NAS Asustor

Que furada. Deveriam comprar de volta as unidades sem solução.

BTW, comprei um da Asustor, estou gostando bastante. Pro meu uso está servindo bem.

Eu acho que a Asustor tem uma linha muito legal de NAS. Futuramente pretendo aposentar meu D-link “vintage” por um Asustor.

Qual modelo vc comprou?

Esse aqui:
Asustor AS5304T - 4 Bay NAS, 1.5GHz Quad-Core, 2 2.5GbE Port, 4GB RAM DDR4, Gaming Network Attached Storage, Personal Private Cloud (Diskless)

Botei dois HDs Seagate Ironwolf de 4 Tb mais meus dois antigos Barracuda de 1Tb fazendo backup de parte das pastas dos HDs de 4 Tb. Fiquei decepcionado que não poderia usar meu par de Barracudas do jeito que estava, saídos do NAS anterior. Tive que copiar tudo pro NAS novo, depois reformatas os HDs de 1 Tb.

Ele tem umas ferramentas bem interessantes, tipo uma máquina Linux virtual. Fora isso, estou usando só o basicão, com pastas compartilhadas e individuais pra família.

:ok: :ok:

Situação é bem comum.

Felipe,

Todos os sistemas de raid ou nas desses fechados proprietários tem esse problema de não poder acessar os discos por outro sistema, muitas vezes nem do mesmo fabricante. Deu pau na placa, ferrou.

Por isso que NAS a sério para mim só se for um servidorzinho Linux configurado de acordo e com todas as precauções. Custa menos, a performance é melhor e não dá essas dores de cabeça.

Essa semana, depois de varios anos de uso a placa mae do meu NAS CentOS 6.0 pifou. Era uma ITX com processador dual celeron de 1.1 GHZ e 4 gB de ram. Simplesmente comprei uma outra placa ITX, pluguei o SSD do sistema e os dois HDs do raid e funcionou de 1a.

Boa. Ainda não verifiquei se tem como transplantar os HDs desse NAS atual pra outro.

EDIT: tem como passar de um Asustor pra outro da mesma marca. Mas tem que ter o mesmo número de HDs ou mais.

Legal isso. E é só instalar o HD no novo nas que ele reconhece ou tem um procedimento especial para “resgatar”?

Parece que é só tirar de um e plugar no outro. Espero não ter que testar tão cedo.

Asustor tem investido bem na sua linha da NAS. A séria atual é bem recheada de recursos e, se não me engano, foi o primeiro fabricante a introduzir portas 2,5 Gbe.

Excelente. Já coloco eles como uma primeira opção

Pegando carona…

Necessário aumentar a capacidade de armazenamento no meu NAS atual e preciso 2 discos novos. Alguma sugestão de marca e modelo de HD (4TB) em termos de consumo e durabilidade, já que ficam ligados direto?

No meu NAS eu uso 2 HD’s de 2 TB da Seagate, série Ironwolf. NAS fica ligado 24/7. Já tem 1 ano com esses HD’s. Eles substituíram os WD Green de 1 TB.

No DAS eu uso 4 HD’s de 8 TB , também da Seagate série Ironwolf. Rodando desde 2018 e nenhum problema até agora.

Não tenho nenhum Seagate Ironwolf Pro. As diferenças, inclusive de preço, não se justificavam no meu caso.

E tenho mais 4 HD’s Seagate, série Barracuda e Barracuda Pro, de diversos tamanhos, que uso p/ backup.

Nada a reclamar da Seagate até o momento.

Obrigado André pelo retorno.

Os meus atuais são barracuda também, mas quando agora fui procurar para substituir vi que existe uma infinidade de cores e sabores e fiquei na dúvida.

Já HD externo de backup, para os quais não tenho muita fidelidade, pifaram até aqui um Hitachi Touro (1TB) e um WD My Passaport (500GB). Seagate e Samsung continuam firmes.

Vou me informar sobre estes Ironwolf. Obrigado

Como diria o Sheldon: Fun fact :hysterical:

A Seagate adquiriu a divisão de HD’s da Samsung em 2011.E a Samsung continuou apenas com a divisão de SSD’s.

Inclusive na internet, logo após a aquisição, teve muita gente reclamando que comprou HD Seagate e veio um Samsung dentro.

Eu escolhi um com essas portas 2.5 Gbe, mas não me vejo usando em um futuro próximo. Teria que trocar meu roteador de 2019 e hub de dentro da parede, que também é gigabit. Quando muito, estou usando as duas portas do NAS conectadas ao roteador. Dobra a velocidade, mas meu computador tem uma ethernet só, então o gargalo continua.

Mas o seu roteador suporta link aggregation? :ponder:

Porque, nessa caso, tem de configurar tanto no NAS como no switch para ter o dobro de banda.

E normalmente apenas switch gerenciável que tem essa função.

Rapaz…

As coisas agora são tão complicadas. Meu setup é: roteador mesh, cabeado (dois Orbi Rb40, comprado na promoção proque não sou rico. Cabeados através de um switch não gerenciável dentro do armário de utilidades); NAS ligado ao satélite, confirmadamente com dois links, pois ele possui dois IPs; PC de trabalho também ligado ao satélite por cabo.

O problema é que hoje é tudo GbE, fora o NAS, que é 2.5GbE. Dá pra conseguir taxas bem respeitáveis, de 70-80 MB/s. Mas acho que sem trocar quase toda minha infraestrutura (não sei sobre os cabos), não tem como melhorar.

Não sei se o NAS efetivamente usa os dois IPs, pois o gargalo continua sendo o PC.

Como assim 70-80 MB/s só ???
Aqui o meu setup é muito mais barato e consigo mais de 100 MB/s e pico de 110 MB/s

Meu NAS é um PC de dez anos, uma da primeiras Mobos com GbE, processador Celeron 1.1 dual core, um switch vagabundo GbE da D-Link e o wifi é feito por basicamente um roteador Apple Airport Extreme 802.11 ac


Felipe,

Conseguiu subir essa sua taxa ai ?

Nem tentei… :no: Desconfio que o culpado seja a interface de rede do meu notebook, mas essa investigação tá lá embaixo na minha lista de prioridades.