Ok no lcd, escura no minilab?

Um amigo fotografa com uma Rebel e sempre precisa clarear no photoshop pq se enviar direto ficam todas escuras. Pq será. Elas estão perfeitas no lcd e são todas sem exceção. Existe algum ajuste que o operador informe ao minilab (Noritsu) em que câmera foi feita a foto?
A função Adobe RGB…pra que serve na prática?
Desculpem-me se já tá tudo respondido em outra parte do site pois sou novato por aqui. :slight_smile:

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Bom, acho que um problema comum com o visor LCD é que seu contraste é controlado pela camera, ou seja, voce pode aumentar o contraste do LCD ou diminuir de acordo com sua necessidade. Com isso voce pode ter um LCD muito iluminado e ter a impressao que a foto está otima, mas na verdade ela não está. É importante não confiar no LCD. O que mais perto voce vai ter da foto impressa é o que voce ve no seu monitor (bem calibrado, é claro). O LCD é para te dar uma visão do enquadramento e de pequenos detalhes da foto. Agora, cores, contrastes, luminosidade, é dificil. Acredito que a função mais importante no LCD deva ser o histograma que te dá uma referencia sobre a exposição.

Um abraço,
Fernando

A questão das fotos subexpotas é normal. No modo flash as DSLR costumam fazer fotos subexpostas para preservar as altas luzes, uma forma de solucionar isso é usando a compensação de exposição do equipamento.

Existem muitas pessoas que reclamam da tendência de 300D de sub-expor as fotos.
Dê uma olhada no fórum da DPreview. Voce pode contornar isto fazendo uma compensação de exposição em +2/3, ou então melhor ainda, sempre olhar no histograma. Coloque o review em pelo menos 4s e com info ligado e sempre olhe no histograma depois da foto.
O espaço de cores padrão da camera é o sRGB e voce pode optar pelo Adobe RGB que tem um gamut de cores maior. Mas só use este padrão se voce sabe mexer com o photoshop pois a 300D não coloca um tag na imagem dizendo qual o padrão de cores, voce terá que mudar isto no programa.
Aqui nesta página tem umas dicas.

Acho que o problema muitas vezes não é nem sub-exposição, e sim que a tecnologia do LCD tem um “problema”, que é a exibição da imagem com um brilho maior que o real. Na verdade, no manual da minha câmera diz que o LCD exibe a imagem com cerca de 30% de brilho a mais do que o resultado esperado no papel, portanto o importante é ter um monitor bem calibrado pra examinar as fotos antes de mandar pro minilab, e aprender a trabalhar com essa diferença de brilho na máquina, não se baseando meramente no LCD.

:slight_smile: Valeu pessoal
Dá pra ver que a turma é unida e tá sempre lendo os posts