Objetos cotidianos vistos através do Raio-X

Boa tarde pessoal,

Unindo as minhas duas paixões, que são a engenharia e a fotografia (e aproveitando da necessidade estrita de testes de equipamentos, gostaria de deixar bem claro que exposições de RX não devem ser feitas ao acaso), pretendo trazer até vocês uma série de imagens de objetos cotidianos vistos através do Raio-X

Hoje vou mostrar uma das lentes mais simples em produção, que é a 50mm 1.8 para Canon


50tinha by sopa_ls, on Flickr

E também um celular, no caso o Motorola Moto G


Moto G by sopa_ls, on Flickr

  • Somente deixando bem claro que sou um profissional da área e que as imagens são feitas estritamente para testes de equipamentos. Pessoas não habilitadas, treinadas e capacitadas não devem operar equipamentos emissores de radiação ionizante.

Abraços

Que interessante hein Sopa! Valeu por partilhar :ok:

A lente fica escura por que o vidro causa essa reação ou tem que por algum “contraste”?

Abs

O vidro é um material com capacidade maior de absorção de RX em relação ao plástico e como a área que o RX atravessa no vidro é maior, por causa do feixe de incidência escolhido e pelo posicionamento das lentes dentro da objetiva, ele acaba absorvendo muito mais RX, ficando escuro na imagem.
Já no celular, como o vidro está perpendicular ao feixe de incidência, praticamente não aparece :ok:

Ah, aceito sugestões de objetos para gerar imagens :smiley:
Abraços

Um flash? Um fotômetro? (pesquisa se RX não danificaria o sensor do fotômetro antes) :slight_smile:

Seguem outras imagens interessantes :fight: :fight:

  1. 18-55


18-55 by sopa_ls, on Flickr

  1. 18-55 acoplada na 1000D


Canon + 18-55 by sopa_ls, on Flickr

  1. 1000D vista de frente


Inside Canon! by sopa_ls, on Flickr

Abraços

Rapaz, estou em Rondônia e só trouxe o básico de equipamento pra cá (5D + 50mm)
Assim que possível farei de um dos meus flashs :ok:

Abraços

Achei a imagem bastante granulada, qual o ISO do negativo radiográfico? :smiley:

Caraca, essas de câmera ficaram animais :clap:

Caraca,
muito interessante.
Valeu por compartilhar.

Putz, que show! Sempre tive essa curiosidade em ver como alguns objetos aparecem em RX.

É até interessante citar a granulação, pois ela é inerente a utilização de baixas doses de RX para a aquisição de imagens.
Esse tipo de equipamento emite a menor quantidade de radiação possível para realizar um procedimento, para que a exposição do paciente, dos médicos e operadores seja mínima :ok:

Obrigado!! :smiley:

Obrigado!!
Sempre que puder vou atualizar esse tópico!

Fiquei curioso de ver uma lente USM :slight_smile:

Mais uma paixão surgindo!
Ando experimentando e gostando muito dos radio controlados multimotor :wub:
E como não poderia deixar de ser, aproveitei uma oportunidade de teste de um equipamento de RX para registrar suas entranhas:

O modelo é o Hubsan H107C


Quadcopter by sopa_ls, on Flickr

Abraços

Vendo de relance achei que fosse um sapo :hysterical:

Legal bem diferente.

cara, esta perdendo a chance de fazer um otimo projeto!

Faça com objetos mais cotidianos…notebooks, fones de ouvido, torradeira, cafeteira, essas besteirinhas! Ta ficando interessante! :smiley:

Pensei o mesmo!! hehehehehe

Muito legal essas imagens Sopa :slight_smile:
E o mini quadricóptero é legal? Dá pra brincar? :smiley:

hahahahahahahahahaha, realmente parece um sapo relaxando com as pernas bem abertas!!

Obrigado!!!

André, infelizmente tenho duas limitações:
Eu geralmente faço esses testes em ambiente hospitalar, então não posso entrar com qualquer objeto, apenas os que habitam minha mochila.
Outra limitação é o tamanho do detector de RX, que tem o diâmetro de 9 polegadas, então o objeto tem que ser menor que isso.
Outro ponto é que relógio, fone de ouvido, caneta, controle remoto e etc eu já vi no RX, mas não registrei :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Vou criar uma lista e levarei objetos pequenos (e mais cotidianos) para registrar!
obrigado pelas dicas!!!

Rapaz, esse quadricóptero é excelente!!
voa muito bem e possui sistema de estabilização de 6 eixos (acelerômetro e giroscópio)
O custo também é bastante bom! (56 dolares)
Abraços

Tem o link dos 56 dólares?? :smiley: :ok:

Com o frete fica 56 dolares:

Vamos aos prós e contras do bichinho:

Prós
Possui câmera e grava em micro sd
Muito pequeno
Giroscópio e acelerometro muito estáveis
Motores coreless muito potentes, o que confere uma capacidade de manobra otima
Voa até mesmo com vento leve
Controle, embora pequeno, possui boa pegada e bom comando, incluindo modo fácil de vôo
Autonomia por volta de 5 minutos de vôo

Contras:
Hélices frágeis
O acionamento da câmera é no corpo do quad e não pelo controle
Considere comprar baterias, motores e hélices extras, pois para uma rotina de vôo mais intensa, esses itens certamente precisarão ser substituídos
Câmera com ângulo de visão por volta de 50° (existe uma versão com ângulo de 120° e filmagem em hd, que custa 70 dólares e outra que transmite o vídeo ao vivo para o controle por 170 dólares)

Enfim, é um excelente quad!