Gohan e demais:
Gostaria em primeiro lugar de pedir uma coisa: que quem tiver alguma dúvida que achar que posso responder, por favor, pergunte através do fórum. Explico o porque disso.
A mensagem que recebo do fórum não contém o email de resposta, então para responder à pessoa preciso entrar na lista de membros e procurar, e não há uma forma rápida de busca. Onte para responder a uma outra passei por umas 20 páginas, e mesmo com conexão rápida isso toma tempo. Outra razão é que geralmente as perguntas podem interessar a outras pessoas também, e a conversa privada não permite que outros se interessem. De modo geral, se for coisa que eu saiba, sempre gosto de responder (exceto opiniões osbre que câmera comprar, que peço não me perguntarem). Quando eu tenho alguma dúvida ou assunto a esclarecer, também posto diretamente aqui, ou em outros fóruns ou listas, pois o debate com muitos é mais rico e proveitoso.
Bem, sobre a s5000 e o tamanho das ampliaçãos em 3mp. Minha experiência é que para retratos dá para fazer facilmente 15X21, desde que interpolando no PS em passos de 10%. Este é um bom tamanho, pois é exatamente a proporção do arquivo. Não fiz muitas fotos desse tamanho, pois geralmente as fazia de 18X24 em papel 20X25 a partir do RAW, mas as poucas que fiz a partir de 3mp em 15X21 deram muito certo, ficaram ótimas. Em relação à ampliação corresponde a 33% de interpolação somente, faixa bem modesta.
As Fujis com SuperCCD não são feitas para serem usadas na resolução igual ao número de pixels do sensor, e sim na resolução duplicada. Mesmo que o arquivo resultante não seja um verdadeiro 6mp, ele consegue entregar detalhamento mais ou menos equivalente a 4mp, de modo que se você quiser 4mp é melhor fotografar em 6 e reduzir depois. Fica de melhor qualidade. Se você buscar no dpreview, mesmo lá há essa nota a respeito do SuperCCD, dando conta dele propiciar um ganho de cerca de 33% em relação aos pixels físicos. Isso é unânime. O Bruce Fraser no livro sobre o Adobe Camera RAW recomenda especificamente que no caso de pixels não quadrados (Fuji) se faça a conversão do RAW no dobro dos pixels físicos.
Leia em:
Ivan