Para Gohan - s5000

Gohan e demais:

Gostaria em primeiro lugar de pedir uma coisa: que quem tiver alguma dúvida que achar que posso responder, por favor, pergunte através do fórum. Explico o porque disso.

A mensagem que recebo do fórum não contém o email de resposta, então para responder à pessoa preciso entrar na lista de membros e procurar, e não há uma forma rápida de busca. Onte para responder a uma outra passei por umas 20 páginas, e mesmo com conexão rápida isso toma tempo. Outra razão é que geralmente as perguntas podem interessar a outras pessoas também, e a conversa privada não permite que outros se interessem. De modo geral, se for coisa que eu saiba, sempre gosto de responder (exceto opiniões osbre que câmera comprar, que peço não me perguntarem). Quando eu tenho alguma dúvida ou assunto a esclarecer, também posto diretamente aqui, ou em outros fóruns ou listas, pois o debate com muitos é mais rico e proveitoso.

Bem, sobre a s5000 e o tamanho das ampliaçãos em 3mp. Minha experiência é que para retratos dá para fazer facilmente 15X21, desde que interpolando no PS em passos de 10%. Este é um bom tamanho, pois é exatamente a proporção do arquivo. Não fiz muitas fotos desse tamanho, pois geralmente as fazia de 18X24 em papel 20X25 a partir do RAW, mas as poucas que fiz a partir de 3mp em 15X21 deram muito certo, ficaram ótimas. Em relação à ampliação corresponde a 33% de interpolação somente, faixa bem modesta.

As Fujis com SuperCCD não são feitas para serem usadas na resolução igual ao número de pixels do sensor, e sim na resolução duplicada. Mesmo que o arquivo resultante não seja um verdadeiro 6mp, ele consegue entregar detalhamento mais ou menos equivalente a 4mp, de modo que se você quiser 4mp é melhor fotografar em 6 e reduzir depois. Fica de melhor qualidade. Se você buscar no dpreview, mesmo lá há essa nota a respeito do SuperCCD, dando conta dele propiciar um ganho de cerca de 33% em relação aos pixels físicos. Isso é unânime. O Bruce Fraser no livro sobre o Adobe Camera RAW recomenda especificamente que no caso de pixels não quadrados (Fuji) se faça a conversão do RAW no dobro dos pixels físicos.

Leia em:

Ivan

Ivan, eu acho a S5000 uma câmera compacta “diferente”, pois apesar de possuir o modo RAW (que estou começando a usar agora), aparentemente as fotos em 3MP dela possuem uma qualidade inferior às fotos de 3MP das demais câmeras (por causa da forte compressão em JPG e ISO 200). Mas como você explicou, as câmeras Fuji com SuperCCD devem ser utilizadas na resolução “duplicada”. É que até então, eu usava um cartão de 64Mb, mas agora estou com um de 256MB e posso usar a resolução máxima e RAW. :smiley:
Obrigado pelos esclarecimentos e desculpe ter perguntado por e-mail. :wink:

Abs,

Rogério

Não precisa se desculpar. Gohan. Apenas aproveitei sua pergunta para dizer isso, pois para mim é di´ficil gerenciar essas mensagens particulares.

A s5000 deve sempre ser usada em 6mp, seja em JPEG, seja na conversão do RAW, que deve ser feita através do plugin do PhotoShop ou através do programa s7raw (digite isso no Google que o achará de cara, é uma página meio em japonês), e nucna pelo programa da Fuji, que só faz um tiff igual oa JPEG, isto é, sem compressão.

Em 6mp, a imagem dela superará as 3mp concorrentes. O interessante é que a imagem em 6mp JPEG tem o mesmo tamanho em mb que a imagem de uma Canon 3mp em Fine, compensando aí a compressão com o tamanho, com vantagem.

Em RAW, aí você terá muitas possibilidades mesmo, e em retratos poderá fazer cópias de até 25X33, como eu fiz várias, e excelentes. para outros temas, como paisagens, 18X24 é o limite.

Ivan

Ivan,

Desculpe ressucitar esse tópico, mas hoje tenho uma S5000 e estou me divertindo com ela batendo algumas fotos por esse mundo !!! hehehehehe

Acredito muito que falta experiência para mim, principalmente no quesito Composição, pois acho que não sei compor direito a foto na câmera.

Só que tem um detalhe, lendo o tópico, vi que você indica a utilização dela em 6mpx, e eu só a utilizei até agora em 3mpx, no começo apenas em JPEG, agora com meu cartão de 2Gb só fotografo em RAW, mas nunca fotografei em 6mpx.

Recentemente fui a um casamento de um amigo e aproveitei para levar a câmera para bater algumas fotos, nada profissional, apenas por diversão mesmo, então aí você já imagina que eu não tinha os melhores closes e isso piorou mais ainda a composição das minhas fotos, mas tudo bem, o que me chamou a atenção, é que quando eu trouxe as fotos para o Camera Raw, fui cropar algumas para ficar menos pior a composição e fazendo alguns ajustes de exposição, por exemplo, expondo um pouco mais por causa da baixa luz do ambiente, ao fazer esse tipo de coisa, apareceram alguns ruídos que achei excessivo, só resolvendo com a ajuda do nosso caro amigo “Pictus” aqui do fórum que me indicou um software chamado Neat Image e que fez o “Remove all Noise Reduction” o que melhorou bastante a foto.

Agora lhe pergunto, você acredita que com a configuração em 6mpx na câmera, o ruído seria menor ?? Ou a S5000 realmente fica um pouco comprometida nas fotos com baixa luminosidade ?!!!

Vale lembrar que fotografar casamentos nunca foi o meu estilo de foto preferida, aliás, pelo contrário, não gosto de fotografar casamentos, gosto de fotografar Natureza, mais especificamente paisagens e animais. Mas enfim, foi apenas um teste, porque tudo quanto é festa da minha família, meus pais me chamam para eu bater fotos das pessoas, da festa e tal, o que normalmente ocorre em ambientes mais escuros.

Desculpe o longo texto, mas é isso aí…
Aguardo uma opinião sua, pois gosto muito dos seus textos.