ON/OFF Stand-By

Amigos, eu tenho um defeito em matéria de equipamentos eletronicos, com a filmadora ou com a camera fotografica é a mesma coisa.
À cada foto, ou à cada tomada de cena, se a próxima vai demorar um pouquinho eu já desligo o equipamento.
Eu pergunto: após 2 minutos a camera se auto-desliga e fica em stan-by, mas o botão on/off fica ligado.
Alguns circuitos internos ficam polarizados nesse modo? fica gastando bateria?.
Nesse estado de stand-by existe consumo de vida útil dos componentes eletrônicos?
Com essa mania eu acabo desgastando o botão on/off desnecessáriamente, eu acho.
Gostaria de saber a opinião dos amigos do fórum.

Com a minha G5 eu desligo ela ou o LCD por causa da bateria, na D70 eu já deixo ligada. Creio eu não haver problemas…

A XT eu também deixo ligada direto…

Paulo o desgaste dos componentes eletrônicos é desprezível perto dos mecânicos, os mecânicos vão dar problema 10X antes do eletrônico (isso considerando cuidados com água e etc).
Eu particuparmente não desligo, ainda mais SLR que o LCD não fica ligado, a chance de perder uma foto ao precisar ligar é ENORME. :slight_smile:

Eu normalmente não desligo… Pela que o tempo de espera para iniciar minha 10D é longo.

Mas é claro que não vou comprar uma 20D por causa disso, não é?

Abraço,
Fernando

Eu deixo ligada. Sempre.

No meu caso que uso compacta com lentes que se estendem não gosto de deixar no standy-by, pode-se esquecer, guardar a camera no case, e ela se ligar com a lente forçando, danificar o mecanismo. Numa câmera que as lentes não se estendem não vejo problema.

Valeu pessoal, obrigado pelas opiniões.

O correto é não desligar. Cada vez que você desliga, na hora que religa há um pico de corrente, que é onde há o maior “desgaste” dos componentes eletrônicos. Portanto, memso que a próxima foto vá demorar 1 ou 2 minutos, é melhor deixar ligada, pois o modo de economia das câmeras é eficiente em diminuir o consumo. Vale lembrar também que em câmeras que “recolhem” a lente, como coolpix, S5100 e derivadas, cada vez que vc liga/desliga, está acionando o mecanismo desnecessariamente.

Não vejo grandes preocupações com o uso do standby, já deixei inúmeras vezes o equipamento ligado na bolsa com o stb ativado e graças a ele pude sacar o material trabalhar com as pilhas com boa reserva de energia.

O correto é não desligar. Cada vez que você desliga, na hora que religa há um pico de corrente, que é onde há o maior "desgaste" dos componentes eletrônicos. Portanto, memso que a próxima foto vá demorar 1 ou 2 minutos, é melhor deixar ligada, pois o modo de economia das câmeras é eficiente em diminuir o consumo. Vale lembrar também que em câmeras que "recolhem" a lente, como coolpix, S5100 e derivadas, cada vez que vc liga/desliga, está acionando o mecanismo desnecessariamente.
Guto,

Seu argumento é correto e bem pertinente… Realmente a cada on/off a camera sofre muito desgaste. Acredito que o melhor, numa sessão longa, é deixar ligado mesmo.

Agora esse start-up da 20D-XT é maravilhoso.

Abraço,
Fernando

Agora esse start-up da 20D-XT é maravilhoso.

É verdade. Praticamente instantâneo. E as DSLR ainda tem a vantagem de o sensor/LCD não estar “trabalhando” o tempo todo que ela está ligada, o que diminui em muito o consumo.

O startup da S3 acho que é a única coisa rápida nela hahhahah!

O startup da S3 acho que é a única coisa rápida nela hahhahah!
:laughing:
O correto é não desligar. Cada vez que você desliga, na hora que religa há um pico de corrente, que é onde há o maior "desgaste" dos componentes eletrônicos. Portanto, memso que a próxima foto vá demorar 1 ou 2 minutos, é melhor deixar ligada, pois o modo de economia das câmeras é eficiente em diminuir o consumo. Vale lembrar também que em câmeras que "recolhem" a lente, como coolpix, S5100 e derivadas, cada vez que vc liga/desliga, está acionando o mecanismo desnecessariamente.

Ainda não tinha pensado nisso tambem… o recolhimento das lentes gasta uma bateria considerável… melhor deixar ligado logo.

Nossa, essa semana peguei a S5000 e fiquei até assustado com o lag de ligar.

Abraço,
Fernando

Nossa, essa semana peguei a S5000 e fiquei até assustado com o lag de ligar.

:risada2: :risada2: :risada2:

O start-up da XT é realmente muito bom e acaba me viciando a não usar o stand by!!!

Apesar de possuir uma compacta (leia-se gasto enorme de bateria!), prefiro deixar ligada e, em stand by.
Num aniversário por ex. se desligar, perde-se boas fotos. :thmbup: