O que eh um ponto a menos?

Sou iniciante, entao ainda nao manjo dos jargões da fotografia, li varias reportagens de compensação de exposição. Vou citar o texto que eu li “Comensar a luz é fácil: quando a imagem no monitor estiver escura, para a próxima foto deve-se compensar em +1 ou +2 pontos (ou intermediários) …”
Fonte: Revista Fotografe Melhor Digital - Ed. número 3

T+

Um ponto a menos faz o contrário: seguindo a sua citação, seria dizer “quando a imagem estiver muito clara, deve-se compensar em -1 ou -2 pontos”.

Um ponto, para mais ou menos, significa diminuir a exposição (ou aumentar) em uma razão de 2.
Quando voce aumenta 1 ponto voce dobra a intensidade luminosa que atinge o filme ou sensor e quando diminui, cai pela metade, claro.
Como a exposição é controlada pela velocidade do obturador, pela abertura da lente e pela sensibilidade do filme ou sensor, voce pode, se quiser aumentar 1 ponto:

• Aumentar o tempo de exposição, por exemplo, de 1/250s para 1/125s, que é o dobro do tempo.
  • Aumentar a abertura da lente, por exemplo, de f8 para f5,6, o dobro de abertura.
  • Aumentar o ISO, por exemplo, de 100 para 200.
    Se for para diminuir 1 ponto faça no sentido inverso.
    A única coisa que pode te deixar em dúvida é. Como pode f5,6 ser o dobro de f8?
    Bem, aí é outra pergunta, se for o caso sugiro voce dar uma olhada aqui.

Valeu, agora ficou mais “exposta” o assunto hahahaha t+

Complementando, a luz que o filme ou o ccd (sensor das câmeras digitais que faz as vezes do filme) recebe é medida em unidades EV, “exposure value”.

Em tese (isso não acontece sempre, existem exemplos clássicos como o gato preto num quarto escuro ou um gato branco na neve) esse valor deve ser sempre zero para se ter uma exposição perfeita.

Como disse o Paulo, se vc tiver a fotometria como -1 EV, a foto ficará sub-exposta, se estiver +1 EV ficará sobre-exposta.