possível coloque uma por vez, fale sobre a banda, explica quem são, fale sobre a musica que vc esta mostrando, pra gente poder acompanhar devagarzinho. Conheço todas as que vc mostrou, desde hocus pocus, que minha bandinha conseguia tocar mas não conseguia cantar. A do ultimo clipe não conheço, vou assistir com interesse.

Ahhh e vc nem falou de Baby Metal, nem de Band Maid:

Fala ai um pouco dessas meninas, quem são, de onde vieram… mostra alguma coisa delas… :ok:


Editado pela moderação:

2.1. É proibida a postagem de tópicos que possam ser considerados ofensivos, que contenham palavras de baixo calão, xingamentos, ofensas, ameaças e provocações.

2.2. É proibido qualquer tipo de ato de preconceito.

Quando estava na minha primeira faculdade, o costume era se reunir na casa de algum colega no sábado pra ficar ouvindo rock, cada colegas levavam algum disco que comprava pra gente conhecer. Conheci King Crimson naquela epoca, realmente muito bom. Muita gente passou pela banda e alguns inclusive já foram para o céu.

Mais informações aqui:

cara que clipe sensacional, fico imaginando quanto gastaram pra fazer esse vídeo. E quanto tempo levou pra roteirizar e chegar até a edição final, realmente show!!!

Já fui a show do Focus, no Rio de Janeiro. Muito legal!

Já o King Crimson, gosto da fase menos experimental deles. Depois ficou meio viagem forçada.

Desculpa ai Lindsay, mas postar um de cada vez ia demorar muito…kkk

Então essa “Mand Maid” eu não conheço, já o “Babymetal” eu gosto de algumas músicas.

Pelo o que eu sei a banda se formou em 2013 e as meninas tinham entre 16 e 14 anos e é uma mistura de “metal” com um genero que eu não gosto muito que é o “idol” que é uma meninas que cantam, dançam e fazem pose, sei lá acho meio bobo mas a banda Babymetal incorporou muito bem e eu gosto de algumas musicas como por ex:

O mais interessante para quem conhece a lingua japonesa é que baby e heavy se escreve quase da mesma maneira em alfabeto katakana.
baby metal
ベビーメタル
heavy metal
ヘビーメタル
Se adiciona dois risquinhos chamandos de tenten no primeiro ideograma

No Japão é muito comum as bandas de maior sucesso fazerem trilha sonora para anime
E aqui tem tres exemplos que eu gosto muito

A cantora Aoi Teshima fez uma musica para um filme dos Studios Ghibli chamado “Contos Terramar”

A banda Radwimps, para um filme chamado “Kimi no na wa”

E a cantora Lisa para a série Kimetsu no Yaiba


editado pela moderação

realmente cantar e assobiar que nem o vocalista precisa de talento especial

legal,

não sei ao certo mas o único integrante original que ainda está na banda é o Thijs van Leer, o cantor e flautista, mas me parece que ele não está mais no vocal.

Totalmente capturado pelo som desta banda.

Aos poucos, bem devagar, chego nas demais, hehehe.

Uma das minhas referencias em folk rock é a Steeleye Span (que recomendo), Inglesa, na estrada desde 1969 com a voz ainda afiada da vocalista Maddy Prior aos 70+ anos.

É uma banda mais festiva, extrovertida, com menos ‘acabamento’ e diferente dessa Wardruna que conheci hoje.

Uma amostra da Steeleye Span. Não se espante se tiver vontade de sair dançado.

  • Focus
  • Styx
  • Mike Oldfield
  • ELP
  • UK
  • Mannheim Steamroller
  • Stary Olsa