O que está melhor para filmar, hoje em dia?

Pessoal, estou num dilema.
A situação é a seguinte: a chama da fotografia já se apagou por aqui. Tô vendendo a SL2, se bobear ponho à venda a 6DII também.
Mas eu tenho feito uns vídeos aqui, e são vídeos musicais. Eu tocando ukulele (estou adquirindo equipamento pra captura de áudio, o vídeo vai ser mais para imagem mesmo, a captura de áudio tende ser separada embora eu esteja satisfeita até o momento com o resultado da 6DII + Boya MM1 que acoplo à câmera). O enquadramento usado na maioria das vezes é só o tronco do corpo (aparecendo o instrumento), mas posso usar enquadramento de corpo inteiro também, a depender do objetivo do vídeo.
Poderia ficar com a SL2 pra isso pois tem Dual PIxel, é pequena e eu tenho o mic pra acoplar nela. Porém, contudo, todavia, eu só tenho a lente 24mm, que é um pouco fechada pra isso, e teria que começar a adquirir umas lentes diferentes pra câmera (preguiiiiiiiça, rsrs).
Tenho também a 6DII que é imensa, pesada, mas tenho todas as lentes. Só que eu poderia vender essa câmera também e ficar com uma das seguintes opções:
-um ÓTIMO celular (lembrando… a minha intenção com vídeo, é fazer meus vídeos de ukulele - mais imagem mesmo, mas se o celular aceitar mic externo, pode ser de grande ajuda nos momentos em que eu não estiver a fim de mexer com edição de vídeo e quiser capturar tudo junto);
-trocar minha Olympus Pen por um corpo Panasonic bom pra vídeo (e aproveitar minhas lentes que em sua maioria são Olympus mesmo), já que apesar de a chama da fotografia ter se apagado, ainda resta uma faisquinha, rsrs, e eu não vou me desfazer do sistema m4/3.
Ou se alguém tiver outra sugestão…
Não sei se tem celulares hoje que vão me dar resultados tão legais quanto uma boa câmera de vídeo (até porque se eu for fazer uma filmagem externa, por exemplo, vou querer um desfoque do fundo).
É isso.
Gostaria de dicas.
Obrigada!!

Os últimos Galaxy ou iPhones tem desfoque de fundo em vídeo. Mas a qualidade de uma câmera e seu desfoque pela ótica ainda é superior.
Eu ficaria com a 6d mk2 que tem uma ótima qualidade de vídeo, inclusive com foco, e investiria em captação de áudio, já que música é seu foco. Um Tascam ou Zoom para gravar o áudio separado, mas ao mesmo tempo enviando para a câmera como backup e caso queira editar direto sem sincronizar. Os modelos mais legais permitem canais diferentes de áudio e regular cada um. Ou seja, pode colocar um microfone boom como canal 1, uma captação direto do instrumento no canal 2, etc. Aí seu orçamento e criatividade é o limite.
Agora não sei qual o nível de vídeo que você quer produzir, mas poderia fazer algo bem louco com multicameras, já que tem 3 delas! Uma bem aberta, uma mais fechada, uma com detalhe do instrumento. Sincronizar isso com o áudio na edição é muito fácil e praticamente automático e vai deixar seu vídeo final muito mais profissional. Agora se acha que é muito trabalho, eu ficaria mesmo só com a 6D mk2. Até porque se você precisar gravar em um lugar mais escuro ela vai ficar bem melhor que a SL, Pana ou celular.

Acho que aqui tá o ponto central.
Qual o objetivo dos teus vídeos?

Você quer gravar aulas? Tutoriais? São lives? São videoclipes caseiros?

Se for algo gravado pra editar depois. Eu ficaria com as câmeras.
Pode usar 2 takes como o colega falou e depois brincar na edição.
A não ser que precise de 4K, assim é que você terá a melhor qualidade.

Se você for fazer aulas ao vivo ou lives, a migração para um celular pode te dar muita praticidade.
Claro que a imagem da câmera sempre será de mais qualidade. Mas pra uma live ou aula online isso não faz diferença. Pois dependo do app, vai reduzir a resolução até pra HD, na melhor das hipóteses um FullHD.

Aqui em casa a minha esposa, que é professora de dança, acabou preferindo usar minha câmera + note pras aulas. Ela às vezes transmite com uma, filma com a outra. Assim ela consegue editar depois e não tem nenhum travamento na aula (que o OBS as vezes causa).

Olha só, não tinha pensado nesse negócio multicâmeras. Muito interessante! eu pretendo fazer múltiplas janelas, tipo tocando mais de um ukulele (um com solo, outro com acompanhamento… uma janela com algo percussivo, e por aí vai). Mas não tinha pensado em diferentes ângulos. Bem legal isso! Só vou precisar criar gosto pela edição mesmo, porque te falar, viu… DETESTOOOOOOO mexer com vídeo. Mas não vou ter pra onde correr.

Vídeo caseiro mesmo, pra compartilhar com a comunidade da qual participo. Até devo subir alguma coisa pra o YouTube, mas nada com pretensão de ficar aparecendo, querer ficar famosa, angariar milhares de seguidores… é algo mais pessoal mesmo, pra compartilhar com a minha tchurma e pessoas simpatizantes da música.
Mas por exemplo, pra vídeos da nossa Orquestra de ukuleles, tem umas regrinhas, tipo esse enquadramento só do tronco, parede clara e limpa ao fundo… Pra fazer os meus vídeos livres, aí eu posso ira pra fora, pegar corpo inteiro, colocar qualquer fundo… Mas são basicamente só essas duas situações mesmo.

Olha, se a luz for boa e se o ângulo coberto pela câmera do celular forem adequados, beleza.
Se a luz for mais ou menos, aí já te aconselho uma câmera mesmo.

Se for fazer 4K prepare o bolso, porque aí o mínimo que te recomendo é uma Panasonic LX100, tenho uma e amo essa câmera. Senão uma Sony A6400 ou similar. 4K bom não é barato e nunca vi um de celular que prestasse. Talvez de um muito top seja, mas fica restrito a objetiva fixa.

Para full-hd tem inumeras soluções, por exemplo uma Panasonic GH4, ou a sua própria SL2. O problema serâo as lentes.

não quero 4k não, nem tenho computador suficiente pra trabalhar com essa resolução.
Full HD tá pra lá de bom.
E vai ser tudo com iluminação.

Palpitar é fácil para qualquer um, mas o que vale mesmo é experimentar…

Tente com o que você tiver a mão, um bom celular talvez e veja se te atende. Se não atender você não perderá nada, se atender, terá economizado uma grana.

Minha bronca com celular é muito mais pela ergonomia e controles, eu detesto e tem quem ame.

Tenha em mente que a esmagadora maioria dos notebooks nem tela full-hd tem e que 4K só é realmente útil em telas grandes, de 30-40" para cima.

A maioria das pessoas nem ao menos tem onde colocar vídeo 4K.
YouTube com a compressão deles, mal dá pra ver a diferença.
Basta exportar o vídeo FullHD como 4K pra tomar vantagem da compressão menos pesada deles e pronto, dá no mesmo.
Instagram e Facebook, nem disso precisa.

Então 4k basicamente só serve pra quem vai rodar o vídeo sem compressão direto na TV/Monitor ou em alguma apresentação.
Acho que o uso mais geral para um profissional comum seria o de reenquadrar usando a resolução extra, mas mesmo assim são poucas situações e áreas que precisam disso.
É tipo câmera de 50mp pra foto. Não é todo mundo que precisa e quem precisa sabe exatamente o motivo.
Se você não sabe se precisa, você não precisa.

Maravilha.
Sinceramente. Acho que qualquer celular médio já te atende. No quesito qualidade.
Mas se vc tem mesmo espaço pra usar a SL2, eu não vejo por que não ficar com ela pra esse fim.
Vai que te dá uma vontadinha de fotografar… Daí ainda tens ela na mão, sabe?
Não lembro se ela é compatível com o WebCam Utility. Mas se for, você pode usar ela até em transmissões e videoconferências tranquilamente.

Tamo aqui só pra isso mesmo… :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Pra fotografar quero manter o micro 4/3. Por isso pensei em de repente adotar um corpo pana, que aí fico com tudo em um corpo só - foto e vídeo.

Se voce já tem lentes m4/3 e tá pensando em video a mais indicada é a gh4 mesmo. Já tive uma; muito boa. Grava em 4k também, e nao tem a limitação dos 30 minutos por take que as mirrorless/dslr costumam ter. Se tiver disposta a investir mais grana: as GH5/GH5s. Ou, algo a considerar, seria a blackmagic pocket 4k, que tem bocal m4/3. Mas aí seria mergulhar de vez no video e deixar a fotografia de lado

Minha tendência é ficar no m4/3 mesmo. Só tenho que ver como vai ser a questão das lentes - aqui é praticamente tudo Olympus, sendo que pra filmar o melhor são as Pana Lumix.
Será que terei problemas no foco automático usando as lentes oly na lumi pra filmagem??
Pra foto ainda dá pra ficar no foco manual, se for o caso. Mas pra filmar, o foco automático tem que funfar bem.

O foco automático funciona numa boa, sem problemas. Utilizo uma Panasonic Lumix G80 com lente Olympus 12-40 Pro e roda que é uma beleza, tanto para fotos como para vídeos. :ok:

aaah, que bom. Valeu, Vinicius!!

Gente, as Pana todas servem como webcam também?? Sei que tem Pana que serve. Não sei se todas (as boas pra filmar, eu quero dizer).
Aproveitando… A LX100 é boa pra filmar?? Sempre foi sonho de consumo essa câmera, rsrs. Se ela atender meus requisitos de filmagem (e ainda for webcam), quem sabe não tá na hora de realizar o sonho, hehe.

opa, Shalders já tinha falado aqui qeu é boa. Pode ser uma solução. SErá que ela funciona como webcam também?
Lembrando que não faço qualquer questão de 4k. Não usarei essa resolução pra filmar.

Aproveito pra fazer outra pergunta.
Se eu resolvesse ficar com a SL2 pra isso (realmente tô preferindo coisa menor, a 6DII provavelmente vai ser passada pra frente), qual seria a lente mais legal pra video? Não tenho muito espaço aqui. não dá pra levar a câmera muito pra longe, então preciso de pelo menos dos 18mm que são padrão em lente de kit.

Que eu saiba a LX100 não pode ser usada como webcam.

ah, beleza, valeu!!