E aí pessoal! Bom, eu pretendia fazer as fotos de Paraty com a Rolleiflex. Eu estava super feliz com a câmera, mas nem tudo são rosas. Quando fui colocar o 1o filme, ainda aqui em SP, percebi que ela não travava o obturador, então fui girando a manivela até passar o filme inteiro. Não dava pra fotografar.
Por sorte, um dia antes chegou pelo correio uma Yashica Mat 124B que eu comprei no ML. A câmera chegou perfeita, sem um arranhão e funcionando perfeitamente. Resultado, levei a Yashica, que também me rendeu ótimas fotos! Fiquei muito satisfeito com o resultado, e curti demais fotografar com TLR.
As fotos são todas de Paraty, no fim de semana passado, do Paraty em Foco.
Fotografei com Tri-X 400. Esse filme é uma beleza, tem uma latitude absurda e um contraste muito bonito. Fiquei muito feliz pois foi a primeira vez que fotografei sem fotômetro. Fui no Sunny 16 mesmo e não é que deu certo?! Dá uma alegria de ver que as fotos saíram sem eu precisar de um fotômetro!
Enfim, chega de papo e vamos às fotos:
Photoshop só Levels, Curves, Dodge e Burn.
Gostei muito das fotos a exemplo da 6 e 7. Teu autoretrato ficou muito legal também. Como sou fã de retratos de pessoas em PB e espontâneos, principalmente quando mostram expressões marcantes, favorito a última foto. Ficou muito bacana. Tecnicamente acho que foi a melhor também.
Valeu, Marcio! Lindas as tuas fotos do Flickr também! Estou começando a gostar bastante do Tri-X! Esse contraste dele é lindo demais! Além da latitude estupenda… Estou até pensando em comprar uma lata pra 35mm.
Valeu Guto! Essa Yashica é uma beleza, entendi porque você fala tão bem dela! A foto 6 foi bem despretensiosa, estava vendo uma exposição do Thomaz Farkas no 1o andar de uma casa e vi que tinha uma porta entreaberta pra varanda que tinha essa grade. Aí coloquei a câmera na abertura da porta e tirei a foto. Ajudou bastante estar com a TLR nessa hora…
A do retrato também me marcou. Esse senhor faz Heliogravuras, um trabalho maravilhoso, depois posto um tópico sobre isso. Eu estava tirando fotos com a Yashica por Paraty e justo na hora que eu cheguei na casa dele o filme acabou. E estava entrando uma luz linda pela porta. Então fiquei lá um tempo, conversei com ele e fui embora. Voltei pro hotel, almocei, peguei o outro rolo de Tri-X e saí de novo pra fotografar. Reservei as 2 últimas chapas pra tirar uma foto dele, se eu conseguisse, pois o sol já tinha baixado bastante e eu não sabia se iria conseguir aquela luz que eu tinha visto mais cedo. Então fui tentar a sorte, cheguei lá, ele estava mostrando o livro dele para outras pessoas. Pra minha felicidade a luz ainda estava entrando, agora mais suavemente pela porta. Pedi pra fotografá-lo, ele concordou e tirei 2 fotos enquanto ele estava absorto em mostrar seu trabalho. E é impressionante como é mais fácil tirar um retrato com TLR, a pessoa fica bem menos “intimidada”, a relação é bem mais fácil.
Essa ficou bem legal, mas a outra não tão boa, pois ele levantou o braço e acho que bloqueou um pouco de luz. Vou colocá-la aqui daqui a pouco.
Valeu!
Obrigado CMKILL!
Magina, Malicky! Pelo contrário, foi bom você ter me dito porque assim eu deixo de ser preguiçoso e faço as coisas com mais calma! :aua: Realmente tava uma caca aquilo :hysterical:
Obrigado Awern! De fato, é um outro “ritual” usar filme. Desde tirar as fotos, até esperar a revelação, e finalmente ver o resultado! Além do próprio filme, o grão, os tons, a latitude. É uma delícia. E realmente esse tri-x tem um contraste maravilhoso!
Valeu os comentários!
Valeu Blasius!
Então, mandei revelar com o Sr. Ogava, aqui em SP. Além de muito bem feito e barato fez um serviço extremamente rápido! Entreguei 5 rolos na segunda e na terça já tava tudo pronto!
Abraço!
Obrigado Fábio! Realmente, a qualidade do Médio Formato é uma coisa absurda!! Quero fazer umas ampliações pra ver como vai ficar…
Abraços!
Obrigado Formel!
A parte dois está em “processamento” hehe. To com uma preguiiiça de tratar no PS. Mas essa semana eu trato e posto aqui!
Putz, essa bailarina me chamou a atenção várias vezes. Mas acabei não fotografando, por não conseguir uma cena interessante com ela. Você esteve por lá?
Abraços!
Estive lá não. Bem que queria, mas não deu. Essa bailarina é famosa e os autores dela colocaram várias fotos de outros fotógrafos no site deles. Achei a idéia deles legal. Se vc tivesse tirado a foto dela, provavelmente seria o único a fazer isso com uma TLR.
Olha que vacilo! :doh:
Se eu soubesse tirava uma pra participar… Algumas ficaram bem legais! E eles até foram entrevistados lá na Paraty em Foco!
Abraços!