Panasonic FZ5 - Proprietários

Alguém saberia me dizer se ao regular os Pict Adj da Panasonic FZ5 para “NATURAL” ela diminui o sharpness (que eu acho um pouco exagerado) ou se apenas altera a saturação?

Agradeço quem responder, especialmente proprietários e o Ripper que se não me engano a namorada possui uma.

[]'s.

PS: não sei pq razão a Panasonic sumiu com todos manuais .pdf online, se alguém tiver esse arquivo poderia enviar para errs_ml@tca.com.br?

Guss… eu fiz outro dia um teste na minha… sem dúvida o natural reduz tanto o sharpness como também os ruídos e até mesmo a saturação…

O modo standard ainda é útil pra algumas situações espedíficas, mas o modo Vivid estragou as fotos… ficou muito saturado e os ruídos pareciam de ISO 400 em ISO 100

Fala Gustavo.

Minha namorada tem uma FZ3, que cheguei a testar. Como o wagpin disse, muda tanto a saturação quanto o sharpness, mas se não me engano, a mudança no sharpness não é documentada. Sobre o ruído, ele fica fica menos evidente com um sharpness mais suave. Recomendo deixar em “natural”.

Eu tb recomendo! Comprou uma FZ5, Guss?

Acabei descobrindo por uns testes no EXIF de uma (no Dpreview) que é isso ae, Fábio. Quando vc muda para Natural parece alterar o sharpness, e a saturação para ‘low’, e constraste e noise red. permanecem em standart em qualquer das três configurações.

Pablo, não comprei ainda, curti uma preta que vi pelo tamanho e versatilidade, ela tem mais botões de acesso como mudança do foco e estabilizador off/1/2 via botão, enquanto na FZ15 é por menu. O foco rápido e o sensor de rotação tbm são legais. Mas confesso que a impressão que fiquei em algumas imagens que vi é de menos detalhes que a série XX, por outro lado o ruído dela (não sei como, em tese é o mesmo sensor da FZ20) é bem discreto parecendo com grãos, luminance acho que é como chama, e o ruído da FZ20 é mais chroma noise, os borrões.

Estou pensando ainda.

Obrigado Fábio, Pablo e Wagpin.

...confesso que a impressão que fiquei em algumas imagens que vi é de menos detalhes que a série XX, por outro lado o ruído dela (não sei como, em tese é o mesmo sensor da FZ20) é bem discreto parecendo com grãos, luminance acho que é como chama, e o ruído da FZ20 é mais chroma noise, os borrões...
Gustavo, creio que a razão desses dois fatos seja a mesma: redução de ruído via software. Há algum tempo vendi minha FZ20 e encomendei uma A2 (que chegou há menos de uma semana), minha primeira câmera com RAW. É curioso ver a quantidade de ruído, mesmo em ISO64, quando se usa o RAW. Mas a quantidade de detalhes finos também é muito maior do que no JPEG. No ACR há um certo "luminance smoothing", que chega a me dar arrepios quando usado em retratos! heheheh Some com o ruído, mas junto vão todos os detalhes finos. Na minha opinião, redução de ruído via software quase sempre é um péssimo negócio. Só uso em casos específicos, como retratos com fundo desfocado ou fotos com flash. Uso o neat image para remover apenas o ruído do fundo ;)

Eu gostei da minha FZ5. Bem leve, gosto das qualidades das fotos! O problema da minha FZ5 é o fotografo, que precisa treinar mais e aprender a tirar umas fotos melhores.