Pára-sol

Prezados,

Apesar do nome do acessário já dar alguma idéia, gostaria de saber maiores detalhes sobre o “pára-sol”, quais sejam ?

Qual o tipo de proteção que ele oferece : é apenas contra a luz solar ?
Quais os tipos de pára-sol existentes : circular, em formato de flor, etc ?
Faz alguma diferença na funcionalidade ou é puramente estética ?
Quando utilizá-lo ?
Em que categoria de digicam se faz necessário : só das ultra-zooms para cima ?

Agradece,

Max W. V. Carvalho

Vale dar uma lida

http://www.ricciardionline.com/Artigos/LensHood.htm

[]s
:thmbup:

Prezados,

Apesar do nome do acessário já dar alguma idéia, gostaria de saber maiores detalhes sobre o “pára-sol”, quais sejam ?

Qual o tipo de proteção que ele oferece : é apenas contra a luz solar ?
Quais os tipos de pára-sol existentes : circular, em formato de flor, etc ?
Faz alguma diferença na funcionalidade ou é puramente estética ?
Quando utilizá-lo ?
Em que categoria de digicam se faz necessário : só das ultra-zooms para cima ?

Agradece,

Max W. V. Carvalho

“Qual o tipo de proteção que ele oferece : é apenas contra a luz solar ?”

Não. Ele também protege o elemento frontal da objetiva de eventuais esbarrões, por exemplo, ao fotografar uma festa de casamento.

“Quais os tipos de pára-sol existentes : circular, em formato de flor, etc ?”
Os que eu conheço são o circular e o em formato de flor. Ah, já vi retangular para câmeras de vídeo.

“Faz alguma diferença na funcionalidade ou é puramente estética ?”
O pára-sol evita que a luz solar, ou outra qualquer, incida diretamente sobre a lente.
Desta forma evita o fenômeno conhecido como “flare” que causa perda de contraste e manchas circulares na foto.

“Quando utilizá-lo ?”
Sempre, mesmo à noite (como proteção contra respingos de chuva por exemplo). Além disso, o parassol pode ser a diferença entre uma lente riscada / quebrada ou uma lente inteira se a objetiva cair no chão.
Eu só não uso o parassol para macrofotografia pois ele atrapalha o flash.

“Em que categoria de digicam se faz necessário : só das ultra-zooms para cima ?”
Sempre que você quiser evitar o “flare”, use o parassol. Não tenho certeza quanto à sua utilidade nas ultra-zooms mas certamente o princípio é o mesmo.

Fábio

Obrigado pela elucidativa resposta. Estou adquirindo em breve uma Canon A610 ou uma FUJI S5200.
Com relação a esse modelo da Fuji eu suponho que a ela seja possível acoplar o pára-sol, mas não sei dizer se a A610 suporta este tipo de acessOrio ?
Outra coisa, é realmente necessário se acoplar este tipo de acessório em uma digicam compacta como a A610?

Caetano,

Obrigado pelo link, vou dar uma olha nesse texto.

[]'s a todos.

Antes vale a pena lembrar q as tipo flor, tem um rendimento um pouco melhor, pois os circulares, podem refletir os flares neles mesmos.

Fábio Com relação a esse modelo da Fuji eu suponho que a ela seja possível acoplar o pára-sol, mas não sei dizer se a A610 suporta este tipo de acessOrio ?
Eh sim, soh nao sei c precisa d adaptador, as sony da linha Hx jah vem com a rosca, creio a A610 precise d adaptador, nao sei t informar ao certo, mas q suporta... suporta!
Outra coisa, é realmente necessário se acoplar este tipo de acessório em uma digicam compacta como a A610?
Necessario nao... nao ha uma NECESSIDADE... oq existe eh um conselho, eh aconselhavel usar, mas creio q para por em uma compacta o valor "custo x beneficio" termina sendo elevado!
Antes vale a pena lembrar q as tipo flor, tem um rendimento um pouco melhor, pois os circulares, podem refletir os flares neles mesmos.
Fábio   Com relação a esse modelo da Fuji eu suponho que a ela seja possível acoplar o pára-sol, mas não sei dizer se a A610 suporta este tipo de acessOrio ?
Eh sim, soh nao sei c precisa d adaptador, as sony da linha Hx jah vem com a rosca, creio a A610 precise d adaptador, nao sei t informar ao certo, mas q suporta... suporta!
Necessario nao... nao ha uma NECESSIDADE... oq existe eh um conselho, eh aconselhavel usar, mas creio q para por em uma compacta o valor "custo x beneficio" termina sendo elevado!
Prezado colega,
Acredito que vc tenha razão. Certos acessários para as compactas não compensam. O adpatador da A610 chega a custar metade do preço da câmera, mais ou menos.
Além disto, dizem que se perde em qualidade quando se usa o adaptador para acoplar aquelas lentes conversoras para grande angular e teleobjetiva.
No caso do pára-sol, isto também acontece ?
Acho que vou terminar optando pela Fuji S5200 mesmo.
Este modelo precisa de adaptador para usar o pára-sol ?
Em relação a S5200, se eu optar pela aquisição deste modelo, poderei ficar mais tempo com a cam sem ela ficar desatualizada tão rápido ?
Em resumo, as ultra-zooms demoram mais tempo para ficarem obsoleta ?
Vale mais a pena pegar a A610 ou investir um pouco mais e pegar a S5200 ?
Agradece,

Max

Acho que vc está muito encanado com o parasol. Ele faz diferença, mas nada que sua mão tampando o sol não faça igualmente.

Acho que vc está muito encanado com o parasol. Ele faz diferença, mas nada que sua mão tampando o sol não faça igualmente.
Eu não uso na minha 80-200... :denken:

Acho que quem pensa muito não se casa. As vezes, não casam NUNCA…

Max, tudo bem?

<blockquote>Este modelo precisa de adaptador para usar o pára-sol ?</blockquote>

Não se você tiver um parasol de 55mm, e sim se o parasol for maior ou menor.

Em relação a S5200, se eu optar pela aquisição deste modelo, poderei ficar mais tempo com a cam sem ela ficar desatualizada tão rápido? Em resumo, as ultra-zooms demoram mais tempo para ficarem obsoleta?

Depende em que parâmetros se diz desatualizado, mas se preferir pode optar pelos modelos mais novos, no caso da fuji, a S6500fd mas deve esperar um pouquinho para cair de preço e chegar por aqui.

Vale mais a pena pegar a A610 ou investir um pouco mais e pegar a S5200 ?

Depende de seus objetivos fotográficos,
-S5200 x A610
Sensor: 1/2.5 x 1/1.8
Zoom Óptico: 10 x 4 (o digital desconsidera pois não serve para nada)
Pixels: igual (5.0)
LCD monitor: 1.8 x 2 polegadas.
Macro: 10 x 1 cm (acho que é isso)
Formato arq.: jpg, raw x jpg
Abertura diafragma: F3.2- F8 x f/2.8- f/4.1
Velocidade de Disparo: iguais, 15-1/2000 sec, (é a velocidade de captura, pode ficar 15 sec. capturando a imagem até 2000 vezes mais rápido que 1 sec.)
O tamanho nem precisa comentar…
Então ai foi algumas diferenças entre elas, a decisão de uma camera é pessoal, mas as respostas de suas duvidas estará na leitura, os fóruns contem muita informação, então leia, leia e leia.

Abraços :bye1:

Acho que quem pensa muito não se casa. As vezes, não casam NUNCA...
Concordo e acrescento "forno aberto não se assa pão".

Tome a decisão, compre a câmera aprenda muito e assim ira fazendo o update conforme suas “necessidades”…

Abraços

Bem, eu uso sempre pára-sol. Uso os de borracha mesmo.

Quanto mais emsombrada a lente, mais voc~e terá luz incidindo nela de direções não desejadas. Um pára-sol perfeito evitaria inclusive as reflexões em suas superfícies internas, as direcionando para fora da lente.

Um pára-sol imperfeito lhe dará mais de 80% dos benefícios de um perfeito.Qualquer pára-sol vale a pena, mesmo a mão, como o Gabriel disse, mas é mais simples usar um qualquer.

Em um pára sol perfeito, a boca deve ser retangular. Deve ser dito contudo que as lentes zoom não podem ter pára-sóis perfeitos, pois o que seria perfeito em wide não seria em tele. Só lentes fixas podem ter pára-sóis específicos e precisos.