Óculos de luz azul

Alguém usa ou recomenda? De uns dias pra cá, tenho sentido irritação nos olhos, e desconfio seriamente que o problema seja o monitor (e a idade! :aua:). Comprei uns óculos que bloqueiam parte da luz azul. Segundo a folha de dados, bloqueia 45%, embora eu veja perda imperceptível na luz azul, somente uma levíssima dessaturação. Como precaução, eu sempre faço a edição final das minhas fotos sem óculos. Pra trabalho de escritório, sempre óculos, e mudo o monitor pro modo sem luz azul (o problema é esquecer na hora de editar foto).

Alguém mais usa desses óculos? Recomenda? Desrecomenda? Acha placebo?

P.S.: o certo é ir ao oftalmo. Mas sem plano de saúde e sem SUS, fica bem mais caro. Mas preciso ir.

Provavelmente o problema é olho seco, causado por piscar pouco quando fica muito tempo olhando para um monitor. Conselho de um oftalmologista (veterinário): Vá a um oftalmologista!

Então eu lembro que tinha um da RAZER e um tal de Gunnar.

Mas bem… pq vc não tenta uma solução barata… se não der certo, não vai ficar mais pobre:

Procura por óculos de proteção (EPI). Custa uma merreca pq é um produto que tem certas isenções de impostos.
Eu mesmo uso dessa marca pra correr e também largo no carro (o famoso pra bater sem medo de estragar):


\

A marca é Kalipso, eles são certificados (CA - certif. de aprovação)… não é simplesmente um plástico que o Chinês vende, é feito pra usar no dia-a-dia Profissionalmente.

Um desses deve custar uns 25 conto, acha na net ou em loja de EPI. Eu tenho um exatamente nesse modelo, mas com a lente meio âmbar, que provavelmente bloqueia a luz azul.
Todos eles tem proteção UV.

Você precisa de óculos com lente corretiva? Fui refazer o meu recentemente e ofereceram um ‘coating’ para justamente filtrar luz azul. Nestes casos parece uma opção, mas como não tinha mais informações sobre, deixei para próxima.

Ainda não, mas estou lutando pra não usar óculos. Sobre o revestimento de luz azul, aqui parece que melhorou um pouquinho. Mas pode ser placebo.

Foi a mesma coisa com a minha esposa. Ela resolveu colocar e odiou, pois tinha uma coloração ligeiramente amarelada na lente e ficaria impossível para usar no dia a dia. Voltou na loja e pediu p/ trocar para lentes normais.

Pesquisamos na internet e parece que não tem comprovação científica sobre isso.

Eu não pensaria duas vezes e seguiria o conselho de Bretas.

Pesquise sobre CVS “Computer Vision Syndrome” e digital eye strain.