Uma pessoa que sabe manusear equipamentos robustos, entende de iluminação e etc, esse seria o profissional? Aquele que mesmo com uma coisa simples em mãos faz algo que as pessoa admiram ( inclusive ele obvio), ou esse poderia ser o amador também? Afinal pra vcs o que diferencia o amador e o profissional?..o tipo de equipamento usado por eles definem quem eles são?
Profissional: Trabalha com fotografia, vende um serviço;
Amador: Fotografa por hobby;
Câmera/equipamento jamais definirá se é amador/profissional, muito menos da capacidade do fotografo…
Que tal assistir uns videos sobre fotografia, como disse nosso amigo thales, parece que está meio perdido…
Muito bom esses materiais
A pergunta de 1 milhão de dólares
A única coisa que diferencia um de outro é o pagamento!
Quem é pago é profissional e quem não é pago é amador!
Tem muito profissional que não sabe manusear equipamento, tem equipamento ruim, mas, no final do dia recebe a sua grana e vai embora!
E tem muito amador com equipamento caríssimos, fotografam muito, entendem tudo de técnica e não são pagos!
2X
x3
Tenho um palpite. Um profissional assiste vídeos como os mencionados nesse link de outro tópico, e percebe que vídeos como esses não agregam mais nada ao seu conhecimento. Ao perceber isso, um profissional talvez chegue à conclusão que vídeos e livros já não tem muito a oferecer, e que ele agora precisa evoluir por si só. Já um amador, vê vídeos como esses e fica maravilhado, entusiasmado com o novo conhecimento.
Em outras palavras, não acredito que o fator financeiro seja o diferencial, mas sim o conhecimento acumulado ao longo do tempo. É claro que sempre há algo mais a ser aprendido, mas vai chegar um ponto que um profissional vai ter evoluir por si só, construir o seu próprio conhecimento na prática.
pro.fis.si.o.nal
adj m+f (lat profissione+al3) 1 Relativo, próprio ou pertencente a profissão.
Ou seja, por dicionário profissional é quem exerce a atividade como profissão. Logo não se liga ao fator conhecimento e sim remuneração.
2X
X3
A pergunta foi “o que diferencia um fotógrafo profissional de um amador”
Conhecimento acumulado diferencia o bom fotografo do fotografo ruim, sejam eles profissionais ou amadores.
M Rezende
Boa!
Alguém acha que não tem mais nada a aprender??? Que só pode evoluir por suas criações??? :ponder:
Espero que NUNCA chegue perto disso, pois aí a coisa vai ficar um tanto sem graça…
Acho que a diferença real é: FOTÓGRAFO PROFISSIONAL VIVE DA FOTOGRAFIA - é o seu sustento.
Eu mesmo como amador, já ganhei minha graninha vendendo fotos. Mas não posso, por isso, me julgar um profissional.
É tudo uma questão de semântica e ponto de vista.
Olhando o caráter literal, estamos falando que profissional é aquele que presta atividades de fotografia (seja remunerado ou não).
Olhando o caráter metafórico/subjetivo, profissional é aquele que tem conhecimento e experiência (tecnicamente e/ou artisticamente) diferenciada em fotografia.
Concordam?
Como eu não me encaixo em nenhuma das duas, sou amador/hobbista assumido.
Um ganha e outro não.
Mas fotógrafo profissional com conhecimento tá em falta no mercado, e mesmo assim conseguem ganhar rios dinheiro… ou seja, tem que ser bom em vendas e não em fotografia.
É sua opinião. A minha é diferente.
Acho que se o colega acima quisesse simplesmente obter a definição do dicionário, teria ele mesmo consultado um, o que seria imensamente mais rápido do que postar um novo tópico aqui no fórum e acompanhar uma discussão.
Quer dizer que se o Sebastião Salgado parar de cobrar por suas fotografias vai deixar de ser um fotógrafo profissional? Complicado. Prefiro acreditar que “ser profissional” é um nível que você atinge.
Profissional lembra profissionalismo. Profissionalismo tem a ver com saber fazer. Saber fazer tem a ver com conhecimento, capacitação. Agora, se a pessoa exerce ou não a profissão, aí é outra questão. Um profissional pode, por exemplo, fazer apenas trabalho voluntário e não receber um tostão sequer.
É como um médico. O cara se forma médico, faz a residência. Ele é um profissional, não há dúvidas disso. Mas daí ele decide fazer um concurso público e trabalhar com assuntos burocráticos. Não vai deixar de ser médico por isso, mas ele não está exercendo a profissão naquele momento.
Por incrível que pareça, se pesquisar sobre isso em sites, “experts” e vídeos do Youtube, ninguém chega a um consenso.
Um ex-professor falava que profissional é aquele com formação e registro;
Um outro professor dizia que se a pessoa tem conhecimento, é profissional, independente de ganhar ou não dinheiro, ou ter registro;
Para empresas grandes, profissional é aquele que tem registro ou formação na área;
Outros afirmam que se ganha dinheiro e tem conhecimento, é profissional.
E agora com a possível regulamentação (ainda em estudo), quem não tiver regularizado, nem pode ser considerado profissional…
É uma discussão que não tem fim.
Concordo. Como alguém também já disse aí em cima, é questão de ponto de vista.
Só sei de uma coisa… Eu sou Amador