O coração do coração

Eu já tinha fotografado a
Nebulosa do Coração, junto com a Nebulosa da Alma
antes. Como eu falei no meu post anterior a este, minha montagem equatorial tava dando problema. Fiz uns ajustes e botei pra testar. A precisão média (RMS) que antes estava em 1.5 a 2 arco-segundos passou pra 0.4 a 0.5 arco-segundos. Note que este é o valor médio. Quanto menor este valor, mais nítidas as estrelas, pois elas não ficam “dançando” pra lá e pra cá durante as longas exposições, e mais nítida também a nebulosa.

45 x 8 min, com
câmera ZWO ASI294MC, filtro Optolong l-eNHance, redutor Starizona Nexus 0.75x e telescópio SkyWatcher Quattro 8"
.

Empilhado no Pixinsight, editado no Affinity Photo, Starnet 2.0, Topaz Denoise e Topaz Sharpen.

Cara…isso é muito “nichado” ne?!

Para quem não é do assunto, impossível falar sobre a foto :assobi: :sunglasses:

Um degrau acima a cada postagem!

Hehe, mesmo
em fórum especializado
, não tem muito comentário, não!

Mas entendo que, pra leigos, não tem tanta graça.

:ok: :ok:

Felipe, a questão não é nem “ter graça”, rsrs.

Suas fotos são incríveis, absurdamente lindas. Acho que o Rezendão quis dizer, é que nós, que fazemos só retrato e eventinho, não teríamos tanta “bagagem” para comentar suas fotos com propriedade, rsrsrs.

Pelo menos é isso que eu penso.

Abro seus posts, e fico pasmado, algo como: “PQP que coisa linda!”

:ok:

Obrigado, Mike! É claro que se eu achasse que a galera aqui não iria apreciar, eu nem postava. Mas pela resposta de vcs, eu continuo postando! Quando eu digo “sem graça”, o que eu quero dizer é que ninguém vai notar “uau, olha como as estrelas ficaram bem definidas!”.

Em fórum especializado, normalmente o que o pessoal comenta é:

  • Se as estrelas estão redondas em todo o quadro (que pode indicar incorreção nos ajustes óticos entre câmera e telescópio)
  • Tamanho das estrelas (que indica maior ou menor precisão do sistema)
  • Faixa dinâmica (pegar as cores das estrelas ao mesmo tempo em que se captura os detalhes mais escuros)
  • Nível de detalhe (condições atmosféricas e habilidade no tratamento)
  • Por vezes, alguém comenta “como o azul ficou adorável”.

É bem mais técnico e, por vezes, eu mesmo acho maçante. Mas o fato de não ter comentário, por vezes, é uma coisa boa.

Em tempo, na parte mais clara da nebulosa ali no alto a direita tinha perdido detalhe na edição que eu postei. Depois, editei novamente, e pode-se ver como mais detalhe foi conseguido: