No Optical Low-Pass Filter -Sony Alpha a7R

Olá amigos,
Gosto muito de ver fotos e venho me interessando mais por termos técnicos de equipamentos,
deparei com o termo "No Optical Low-Pass Filter ",se alguem puder me esclarecer o que causa a
ausencia deste filtro e para que ele serve em outros equipamentos,ajudaria a enriquecer meu pobre conhecimento técnico.
Grato,
Striker

O filtro eh para nao dar um efeito chamado moire. Como a A7r tem muita resolucao, ela pode ficar sem o filtro que, ainda assim, consegue capturar os detalhes de listrados, telhados, etc sem moire.

Olá Kokimoto,muito clara sua explicação,então maquinas com baixa resolução necessitam do filtro Low-Pass ,
para evitar a distorção Moire e no caso a Sony A7R ,por ser full frame e ter resoluçao de 36,4 mp dispensa este filtro.
Muito obrigado !

Não é bem por ser full frame. Tem máquinas aps-c ou m4/3 que também não usam filtro. :ok:

Então tem a ver apenas com a resolução ser alta,
Muito obrigado pela explicação!
Abs
:worship:

Não. Sem o filtro, qualquer câmera digital tem possibilidade de formar Moiré.

É um problema de física ótica e é causado quando dois grids estão em alinhamento próximo mas não exato, ou em imagens periódicas como círculos concêntricos e similares. As dimensões aparentes dos padrões tem que ser próximas de um múltiplo das dimensões do grid do sensor. Ocorre uma espécie de batimento ótico. Não tem nada a ver com as dimensões ou resolução do sensor.

Normalmente basta mudar um pouco o ângulo da câmera para reduzir bastante o efeito

Olâ AFShalders ,
Vixe agora já chegamos em fisica ótica , acho que vou ter de
fazer uma faculdade de fotografia , se eu quiser ter
bons resultados.
Sua explicação foi bastante técnica , realmente já me deparei
com as situações narradas entre um disparo e outro.
Então partindo de sua explanação a Sony A7R, que não vem
com o referido filtro , vai apresentar o moire , evitando-se
somente mudando o angulo do foco reduzirá a distorção
moire , mas não a evitará totalmente , se a maquina não tiver o filtro.
Grato :ponder:

O filtro e o posicionamento não faz milagre, muitas vezes vc só vai ver a desgraça quando for editar. Todas as cameras com sensor de qualquer tamanho e quantidades de pixels estará sujeito a moiré. Dependendo de como estiver alguns softwares como o Lightrom podem dar uma amenizada. Pelo que entendo o problema de moiré esta relacionado com a construção no arranjo bayer, os foveon não tem este problema.

Não tem nada a ver com ser bayer ou foveon, é problema geométrico, dado pela interferência ótica de dois padrões repetitivos sobrepostos, ligeiramente fora de posição.

O fato do Foveon não precisar do filtro anti-AA é outro, completamente diferente. O Bayer interpola cores e cada sítio registra uma única cor. O filtro AA dá um blur e ajuda um pouco na distribuição da luz pelos sítios. O Foveon não precisa de interpolação e já que o filtro AA sempre reduz a nitidez, não há por que usa-lo nestes últimos.

O Foveon também pode apresentar moiré, mas não apresenta o chamado “color alias” que todo bayer apresenta.

Bom, como citei num post anterior, vou ter de procurar una "faculdade"de fotografia,
não imaginava que tirar uma foto de um padrão de listrado fosse slgo tão técnico !
Foveon, bayer, color alias são as primeiras expressões que vou procurar “entender”.
Talvez uma boa visita no site do amigo AFShalders (se me permite a menção), ajude
a iniciar minha trajetória.
Perdoem -me se minha dúvida iniciou alguma polêmica .
Muito agradecido, a todos que participam e enriqueceram este post.
Striker

Dá uma lida nisso aqui:

https://support.nikonusa.com/app/answers/detail/a_id/9544/~/what-is-moiré%3F
http://canoncanada.custhelp.com/app/answers/detail/a_id/2508/~/the-moire-effect

:dizzy_face: :dizzy_face: Meu Deus, que aula que estou tendo aqui. hahahah. Muito bom AfShaders

Gente, isso não é novidade, existe desde que a fotografia digital foi inventada… O problema é a mistificação que tem por aí e muita gente falando bobagem pela internet, aí um repete o que o outro fala e já viu no que dá depois da 3a repetição !

Essas coisas são muito mais simples do que parecem ser. Não precisa entender da matemática e física por trás da coisa, isso é só para quem tem interesse e curiosidade adicional. Basta saber o fator causa-e-efeito e saber como evitar, que é o que interessa.

Curiosidade é uma ótima coisa. O bom curioso é o que tenta questionar se uma coisa é correta ou não.

Shalders, mas o que possibilita a retirada do filtro dessas máquinas novas? Não seria a alta densidade de pixels que torna o sensor menos provável de ter moire?

Não. As primeiras Sigma Foveon tem densidade baixissima (sensor praticamente do tamanho do APS e 4.7 MP) e não tem o filtro.
Algumas Kodak profissionais tambem não tinham o filtro e eram de mais ou menos 10 MP, assim como a Leica M8.

Vou dar um exemplo fácil de entender.

Imagine você fotografando uma trama de tecido, a uma certa distância. Se a imagem projetada da trama no sensor tiver as verticais e horizontais calhando de estarem com o mesmo tamanho relativo do arranjo de linhas e colunas do sensor, mas um tiquinho desalinhada, o moiré vai acontecer, não importa a densidade nem a resolução. Imprima uma reticula em uma folha A4 com linhas verticais e horizontais pretas sobre branco e olhe pelo EVF ou LCD da câmera e varie a distancia e a inclinação. Uma hora você verá o moiré.

Não precisa ter o tamanho exato do grid, basta a as dimensoes serem um numero multiplo da outra que o moire acontece.

Outro teste legal é ver com o live view a imagem de um monitor de LCD do computador. Dá moiré pra caramba. Experimente fazer imagens do monitor com qualquer câmera digital, mas variando angulo.

Sacanagem. Melhor não acreditar mais no que leio aqui no fórum. rsrsrs