O fotografo e a Tendinite

Fortes dores na mao direita me assolaram ontem… Já vinham me incomodando com menor intesindade a alguns dias. Eu a relaciono ao meu estudo em tratamento de imagens, já que sou quase um iniciante nesse ponto. Acredito que nao só mouse seja responsável, afinal de contas usar durante horas uma 7D com uma 24X70mm + flash e etc…tb nao é uma tarefa mole… :no:

E ai, vocês passam ou passaram por isso?
Quais as tecnicas para evitar essas dores?
Para edição uma mesa digitalizadora será mais adequada para quem tiver com esse problema?

(usei o termo Tendinite, por ser popular, mas esse semana passarei pelo médico para um diagnostico preciso)

Abraço!
M Rezende
Imgur

Rezende, é sabido por muitos que uma pegada melhor na cam minimiza dores. Se a sua não tem grip pense seriamente em comprar um.
Além disso, pega uns pesos em casa. Faça uns exercícios aí. Pessoas sem um físico robusto tem dificuldades de ficar segurando a cam durante muito tempo. Se vc é do tipo longilíneo ou já tem uma idade mais avançada em que o tônus muscular já começa a decair, dá um UP aí. Faça uns exercícios de força. Nem precisa ser marrombeiro (nem sei se vc conhece esse termo) não. Na WEB tem um monte de vídeo ensinando uma exercícios de força sem uso de aparelhos. Basta um tênis, algum espaço físico, um colchonete e muita disposição. Há gradações e gradações de exercícios. Tem para todos os gostos e capacidades atléticas.

A mesa digitalizadora é uma ótima pedida.
E, evidentenemte, a ida ao médico é absolutamente essencial.
Melhoras aí!!! :ok:

Um amigo arquiteto usa um mouse bem ergonomico ao usar AutoCAD. Pode tb te dar uma ajuda nesse sentido.

Procurar um ortopedista eh essencial para avaliar seu caso.

acho que o mais prudente é procurar um médico… em 2003 comecei a sentir dores e deixei de lado… trabalhava 8 horas na frente do pc…
no segundo semestre de 2004, me assustei quando não consegui segurar uma caneta e uma folha A4… Fui ao médico e estava com L.E.R tive que me afastar da função que desempenhava e fazer fisioterapia por quase um ano… foi 1 ano quetive que me afastar do pc… poderia digitar nó máximo 10 minutos por dia… :frowning:

Por isso eu digo: se esta com dores, procure um médico… ele lhe indicará, remédios, exercícios e o que for necessário… é melhor prevenir do que remediar já dizia vovó :smiley:

O lance aih vai ser imobilizaçao inicialmente, anti-inflamatorios e o principal, afastamento do movimento causador da lesao. Fisioterapia tb eh bem-vinda, mas soh um ortopedista eh q vai resolver seu caso.

Estou ‘brincando’ com minha cam desde o ano passado, mas passando mais tempo com ela nas mãos há cerca de 3 meses. Há 10 dias registrei para uma amiga um batizado seguido de uma festa infantil e minha articulação metacarpofalangeana do dedo médio (articulação entre a mão e o início do dedão) ficou MEGA dolorida e inchada! Minha sorte é que sou canhota (ou seria azar, uma vez que essa mão é menos treinada que a outra, que é dominante?). O bom é que ao editar eu trabalho com a mão esquerda e dá um descanso a ela. Além disso, tenho treinado o uso da tablet em vez do mouse. Peguei a tablet (mesa gráfica) emprestada do meu marido, que é designer e me convenceu que isso vai prevenir futuras lesões. Então, mesmo sem jeito inicialmente, estou treinando as edições com ela em vez do mouse (como ele diz, com o mouse parece que vc está editando com um ‘tijolo’ na mão, kkk).

Pensei em colocar gelo na mão, mas os outros afazeres da casa me deixaram relapsa. Hoje passou a dor, mas se eu pressionasse levemente a articulação ainda doía…Tenho que achar um ortopedista pra chamar de meu, além de fazer uns exercícios.

Uma coisa muito boa é se matricular ao menos um mês na academia pra um professor te orientar quanto aos exercícios para fortalecimento. Depois de aprender direitinho como se faz, se não gostar do clima de academia pode ir embora e continuar os exercícios em casa conforme o orientado.

Pô pessoal, obrigado pelas respostas!
Marquei um medico para amanha… dei uma imobilizada, essa semana evitei o mouse e tomei uns comprimidos…enfim, hj ja me sinto melhor.

Hyde…vc acabou comigo hein… me chamou de fraco…de velho… mas td bem, confesso que ri muito com sua mensagem! :hysterical:
Mas seu eu te encontrar um dia… :fight: Na verdade sou bastante grande, quando fiz referencia ao peso do equipamento, quis dizer que mesmo que eu, ou vc, enfim, possamos carrega-los sem problemas, bem melhor seria que uma 7D com uma 24x70 tivesse o peso de uma compacta :sunglasses:

Abraço e saúde à todos!
M Rezende

Vou ler o “grande” como “gordo”… rs
Então minha dica de fazer uma atividade física tá valendo…rrsrsrsrsrsrsrs

Eu tinha tentinite (nunca tratei) quando trabalhava na frente do PC por horas e horas…

Depois que “virei fotógrafo” ela sumiu…

Mas agora me apareceu uma inflamação nos pés, por andar muito e ficar de pé muito tempo na frente da câmera (que fica no tripé).

É dose!

*sei que não ajudei em nada, foi só um relato mesmo :stuck_out_tongue:

[]s

Eu passo horas na frente do PC e não tenho nada. Mas também eu tenho um físico privilegiado :clap: . Sou um atleta não praticante. :smiley:

*sei que não ajudei em nada, foi só um relato mesmo :stuck_out_tongue:

+1!

Eu preciso doo grip porque pra fazer foto na vertical meu pulso doi pra caramba… E o mousepad tem que ser daqueles altinhos,…

Pra tentar adicionar alguma coisa ao tópico:

Vc está sentado corretamente? Às vezes, mesa alta ou baixa demais causa dor… Palavra de qeum operou minilab Fuji por 4 anos, e depois virou “tratador” de foto no photoshop…
Cuide da ergonomia da sua mesa, analize se sua cadeira tem apoio para os braços, etc… Uma boa postura é essencial… Não adianta se encher de analgésico e continuar usando o mouse na altura do ombro :smiley: :smiley: :smiley: :smiley:

Pra ficar horas no Pc realmente a boa postura é o que conta… eu trabalho em frente ao PC desde 2005, de problemas só minha mão direita que não sei porque qual motivo não consigo apoiar ela com a palma… e ela não arqueia para trás como a esquerda, teve uma época que saltava um nervo proximo do pulso não doia nem nada, mas deu esses problemas…

Qualquer indicio de dor deve ser consultado um médico sempre… Geralmente eles fazem o tratamento com descanso e remédios… depois disso é importante procurar um fisiologista informando o dos problemas ocorridos a maneira que foi tratada, e ele vai te passar como fazer para fortalecer esses músculos.
Sabem aquelas bolinhas de espuma, pra quem fica no PC o dia todo é muito bom ter elas por perto pois pode aproveitar quando não está com a mão no mouse e ficar apertando ela, aquilo é um EXCELENTE exercício para grande maioria dos músculos da mão… além de ajudar na circulação do sangue…

A mesa do pc deve ter uma altura confortavel, com os braços apoiados na mesa o cotovelo deve fazer um angulo de 90°, uma cadeira com regulagem de altura ajuda nesse sentido, se tiver o apoio de braço melhor, pois é uma posição de descanço… o monitor deve ficar na altura dos seus olhos para não causar cansaço no pescoço e com uma distancia boa dependendo do tamanho do mesmo… 19 polegadas é no minimo 40 a 50cm… dai pra cima cada vez mais longe… O mouse tem várias soluções, eu recomendo os da microsoft e os da logitech, eu tenho um de uma marca chamada A4tech modelo comprei para jogos mas eu amo aquele mouse, ele tem uma pegada muito boa, ele enche a mão… a microsoft tem outros modelos melhores ainda pra quem pode gastar quase 200 reais em mouse é uma excelente pedida… esse que eu tenho custa na faixa de 100… Existe a marca Razer também, apesar de serem projetados para jogos a ergonomia deles são excelentes, a vantagem é que eles são lazer com uma precisão incrivel… Mas para trabalhar com edição de imagem acho que a mesa digitalizadora é a melhor solução mesmo…
Lembrando que é sempre bom dar uma pausa no PC, a cada 20 ou 30 minutos levantar dar uma andada, beber agua… conversar coisas do tipo… sou totalmente contra trabalho em regime militar… kkkk!!! E claro uma caminhada algumas vezes na semana, fazer alguma pratica de esporte é sempre MUITO bem vinda além de te dar um fisico melhor, voce fica mais disposto a noite de sono é melhor, voce dorme melhor, acorda com muito mais disposição… só tem beneficio… disso eu sei por mim mesmo…
Sei dessas informações pois também sou ciclista, apesar de estar afastado do esporte um pouco, mas sei o quanto uma ergonomia é importante em todos os aspectos em nossa vida assim como a pratica de esportes…
Espero ter ajudado um pouco!