Objetos cotidianos vistos através do Raio-X

Boa tarde pessoal,

Unindo as minhas duas paixões, que são a engenharia e a fotografia (e aproveitando da necessidade estrita de testes de equipamentos, gostaria de deixar bem claro que exposições de RX não devem ser feitas ao acaso), pretendo trazer até vocês uma série de imagens de objetos cotidianos vistos através do Raio-X

Hoje vou mostrar uma das lentes mais simples em produção, que é a 50mm 1.8 para Canon


50tinha by sopa_ls, on Flickr

E também um celular, no caso o Motorola Moto G


Moto G by sopa_ls, on Flickr

  • Somente deixando bem claro que sou um profissional da área e que as imagens são feitas estritamente para testes de equipamentos. Pessoas não habilitadas, treinadas e capacitadas não devem operar equipamentos emissores de radiação ionizante.

Abraços

Que interessante hein Sopa! Valeu por partilhar :ok:

A lente fica escura por que o vidro causa essa reação ou tem que por algum “contraste”?

Abs

O vidro é um material com capacidade maior de absorção de RX em relação ao plástico e como a área que o RX atravessa no vidro é maior, por causa do feixe de incidência escolhido e pelo posicionamento das lentes dentro da objetiva, ele acaba absorvendo muito mais RX, ficando escuro na imagem.
Já no celular, como o vidro está perpendicular ao feixe de incidência, praticamente não aparece :ok:

Ah, aceito sugestões de objetos para gerar imagens :smiley:
Abraços

Um flash? Um fotômetro? (pesquisa se RX não danificaria o sensor do fotômetro antes) :slight_smile:

Seguem outras imagens interessantes :fight: :fight:

  1. 18-55


18-55 by sopa_ls, on Flickr

  1. 18-55 acoplada na 1000D


Canon + 18-55 by sopa_ls, on Flickr

  1. 1000D vista de frente


Inside Canon! by sopa_ls, on Flickr

Abraços

Rapaz, estou em Rondônia e só trouxe o básico de equipamento pra cá (5D + 50mm)
Assim que possível farei de um dos meus flashs :ok:

Abraços