Notebook PARRUDO para edição + games

A partir da GoPro 6, todas as GoPro usam este formato. Creio que o iPhone também use.

Testei esse aqui em 4K e abri na boa.

https://www.libde265.org/hevc-bitstreams/sintel-4096x1744-cfg02.mkv

Todos os H265 dessa pagina rodam fluidos no meu macmini véio de 2012 com Intel HD4000 e i5.
Será que são diferentes ?

:ponder:
Teria de achar um desses mais recentes 4k 10-bits e taxa de bits acima de 200 Mbps.

AFShalders,

Achei esse vídeo no Youtube:

O autor do mesmo disponibilizou 2 videos de amostra:

4k 60fps 10 bit HEVC F-log 200 Mbps

Engasgou aqui

Mas esses rodam em full 4k na boa.

Posso estar enganado, mas o YouTube permite upload de vídeos H.265 mais os converte p/ H.264.

Aí realmente não sei.

Pessoalmente não consigo distinguir um video 4K em H264 de um H265 quando ambos usam codecs bons.

Depende. Se um deles engasgar no computador, é quase certo que é h.265. Se nenhum engasga, mas um é menor que o outro pra mesma qualidade, o menor provavelmente é h.265.

Bom saber. Que se dane o H.265 então…

O vídeo do lagarto rodou liso aqui. Mas no Resolve, engasgou um pouco. Gerei mídia otimizada e rodou liso no Resolve também. Colorizei um tanto e engasgou muito pouco, sendo perfeitamente usável. Se usasse proxy, creio que rodaria colorizado na boa.

Lembrando que uso um laptop AMD 3750H com 32 Gb.

Pra edição, não adianta, pois é muito comprimido e exige muito da máquina. Só é bom pra gravar melhor qualidade em cartões mais lentos.

Sent from my SM-G975U1 using Tapatalk

Opa, valeu! Como eu tô querendo “longevidade” (não que notebooks sejam sinônimo disso, mas…) eu nem estava cogitando nada abaixo da 9ª geração, preferindo a 10ª.

De resto, era isso que eu estava vendo a respeito de RAM e HD. Meu medo maior tem sido quanto à placa de vídeo, de pegar uma gtx1650 que HOJE supre, ano que vem também, mas que em 3 ou 4 anos comece a fazer falta e eu me arrepender de não ter apostado mais alto numa RTX

Mais fácil comprar outro daqui 4 anos que pagar o preço desses top hoje.

Exatamente, mesmo porque coisas como bateria irão decair bastante com o tempo.
A não ser que a pessoa ganhe muito dinheiro em pouco tempo.

Eu optei por pegar um com i7 de oitava mas com uma 2080… Com o mesmo orçamento se fosse em um i7 de décima geração eu perderia muito na placa de vídeo. É uma decisão difícil e tem que ver qual é a prioridade e a disponibilidade de orçamento. Eu comparei o desempenho dos processadores e das gpus e isso facilitou minha decisão. Para você ter uma idéia um i7 de décima tem em média 15% a mais de poder de processamento que um de oitava. Na prática isso para mim não faria muita diferença e por isso priorizei a placa de vídeo.

Em partes isso é verdade.
Outra dica: entre nos grupos de games, principalmente da galera “notebook gamer”. Os caras são piores que a gente com câmera fotográfica. Saiu uma coisa nova já querem trocar e é bem comum conseguir fazer excelentes negócios com micros seminovos e ótimas configurações

Dica boa essa aí.

Boa! Farei isso :clap:

Faz sentido! :ponder: :ponder:

Bateria de notebook que não seja Apple é tão fácil de trocar… Tem no mercado livre a partir de R$250 - 300. Dependendo do micro Dell basta tirar um parafuso para acessar a bateria. Mais 3 parafusos e já troca.