Para quem usa filme

Que vinheta é essa?

Bacamarte,
sabe-se que as compras na BH demoram e tal…essas coisas de Raio-X , oscilação de temperatura…

depois da viagem de meses que o filme faz, ele não apresenta nenhum dano perceptível não?

abraços!

Bacamarte, eu já tinha conversado com gente da própria Fuji aqui no Brasil, e já esperava essa descontinuação desses filmes há um bom tempo…acho que até demorou…

Segundo me disseram, o mercado para esses filmes caiu bastante, tendo em conta que quem ainda usa filme agora tem um nível de conhecimento na fotografia bem maior, e acaba optando para o segmento profissional…e preferem os filmes como o Próvia, Vélvia, Reala e até o Próvalue…

Então o público que mais ultilizava os supéria 100 e 400, os “amadores”, já não o fazem mais, dando preferência maciça ao uso da tecnologia digital…

eu achei um explicação bem coerente. :ok: :ok:

Oi, Luiz, muito boa a foto, esse ângulo eu gosto muito. Repito a pergunta do colega, e essa vinheta? O efeito estranho que vc se refere, qual foi? desvio de cor? :ponder:

Paulo Machado = Qto ao filme azulado, foi usado á luz do dia mesmo, a paisagem ficou meio azulada… pode ser do laboratório também , não sei… vou testar em outro lab pra ver se é do filme ou do lab.

Tenho um vizinho no Rio que trabalha na Fuji, vou perguntar a ele o que há com os filmes aqui no Brasil.
Hoje tenho para usar 1xpb Kodak Tri-x 400, Fuji Superia Reala 100 e Superia Xtra 400. Nos 120, Fuji 160 NPS cor e uns vencidos em 11/1999 Kodak T-maxT400 CN .

abcs!!! :ok:

Amigos,

Aqui na loja já paramos de receber da Fuji o Superia 100, tendo apenas o 400 em linha ainda.
A Fuji ainda está produzindo o ProValue 200 mas não sei tbem até qdo!

Abraço,
Fernando

JCMACIEL, Razinva,

A Vinheta acontece porque a 10-20mm foi feita pra trabalhar com câmera com fator de corte, não pra Full Frame.
Para cobrir a área do sensor, ela projeta um cone de luz um pouco menor do que seria necessário pra cobrir um frame de filme. Daí acontece essa vinheta tão forte. :ok:

O que eu achei estranho no Superia são as cores sim. Achei muito magenta. Já o Kodak UltraMax se mostrou mais fiel.

Rostev

Agora você está infectado pela 10-20! Cara, é contagioso. Não tem jeito. :assobi:
O Pedrão tá gostando. Espero que vocês venham pra BH em breve pra gente fazer uma brincadeira com todas as 10-20 disponíveis. :smiley:

Também já comprei um lote de uns 30 Tri-X 400 no Ebay e chegou sem problemas. Achei que ia chegar totalmente velado com o Raio-X, mas veio beleza. A fiscalização chegou a violar a caixa e abrir um dos filmes pra ver se era filme mesmo, mas achei legal eles tomarem esse cuidado de não ir direto para o raio-x.

Ah, foi negócio comprar desta forma. Não foi cobrado imposto (o valor do produto mais frete saiu por uns $80). Na época, eu fiz o cálculo de quanto havia me custado cada rolo e saiu torno de R$13 enquanto nas lojas brasileiras já está em torno de R$25.

Para mim demorou uns 2 meses… chegou tudo ok.

Mesmo com raios X, etc, chegou tudo ok, sempre. Nunca comprei nada mais elevado do que ASA 400. Acho que até este ponto, não há problemas. Apenas no rótulo do Reala há a informação de que não deve passar pelo raio X. Entretanto, mesmo neste caso, ficou normal. :ok:

bacamarte, vc é do rio.
É só ir la no centro e ver se acabou ou nao. De quebra, o Sr. Caravalho vai te mostrar uma edição da FHOX com uma entrevista com o novo presidente da Fuji no Brasil e tal.
Na qual ele afirma que a fuji não vai parar de produzir.

parte da entrevista tá aqui
http://www.fhox.com.br/edicoes-anteriores/119-perfil.php

tem esse paragrafo:

FHOX - O que o senhor pensa das pessoas que profetizam o fim da foto em papel?
MAEDA - Acredito que a foto em papel sempre existirá. Estamos vivendo uma época digital. O ser humano não é digital, somos analógicos. Essa é a minha filosofia. Vivemos com os nossos cinco sentidos. Para satisfazê-los, necessitamos de papel. Foi o mesmo com a pintura, não é? Depois que apareceu a fotografia, a pintura continuou sendo importante. E o jornal continua sendo importante.

mais a frente, tem outra pergunta semelhante. Sobre os investimentos na área do filme. E o MAEDA é bem claro em dizer que a fujifilm não parará de produzir.
O que ele diz é que acreditam que a tecnologia do filme é satisfatória, e não se pretende em evoluir a qualidade dos filmes como era feito antigamente.

A revista é de Maio… aí nem dá pra folhear uma dessas na FNAC, ou em um jornaleiro,…

todos os filmes que eu eu sempre vi/comprei, estão lá, contuam lá…


no site da fujifilm tem todos os filmes de sempre (“sempre” relativo ao que eu sempre vi…)
acho q foi o Paulo que postou o link do site da fuji com um rolo superia 400 e um quality II.
Mas esses filmes estão na seção “amador”.
Clique em “profissionais”… lá há todos os que vc fala.

Muito chato isso, até porque sinceramente não gosto nem um pouco do resultado do pro-value no papel, acho as cores puxadas para o magenta e com a matiz muito para o pastel.

Gostava muito do “amador” Reala, sempre foi a minha opção.

Será que estão parando com tudo mesmo ? Daqui a pouco filme e papel, só os chineses…

Revelação de filme em papel já acabou, ao menos para negativos coloridos. O negativo é escaneado e impresso como digital nos minilabs.

Tá ruim assim por aí ?

Aqui ainda temos printers profissionais fazendo as ampliações diretmente apartir dos negativos, como o Milan, casa da Foto, etc…

Além do mais, sempre há a possibilidade de se ampliar em casa.

Aqui em Sampa também continua o trampo de labs tradicionais como o Gibo , Labtec e Still Lab, que fazem ampliações manuais de filmes coloridos.

Meus cromos eu mandava tudo para o Pihatti fazer Ciba, pena que acabou !!!
Tenho saudades do Processo Ciba.

vc é do rio mestaky?

mestaky,
vc conhece minilab que tenha ampliação 10x15 (normal) que seja satisfatorio?

por exemplo, fotos de viagem … tiramos uns rolos de 36, mas não rola de pegar o contato e mostrar pra família inteira olhar com a lupa.
Daí é necessário ampliar 10x15 pra todos verem, … mostrar pro pessoal todo.

foto pra botar em quadro no quarto tem lugar e endereço certo que a gente sabe

mas pra fazer essa ampliação em lote com resultado satisfatorio, você faz aonde?
eu tenho feito lá na Sol Nascente (R. voluntarios da pátria),… mas me decepcionei com o ultimo resultado.
Pra ver se o problema era no filme ou no processamento, eu deixei um outro rolo na Unimagem… pra ver o que vai dar.

mas diz ae… onde vc costuma fazer as paradas?

e a casa da foto é na Rua Benjamin Constant ?

achei um post sobre laboratorios com o google …
http://forum.brfoto.com.br/index.php?showtopic=8362&st=0

o problema é que o post é de 2005/2006 …

vc tem alguma lista valiosa dessa por aí?

valeu!!

Luiz seu maluco!! Vc tava usando a Sigma numa FF de filme??? :o Toma cuidado hein…

É só medir antes. Se o espelho não bater na lente não há riscos.

Mestaky,

O Reala eu ainda encontro, mas não nos minilabs. Só em loja fotográfica profissional, ou então pela Internet. Os preços são meio salgados, mas vale a pena sim. Às vezes, importo um monte na BH.