Olá pessoal,
sou novo aqui no fórum, mas gosto muito de fotografia e pretendo investir um pouco mais neste hobby.
Trabalho atualmente com publicidade, como diretor de arte, e por isso, já tenho uma certa proximidade com a fotografia. No entanto, sempre fui um apaixonado distante pela arte de clicar. Visitando exposições, navegando pelos flickrs da vida, mas fotografando que é bom, bem pouco.
Mês que vem pretendo adentrar no mundo das DSLRs com a aquisição de uma Nikon D-60, mas já venho tirando algumas fotos com uma Yashica FX-3 Super, analógica, as vezes com filme P/B, as vezes colorido.
Gosto muito da máquina e já tirei algumas fotos que gostei também (tipo esta: O que sobrou do céu | Yashica FX-3 Super w/ 35-70mm lenses w… | Flickr ).
Mas aí, ontem a noite, conversando com meu pai, descobri que ele possuia duas máquinas bem mais antigas do que esta Yashica FX-3 Super. Ele me apareceu com uma Yashica-Mat (http://img.photobucket.com/albums/v410/chuckreyes/yashicamat.jpg exatamente este modelo) e também uma Kapsa (Escola Fotográfica - Kapsa "Pinta Vermelha" | A Kapsa "Pinta… | Flickr a minha com um pouco menos de botões na lateral).
Adorei “ganhar” estas máquinas e prentendo tirar algumas fotos com elas.
No entanto, assim que ganhei as máquinas, ganhei uma série de dúvidas.
A primeira delas é: onde eu posso reformá-las em São Paulo ou região do ABC?
Afinal, as duas máquinas estão com sinais de idade. As lentes das duas apresentam sujeiras e bolor. O visor da Yashica-Mat está bem apagado, o que me faz acreditar que os espelhos estão em mau estado. Além de pontos de ferrugem nos compartimentos de filme das duas máquinas.
A segunda dúvida é: vou gastar muito na reforma delas? E muito seria o que? R$100 ou R$1.000?
A terceira, e talvez última, dúvida é: Onde consigo comprar filmes pra elas (provavelmente 120mm) e onde consigo revelar as fotos? É caro um e outro?
Pergunto se é caro filme, revelação e reforma não pra saber se vou reformar ou não, mas para saber QUANDO vou fazê-lo. Afinal, eu não posso deixar essa oportunidade passar.
Muito obrigado, pessoal.
Espero aprender muito por aqui.
Grande abraço.
Felipe Fernandes