Pancho Villa

Tirei essas fotos de uma pequena estatueta que possuo, de bronze, com cerca de 15 cm de altura. Usei a Canon 100 mm Macro, transformei em P&B no PS, mas acho que o resultado da conversão para P&B deixa a desejar :frowning: …mas é treinando que se aprende, né? :wink:

De qualquer maneira esse Pancho Villa é bem mais simpático que o real. :smiley: :smiley:

Abs a todos. :ok:

Olá Srta Celia!
Gostei muito da 3a! O enquadramento ficou muito interessante.
Quanto ao PB eu prefiro com mais contraste, mas cada um tem um gosto. Sem dúvidas é treinando que se aprende, mas treine para fotografar em primeiro lugar para agradar à você mesma. Lembre-se sempre disso!
O que senti foi uma leve perda de nitidez. Vi que utilizou cerca de 1/100 em todas as fotos. Caso essa constatação não se deva apenas à conversão e resize das fotos, vale utilizar o tripé para comparar resultados.
Parabéns!
Abs

Olá Célia!! :ok:

Muito legal esta estatueta do Pancho!!
Comprou lá no México? :ponder:

Em relação às fotos, gostei muito da composição da 3ª também!! :clap:
Se me permite, Célia, vou dar meus pitacos… :smiley: Achei o DOF um pouco curto, talvez se usasse um tripé poderia melhorar isto… Me parece também que as fotos 1, 3 e 4 foram feitas contra luz e acredito que isto prejudicou um pouco o segundo plano e a fotometria…

Achei que os P&Bs combinaram muito com o tema escolhido…! :clap:

Grande abraço,
Alexandre.

Eu achei as composicoes um pouco confusas :ponder:
Faltou um pouco de “simplicidade”.

Gostei da 3, se destaca em relacao as outras.

Concordo com o Chello em relacao a nitidez.
Uma dica: depois de redimensionar a foto, aplique no Photoshop um USM (Filter > Unsharp mask) com os seguintes valores: 200 / 0,3 e veja a diferenca.

:ok:

Chello, Alex e Marcelo, muuuuuiiito obrigada pelas dicas! :ok: É por causa de amigos como vocês que estou aprendendo tanto! Concordo com todos vocês, a nitidez ficou prejudicada. :slight_smile:

Chello e Alex…tripé, né? Pois é…sabe aquela coisa de que tripé só serve pra fazer foto quando está escuro?? Ainda me pego pensando assim. :dizzy_face: :doh: :doh: Que vergonha! :no: :no: Mas foi ótimo vocês terem me lembrado que o tripé é um grande aliado para esse tipo de foto, e com certeza tentarei fazer mais uso dele. Obrigada! :ok: Ah, Alex, comprei essa estatueta no México, sim. :slight_smile:

E Marcelo, aqui uma das fotos com o tratamento que você sugeriu:

E olha só…e não é que ficou melhor mesmo??? :smiley: :smiley: :wink: (mesmo que tenha um pouco mais de ruído) Muitíssimo obrigada pela dica! :clap: :clap:

Mas acho que a qualidade ficou também comprometida porque coloquei as fotos no photobucket…tenho a impressão de que o imageshack deixa as fotos mais nítidas, pode ser? :ponder: Só que ontem o imageshack não quis cooperar e acabei colocando no photobucket mesmo. Alguém mais tem essa impressão de que há diferenças entre esses sites? É uma coisa que me intriga já há algum tempo. :ponder:

Bem, agradeço novamente pela atenção, críticas e sugestões. Vocês são demais! :wink: :ok: :ok:

Ficou realmente melhor Celia,
No momento que você redimensiona a foto de 10Mp para postar aqui, a qualidade é muito prejudicada, daí a necessidade de “recuperar” a nitidez aplicando um USM.

Via de regra, nao devemos aplicar USM em superfícies lisas como céu, pele de pessoas ou fundos borrados, pois o ruído fica bem visível como você mesmo percebeu.

Nesse caso é interessante aplicar um USM só nos contornos.
Aqui tem um tutorial bacana sobre isso:
http://forum.brfoto.com.br/index.php?showtopic=6034

Quanto a qualidade no photobucket nao posso reclamar nao, uma vez que você nao use o redimensionamento automático deles. Sempre faco o upload das minhas fotos lá e nao vejo problemas.
Acabei de fazer um teste e as fotos que estao lá tem exatamente o mesmo tamanho do que as fotos no meu pc, ou seja, nao sofreram nenhuma deterioracao.

:ok: