É isso mesmo.
Semana passada estava em Paris e resolvi fazer umas noturnas do champs elisées de cima do arco do triunfo. Quando já tinha montado meu tripé apareceu uma funcionária que me impediu de fotografar de tripé, tive que escorar a câmera nos ferros de proteção para fotografar em baixa velocidade. Fiquei p… da vida, mas o que fazer?
Quando desci resolvi tentar de baixo do arco, fotografar a estrutura e as avenidas. Abri o tripé bem a mostra para que, se algum funcionário visse, me falasse antes de montar tudo. Ninguém veio até mim, então fiz umas quatro fotos da parte interna do arco e depois mirei a câmera para a rua compondo com alguns turistas que estavam em baixo do arco como eu. Quando cliquei, tempo longo de exposição, me aparece um policial de uns 1,9m de altura caminhando em minha direção vindo não sei de onde. Quando chegou junto, perguntou se eu falava francês, me fiz de desentendido e ele perguntou em espanhol, tudo com muito respeito. Nesse momento tive que perguntar qual era o problema e ele me disse que “eles” não permitem fotografar de tripé alí. Estranhei e contemporizei que não fazia sentido e se ele teria uma explicação. O policial falou que também não sabia porque, mas achava que era Copyright uma vez que eram vendidas na loja do arco, fotos com o mesmo teor das que eu estava pretendendo fazer.
Impedido mais uma vez, tive que desmontar o bendito tripé e cair fora.
que coisa mais doida isso, mas pelo menos eles são educados e não se cansam de abordar as pessoas e falar que não pode.
Eu vi algumas placas pelo arco proibindo tripe, mas nem perguntei o porque.
Agora que a Nikon lançou cameras com ISO alto decentes, consegui fazer algumas fotos bem interessantes la de cima
Agora fiquei curioso para saber porque não pode Será que tem o wikipedia?
Aqui nos EUA tb tem essa palhaçada de foto com tripé em lugares públicos ser automaticamente proibida.
Na maioria dos casos, é desinformação do pessoal de segurança do local. Memso porque, copyright não tem nada a ver com tripé. Uma boa camera com ISO alto, de noite, pode fazer uma foto maravilhosa e tão comercialmente interessante quanto uma feita com tripé. :doh:
Guigui, estou usando uma D300 que em iso 3200 ainda dá um bocado de ruído e acho as fotos de longa exposição mais charmosas. Fiz até umas experiências interessantes, filtros ND no anoitecer. É uma doidera, muito legal.
cheguei um pouco antes do anoitecer, sem muita pressa então tive um tempo enorme para ver as placas, avisos, seguranças… hehehe fiquei muito tempo por la.
Algumas fotos que fiz la de cima estao aqui