Nikon cancela série de câmeras e anuncia prejuizo de 29 milhões de Ienes

Como a reportagem diz é uma notícia triste, mesmo pra quem não usa Nikon. Com a saída de uma grande empresa de um determinado seguimento quem sempre perde é o consumidor:

Uma pena, mas se continuar correndo atrás da concorrência, vai ter perdas ainda maiores:
“A série DL deveria ser a resposta da Nikon às populares câmeras Sony RX100 e RX10 da Sony.”

Comentário sempre pertinente do THom Hogan:
http://www.dslrbodies.com/newsviews/dl-turns-out-to-mean-dead.html

Que dias melhores venham com a reestruturação.

Dias atrás citei essa DL 18-50 na área de compactas. Adoraria tê-la como companheira de viagens, já que boa parte das minhas fotos faço com a 5D + 17-40 f/4L. Poderia ter uma pequena de bolso com até um pouquinho mais de alcance. Mas realmente, me parecia algo muito de nicho mesmo. Vou acabar com uma RX100, como a própria Nikon previa…

Pois é, não é a primeira mosca que a Nikon come. Vide a “One”.
Uma câmera com essas especificações, sem um bom EVF nem 4K, pelo preço que a Nikon queria só poderia dar nisso.

Existe algo de sucesso que a Nikon tenha feito que nao seja DSLRs? Compactas, mirrorless, “bridge cameras”… nenhuma nunca vingou, enquanto outras fabricantes conseguem se sair bem.

Vou além. Nem no tempo do filme a Nikon se deu muito bem fora das SLRs. Tentou de todo jeito entrar nas compactas, nas compactas de luxo como a 35Ti e 28Ti e mesmo assim não deu certo. O negócio dela é realmente (d)SLR.

29 milhões de ienes são míseros 255 mil dólares. Se isso para a Nikon é uma “perda extraordinária de capital”, a empresa já era…

Nao sei porque a materia informa 29 milhoes de yenes, pois o press release da Nikon diz:

As a result, the total amount of restructuring expenses for the fiscal year ending March 31, 2017 will be approximately
53,000 million yen

53.000 milhoes de yenes (
53 bilhoes
de yenes) = 466.163.620,00 USD.

Mais de 450 milhoes de dolares de prejuizo.

não são 29 milhoes de ienes.

“In accordance with this restructuring, the Group recorded extraordinary loss of 29,790 million yen, mainly incurred from inventory write-downs/write-off in Semiconductor Lithography Business, as restructuring expenses for the nine months ended December 31, 2016.”

São 29 bilhões de ienes, só nesse segmento. O total chega a quase 60 bilhões de ienes.

O problema é que esse site ouviu um bicho cantando e nem foi ver qual era.

É verdade, não entendo a mania desse pessoal de escrever no formato “vinte e nove mil milhões”, só serve para causar confusão :stuck_out_tongue:

O que eu vejo é que a Nikon teima em umas coisinhas… a Série 1, principalmente a V1 é uma câmera fantástica! Toda a tecnologia estava ali! Era só evoluir e fazer o que o consumidor quer, uma ML APS-C…

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Provavelmente viu que iria flopar e não queria outra Nikon DF para queimar o filme em vendas.

Opa, obrigado pela correção !

E não é primeiro de abril…

“…desaceleração do mercado”.

Eles levam em conta apenas o mercado local (japonês), ou parte dos mercados mais importantes (Ásia, EUA e Europa)?

Obviamente a Nikon nem considera nosso mercado. As vendas aqui são ínfimas pois a grande maioria é oriúndo de importação ilegal.

Sim, por isso nem citei o Brasil. Mercado relevante para produtos tecnológicos ficam restritos apenas nas regiões que citei, podendo incluir também alguns países ricos do Oriente Médio e Canadá.

Ontem a Nikon Brasil colocou um pacote de equipamentos fotográficos para profissionais (D810 + AF-S 24-120mm f/4G ED VR + SB-910 + 2 baterias) por R$ E$ 31.196,00 e só tinha críticas. A maioria escreveu que consegue mais barato no ML ou viajando pro exterior.

que triste, mas espero que seja só um momento ruim da nikon mesmo. Demoraram a lançar e a camera já ficou ultrapassada… rs.

mas teve notícia boa também no site da nikon:

“Nikon products receive the iF Design Award 2017

(Prêmio para a D500)
http://www.nikon.com/news/2017/0209_if_01.htm

Até esse prêmio me faz pensar: a câmera que ganhou é DX… Que tá longe de ser o foco da Nikon. Ficou inventando esse monte de coisas que não decolou (Nikon 1, KeyMission, DL), e a única prime clara pra DX continua há longos anos sendo a 35mm. Me parece que a própria Nikon não reconhece DX como um nicho, mas sim como um atalho pra se usar câmeras baratas com as lentes (caras) FX.

To aqui assistindo a esse vídeo que fala a respeito desse assunto: Is Nikon FAILING?! "Extraordinary Losses" - YouTube

Basicamente pelo que entendi até agora, o Tony Northrup minimizou esse prejuízo, dizendo que tem vários motivos diversos pra esse anúncio deles e não necessariamente tem a ver com o mercado de câmeras. Eles tiveram prejuízos na divisão de semicondutores, tiveram um PDV maior do que o esperado, etc…

E que cancelar a linha DL foi um Smart Move deles, pq descobriram depois que ia ser um segmento de baixa rentabilidade e tomaram a dificil decisão de cancelar o projeto