O Sucateiro

O Sucateiro

Resolvi abrir esse tópico, uma vez que mantive contato com essa espécie, recentemente. kkkk
O Sucateiro, em fotografia, para mim, é aquele indivíduo cuja diversão se resume em acumular equipamento fotográfico, desde que o preço seja irrisório. Para Sucateiro, Mofo, Fungos, Ferrugem e Deterioração não são importantes.
O Sucateiro almeja encontrar uma Leitz Leica IIID com uma 50mm f/3.5 Wetzlar 1939, num ferro velho ou numa venda de garagem. Mas, quem não sonha com isso?
O problema é que o Sucateiro é incapaz de entender que determinadas pessoas JÁ POSSUEM uma Leitz Leica IIID com uma 50mm f/3.5 Wetzlar 1939.
Imbuídos do papel de “Caçadores de Relíquias”, apresentam uma dificuldade enorme de conceber determinados equipamentos fora da faixa de preços das vendas de garagem. Parecem esquecer que existem colecionadores/entusiastas que preservam essas raridades com cuidados reservados aos recém nascidos em UTIs. :slight_smile:
Quando algum desses ítens são oferecidos no mercado, o Sucateiro fica indignado com argumentos como “MINT”, “Condição Excelente”, “Como Novo”. Que nada mais são do que o reflexo do cuidado e esmero do Colecionador/Entusiasta para com seu equipamento.
O Sucateiro crê que a oferta de equipamento extremamente bem cuidado e conservado nada mais é que uma tentativa de “Inflacionar” o mercado de ítens usados.
Ele continua desejando ardentemente uma Leitz Leica IIID com uma 50mm f/3.5 Wetzlar 1939, mas quer adquiri-la pelo preço de um saquinho de Pipocas.
Esse devaneio chega ao ponto de levá-lo a tentar colocar preço nos equipamentos alheios, apelando para tabelas da Internetz e argumentos pueris.
Pessoalmente eu valorizo o ESTADO em que se encontra determinado ítem. Já comprei lentes, pelo simples fato de estarem em condição MINT. No meu entendimento, elas revelam um pouco do respeito que alguém teve por elas, antes de mim.
Nada contra o Sucateiro, em si. Mas, talvez, dever-se-ia criar uma forma de coexistência pacífica, onde eles não colocam preços nos produtos diferenciados e nós não colocamos preços nas sucatas deles. Compra quem quer, o preço é dado pelo vendedor. Pode ser do agrado ou não, do comprador. Não existe “Compra Compulsória”.
Se acha que determinado produto está caro, ache outro mais barato, que lhe convenha.
Se acha que é uma tentativa de “Inflacionar o mercado”, inunde-o com produtos iguais ou melhores, com preço menor.
Só não vale mimimi e chororô, ora bolas. :slight_smile:
Abs.

Bem, existem os preços fora do orçamento, os preços caros e os preços ridículos.

Para mim, uma Leica M9 a US$ 4.000,00 é fora do orçamento. Se tiver algum preço US$ 5.000 é cara e se alguém cobrar US$ 10.000 é ridículo.

Creio que ninguém se assusta com o termo “mint” em si e sabe que uma lente MINT vai sair mais cara que uma lente com “leves marcas de uso”, mas tem muito vendedor que usa o termo “mint” com licença poética para cobrar preços ridículos. Eu vejo isso acontecendo mais no Brasil. No Ebay os produtos “mint” seguem um preço proporcional. São caros, mas seguidos de uma certa lógica, não essa coisa irracional que vemos por aqui. Mas, brasileiro está acostumado a pagar qq preço por um videogame, por um smartphone e por um apartamento de 19m2, pq não pagaria 5x o que valeria um equipamento mint ? Ah! Lembrei agora do Bellamy(vulgo Japan Camera Hunter): ele é um negociante assumido de cameras fotográficas analógicas e raras. Ele caça máquinas para atender pedidos, mas mesmo assim cobra um preço justo.

Eu me preocupo com o futuro da fotografia analógica e não com os loucos por equipamentos. Não se fabricam mais (salvo raras exceções) equipamentos analógicos e a inflação dos preços só fará aumentar a barreira de entrada para novos fotógrafos analógicos.Esse é um dos motivos pelos quais tenho nojo de quem compra equipamento analógico para colecionar. Já vi pessoas se gabando que tem trocentas lentes iguais de um mesmo tipo. Não é ilegal, mas que é escroto é.

Acho q sou um pouco diferente do sucateiro, sou garimpeiro. Procuro comprar minhas máquinas com colegas q vão para os EUA. Quando compro mercadoria usada, procuro “Like New”. Não tenho muitos equipamentos, só o básico. Para comprar produtos usado aqui no BR, eu sigo a seguinte lógica: se o produto usado for “like new” eu aceito pagar o mesmo preço de um novo nos EUA. Isso é o que eu acho justo.

Relativo.
Nem se os colecionadores se multiplicassem por mil e colecionassem cem vezes mais, não haveria escassez de equipamento analógico, basta ver os números de produção das diversas marcas nos últimos cinquenta anos, alcançam a casa de milhões de unidades.

O mercado se regula. Aumentando a procura, aumentará a oferta. Se a procura for intensa, surgirão fabricantes até. Pode ter certeza.

nenhum colecionador é culpado por inflação de preços. Na verdade está havendo uma redescoberta da fotografia analógica. Os Colecionadores tem grupos no Flickr, publicam fotos diariamente, divulgam equipamentos, recuperam equipamentos antigos e criaram um mercado. Mal seria se a fotografia analógica dependesse exclusivamente do consumidor ocasional.
:ok:

Existem selos que custam Milhões. Sendo “Selo”, um pedacinho de papel colorido,
Não vejo problema algum em preços altos, muito altos ou altíssimos.
Não compro e pronto.
Nenhum preço é condicionado pela minha disponibilidade financeira particular e sim pelo mercado. :wink:

Novamente, minha preocupação é com a disponibilidade de produtos para quem quer entrar na fotografia analógica.
O fato de terem sido produzidas milhões de máquinas não quer dizer que existam milhões disponíveis. Nem todos querem vender e a maioria das máquinas a disposição é sucata irreparável, principalmente as lentes.

Bem, aqui em BH existem dezenas empoeirando nas prateleiras do Pedro Cine Foto e Centro Fotográfico.
Algumas até nas caixas. :ok:

Só por curiosidade:
Caso se digite “Zenit”, só no Site “Bom Negócio”, você encontrará mais de 50 câmeras ofertadas por todo Brasil. Preço a partir de R$ 80,00.
Na verdade eu já ganhei algumas câmeras analógicas de conhecidos. Só por mencionar que gosto delas.
Por exemplo, uma Minolta 300si, uma Canon AV1 e, mais recentemente uma Yashica 635, na caixa.
Não vejo nenhum desabastecimento no mercado. :slight_smile:

Yashica esta que você ganhou(ou seja, não tivestes cuidados reservados aos recém nascidos em UTIs) e está vendendo por R$ 2.200,00, não é? Você tem todo direito do mundo de cobrar o quanto quiser, mas não querer que o pessoal te critique (como aconteceu nos grupos do facebook) ai já é demais. A liberdade é uma via de duas mãos.

Sim, ganhei. Não uso (Uso Mamiya e tenho Três MF). Está como nova e estimo o valor dela em R$2.200,00, pelas condições excelentes que ela apresenta. :slight_smile:

Só não vejo motivo de críticas, uma vez que a venda não é compulsória. :wink:
Máquina fotográfica não é remédio para câncer.
Só que parecem não diferenciar isso. :slight_smile:

É que o pessoal também não viu motivos para você cobrar R$ 2.200,00 :smiley: :smiley:

Mas o que eu estou dizendo é: o mimimi é livre, de ambos os lados :wink:

Porque ela me pertence? :ponder: :ponder: :ponder: