Novas Pentax (K100D e K110D)

Pentax K100D and K110D

Opa! Agora sim a coisa está ficando boa!
Com estabilizador de imagem, e a compatibilidade com as antigas lentes K (inclusive com um “semi” autofoco), a Pentax começa a ficar realmente interessante.

Vou esperar a K100 e a nova Sony Alpha :denken:

Eu queria saber mais sobre os sensores usados, será que ainda são os da D 70? Se forem acho que ficaria com a dl mesmo ela diferença de preço, já que estão falando em U$ 700 (julho) na 100d e de 600 na 110d (agostp)… Danton já sabes de algo?

Aneopa, acredito que os sensores sejam o da D50. Acho que o da *istDL é o da D50 também… :denken:

Infelizmente não Ripper, o da Dl é com certeza o da D70 (não o da d70S) tomara que estas venham com um sensor novo, que este já está ultrapasado, se vierem com o da D50 será um sonho…

Mais informações em http://www.pentaxslr.com/bodies

Eu queria saber mais sobre os sensores usados, será que ainda são os da D 70? Se forem acho que ficaria com a dl mesmo ela diferença de preço, já que estão falando em U$ 700 (julho) na 100d e de 600 na 110d (agostp).... Danton já sabes de algo?
Pelo que vi no site da Pentax USA, o sensor é o mesmo ou parecido (6MP), mas agora com estabilização na K100D. Os preços sugeridos (Kit com 18-55) ficarão assim: K110D US$ 599 *ist DL US$ 599 K100D US$ 699

Ou seja, considero a K100D uma excelente opção, pois permite estalbilização com qualquer lente Pentax e Takumar, inclusive com rosca M42 e as lentes das 645 e 6x7.

Basicamente a K100D é uma *istDL com estabilização e 11 pontos no AF e a K110D é identica, mas sem estabilização.

Logo (setembro-outubro) sairá a nova semi-pro, com 10MP e SR, provavelmente será chamada de K10D.

Os preços são bons =)

se fosse hoje, compraria uma pentax hehehe o botãozinho de ativação do SR é igual o AS da minolta :smiley:
to gostando muito das cameras novas…
uhu hehehe

Poxa, viewfinder de penta-mirror? :confused:
Bom, ainda parece ser melhor q o da D50…

Bom saber que quando eu puder comprar uma slr eu vou poder ficar indeciso entre algumas cams diferentes…

Eu queria saber mais sobre os sensores usados, será que ainda são os da D 70? Se forem acho que ficaria com a dl mesmo ela diferença de preço, já que estão falando em U$ 700 (julho) na 100d e de 600 na 110d (agostp).... Danton já sabes de algo?
Pelo que vi no site da Pentax USA, o sensor é o mesmo ou parecido (6MP), mas agora com estabilização na K100D. Os preços sugeridos (Kit com 18-55) ficarão assim: K110D US$ 599 *ist DL US$ 599 K100D US$ 699

Ou seja, considero a K100D uma excelente opção, pois permite estalbilização com qualquer lente Pentax e Takumar, inclusive com rosca M42 e as lentes das 645 e 6x7.

Basicamente a K100D é uma *istDL com estabilização e 11 pontos no AF e a K110D é identica, mas sem estabilização.

Logo (setembro-outubro) sairá a nova semi-pro, com 10MP e SR, provavelmente será chamada de K10D.

E vc tem uma noção de a quanto chegará esta K10D? Apesar do estabilizador de imagem eu não acho que valha pagar U$ 250 a mais em relação a DL por ele e por pontos de foco mantendo o mesmo sensor. Até porque parece que em alguns meses a DL será a primeira DSRL a quebrar a barreira dos U$ 400,00.

Acho que fica muito claro que a Pentax está esperando a Samsung surgir com um sensor inovador, torçamos para que ela consiga, e enquanto isto vai lançando um “ajuste fino” em suas cameras.

A K10D bem que podia chegar por u$ 1000,00 com a 16 - 45 de lente do kit…

Poxa, viewfinder de penta-mirror? :/ Bom, ainda parece ser melhor q o da D50...

Bom saber que quando eu puder comprar uma slr eu vou poder ficar indeciso entre algumas cams diferentes…

Mineiro, não sei te explicar o pq exatamente, mas em algum lugar do forum tem a resposta. O melhor é penta prisma e não penta mirror. A indecisão é gigante até que vc enche o saco de pensar escolhe a que te parecer mais simpática e vai fundo…

Pra quem também não sabia muita coisa a respeito de pentaprisma e pentamirror:

Pentaprisma
Como o nome indica, é um prisma de cinco lados. Faz parte, junto com o espelho e o vidro despolido, do visor das câmeras reflex mono-objetivas. O prisma permite que se visualize a cena conforme ela é captada pela objetiva, com o enquadramento e o foco quase exatamente como estarão na cópia final. Ao contrário dos visores diretos, o visor reflex mono-objetiva não apresentam erro de paralaxe.
fonte: BOL - Brasil Online

outro:
Pentaprisma é um bloco de espelhos colocado no topo da câmara fotográfica reflexa que reflecte a luz para que a imagem invertida seja corrigida, sendo assim vista tal como ela é. Sem o pentaprisma, a imagem seria vista como num espelho, com os lados invertidos.
fonte: http://webdrive.home.sapo.pt/files/Manualdefotografia.doc

Mas nao encontrei informações boas sobre o Pentamirror :blue:

Infelizmente não Ripper, o da Dl é com certeza o da D70 (não o da d70S) tomara que estas venham com um sensor novo, que este já está ultrapasado, se vierem com o da D50 será um sonho....

Mais informações em http://www.pentaxslr.com/bodies

Será mesmo? Seria interessante ter fontes confiáveis sobre os sensores usados, pois o da D50 é nitidamente melhor. Espero que os modelos novos venham com ele.

Eu acho bem possível q elas saiam c/ o sensor da D50…

Mineiro, não sei te explicar o pq exatamente, mas em algum lugar do forum tem a resposta. O melhor é penta prisma e não penta mirror. A indecisão é gigante até que vc enche o saco de pensar escolhe a que te parecer mais simpática e vai fundo.....

Pois é… As outras pentax usam pentaprisma, fiquei chateado qdo vi q essas serão penta-mirror…

Eu acho bem possível q elas saiam c/ o sensor da D50...
Mineiro, não sei te explicar o pq exatamente, mas em algum lugar do forum tem a resposta. O melhor é penta prisma e não penta mirror. A indecisão é gigante até que vc enche o saco de pensar escolhe a que te parecer mais simpática e vai fundo.....

Pois é… As outras pentax usam pentaprisma, fiquei chateado qdo vi q essas serão penta-mirror…

A DL e DL2 usam pentamirror tambem.

Eu acho bem possível q elas saiam c/ o sensor da D50...

A DL e DL2 usam pentamirror tambem.

E inclusive as DL e DL2 têm o visor mais claro que as D/DS/DS2 que tem pentaprisma. São um pouco menores (0.85x contra 0.95x) mas perfeitamente usável, e melhor que as concorrentes de mesmo preço e ainda algumas de preço superior. Inclusive confirmam o foco com qualquer objetiva montada, seja baioneta ou rosca.

E inclusive as DL e DL2 têm o visor mais claro que as D/DS/DS2 que tem pentaprisma. São um pouco menores (0.85x contra 0.95x) mas perfeitamente usável, e melhor que as concorrentes de mesmo preço e ainda algumas de preço superior. Inclusive confirmam o foco com qualquer objetiva montada, seja baioneta ou rosca.
O viwfinder da K100 é igual ao da DS/DS2? pela imagem que vi na internet me pareceu um pouco menor...

Quanto ao uso de lenteste M42 nas Pentax, como se dá a confirmacão de foco uma vez que as lentes que tenho não possui nunhum chip para informar a camera, é algum um adaptador que usado na lente para poder ter este recurso?

O viwfinder da K100 é igual ao da DS/DS2? pela imagem que vi na internet me pareceu um pouco menor...

Quanto ao uso de lenteste M42 nas Pentax, como se dá a confirmacão de foco uma vez que as lentes que tenho não possui nunhum chip para informar a camera, é algum um adaptador que usado na lente para poder ter este recurso?

O visor é igual das DL/DL2 ou seja pentamirror com 0.85x, mas é mais claro que nas DS/DS2.

A indicação de foco funciona com qualquer lente montada, seja baioneta K ou M42 (rosca). É necesssário um adaptador para montar as lentes rosca, como em qualquer Pentax fabricada desde 1975 (K2/KX/KM).

Na minha DL o indicador de foco funciona até com uma lente 500/8 Mirror bem escura. Realmente é uma beleza. Não é necessário qualquer outra coisa, como chip, etc. Nas Pentax mais antigas de filme a indicaçào de foco nao funcionava com lentes de rosca, porém havia uma gambiarra que permitia isso (colocar um papel alumínio nos contados da baioneta do corpo).

Nas pentax o sistema de autofoco está no corpo, a lente não faz muita coisa. Nas cameras de filme(provavelmente nas digitais tbm) existe um sensor (ccd se não me engano) que decide se a lente deve procurar foco mais perto ou mais longe, então ela manda o sinal correto para o motor de autofoco (que está na camera), fazendo a lente focar. A diferença é que nas lentes manuais você é quem faz as vezes do motor de foco, ae quando o sensor detecta que a imagem está em foco, ele dá um "bip"(opcional) e mostra no visor. O sistema não é tão rápido quanto a um sistema de autofoco na lente, mas diminui bastante o custo de produção das lentes e permite essa confirmação de foco, pra quem é amador como eu, é perfeito.

Correto amigo danton??

Nas pentax o sistema de autofoco está no corpo, a lente não faz muita coisa. Nas cameras de filme(provavelmente nas digitais tbm) existe um sensor (ccd se não me engano) que decide se a lente deve procurar foco mais perto ou mais longe, então ela manda o sinal correto para o motor de autofoco (que está na camera), fazendo a lente focar. A diferença é que nas lentes manuais você é quem faz as vezes do motor de foco, ae quando o sensor detecta que a imagem está em foco, ele dá um "bip"(opcional) e mostra no visor. O sistema não é tão rápido quanto a um sistema de autofoco na lente, mas diminui bastante o custo de produção das lentes e permite essa confirmação de foco, pra quem é amador como eu, é perfeito.

Correto amigo danton??

Posso entender que as cameras Pentax digitais tem o AF mais lento tendo com referencia a Nikon, Canon e Minolta?

Sobre lentes Pentax, pesquisando vi que a Pentax tem 5 tipos de lentes:

Foco manual: K e A
desta 2 séries, a única diferença é a montagem da lente? as duas teriam um uso identico na Pentax K100D?

Foco automático: FA, FA-J e DA
sei que as lentes DA são projetadas para cameras digitais… existe diferenças entre FA e FA-J? quais seriam? com ajuda do meu tradutor tabajara entendi que lentes FA tem um AF melhor. é isso mesmo?

Desviando um pouco do assunto do tópico mas não muito :laughing: , … tenho lente Tamron ADAPTALL M42, tanto faz eu comprar um conversor M42 para K quanto trocar o adaptador da Tamron ADAPTALL de M42 para K?