Papel Fotográfico P&B ao invés de Filme?

Pessoal, tenho uma dúvida.
Possuo uma raridade, uma KINAX.
Gostaria de saber se posso usar papel fotográfico preto e branco Ilford ao invés do filme de 120? Teria de tirar as fotos com abertura B correto? Sempre observando os tempos de captura correto?

Aguardo as respostas.
Obrigado.

Ah sim e o papel na mesma medida do filme 120 que é de 6x6cm

Seria usando a mesma técnica da Pinhole mas com uma máquina real.
É possível galera?

Carlos, funciona sim e já fiz isso algumas vezes. Faz o seguinte: Se for papel colorido considere como se estivesse fotometrando com um filme asa 100, se for preto e branco como asa 200.

Depois, se for fazer, coloca os resultados pra gente ver.

Elmo, explica isso ai direito, com se faz isso? da pra fazer essa arte em grande formato?
como é feito esse processo??? se rolar um passo a passo seria show!!

adoro essas loucuras :smiley:

grande abraço

Não tem segredo, dá pra fazer em qualquer câmera, sendo muito mais fácil na Grande Formato pois usaria o chasssis para acomodar o papel como se ele fosse uma folha de filme mesmo.

Na câmera escura, corta-se o papel, insere-se o mesmo na câmera (em caso de pequeno ou médio formato) ou no chassis (grande formato) tomando cuidado pra colocar a emulsão pro lado correto da exposição.

Depois é revelá-lo como se revela o papel, normalmente. No caso da grande formato dá um negativo muito bonito.

OI Pessoal… Então já fiz este processo e posso dizer que o papel P&B tem seu ISo por volta de “6”

Já fiz o teste, com uma camera 7x10 de campo, no momento tirei o fole dela para restaurar, o vidro quebrou e só sab pego um novo…

Amanhã coloco as fotos… Ha só lembrando papel num tem ISO, papel tem gradação e contraste…

Blz

Oi Galera começei a fotografar desse geito pq estava perdendo muita imagem fazendo pinhole, resolvi pegar uma 6x6 médio formato e fazer o processo com ela, que é cortar o papel do tamanho do (frame) quadro, deixar na opção B e ficar expondo como se fosse uma pinhole. Segue o resultado Medium Format... | Cais em Santos... Feita com yashica e pap… | Flickr

o papel fica no negativo ou no positivo?

Fica negativo mesmo igual ao filme…

Oi alguém tem alguma lente analógica da canon pra vender uma 50mm ou uma 55mm com diafragma 1.2?