Eu fiz um roteiro completo, saíndo do estado de São Paulo até Ushuaia, by car.
Cidades: Punta/Montevidéu/Buenos Aires/Bahia Blanca/Trelew/Caleta Olívia/Rio Gallegos/Puerto Natales/Torres del Paine/El Calafate/El Chaltén.
Na volta, fiz um esquema para voltar por Puerto Iguazú para dar uns shots das cataratas, que são show.
Este seria o roteiro full, que daria 30 dias e uns 12.000km rodados em média.
Só que para completa-lo o ideal seria ultrapassar os 30 dias…tipo uns 40 dias, só que é difícil tirar tamanha quantidade de dias de férias…
A parte mais cara de todas é Torres, onde o ideal seria ficar em refúgios ou acampar, pois os hotéis por lá são caros d+.
Um segundo roteiro, bem mais light seria indo de Sampa direto para Ushuaia de avião e de lá ir para Torres, Calafate e Chaltén, ao meu ver seria mais barato, porém, não teria as paisagens e a aventura by car na Ruta 3 hehehe
Eu iria by car saindo agora em Janeiro, porém, surgiram algumas complicações, tipo eu só consegui tirar minhas férias em Fevereiro, sendo que meu colega não conseguiu tirar no mesmo período, segundo… a crise mundial e inflações na Argentina me fizeram ficar mais apreensivo.
Muita coisa subiu de preço, tais como alimentação e hospedagem.
Por isto eu estou pensando em adiar para final de 2009 / começo de 2010 esta viagem.
Pois eu quero faze-la by car.
Esta é uma viagem átipica, sendo que além de estar preparado fisicamente é necessário uma atenção maior com o carro e alguns equipamentos, tais como pele, barraca e botas e outros equipamentos… dependendo do que você quer fazer, claro.
Lá embaixo o clima é radical, pode fazer sol, chover, nevar tudo isso na mesma tarde, fora o vento que é d+ gelando até os ossos.
Melhor época para ir é de Dezembro até final de fevereiro, além disso já começa a esfriar d+ ficando ainda mais radical o desafio, porém, muitos passeios param de funcionar devido ao clima radical, por isso eu acho que não compensa ir fora da estação Verão.
Se você for por Agências de viagens, eu aconselho a combinar somente passagem aérea, translados e hotéis, o resto, você faz por conta.
Você pode alugar um carro em Ushuaia e conhecer tudo por lá, o que leva uns 3 ou 4 dias.
Pode depois pegar um ônibus e seguir para Torres, ficar uns dias lá, depois subir para Calafate e se for seu desejo, ir para Chaltén que também é legal.
Na volta, você compra a passagem saíndo de Calafate direto para Buenos e de lá você volta para o Brasil.
Eu digo para você fazer os passeios por conta, pois…é um saco ir por agência e ficar preso aos horários e gostos dos guias… por conta tu não vai ficar preocupado com horário para não perder a van/ônibus e vai aproveitar infinitamente mais, sacou?
Um outro passei muito legal lá seria o Trekking “W” onde você contorna todo o Parque Nacional, são por volta de uns 7 dias de caminhada… este sim, você deve ir com guias experientes… além de possuir todos os devidos equipamentos e um acondicionamento físico de acordo.
Se for de avião a passagem aérea esta por volta de uns R$ 1.500,00 ida e volta (Submarino Viagens).
Coloca mais uns R$ 1.000,00 de passeios (Ushuaia/Torres/Calafate).
Para os passeios, existe uma infinidade… porém tem uns que você tem que fazer default, tipo “Parque Nacional Tierral Del Fuego”, “Glaciar Martial” e “Canal de Beagle” em Ushuaia… Em torres…uma infinidades de trekking com passeios de 8 horas até vários dias… Calafate, todos “Los Glaciares”… “mini trekking no Perito” e seu parque nacional… em Chaltén… varios trekking também…tipo “Laguna Torres”, “Los Três” e o lago “Viedma” até a geleira.
Enfim, não tem como listar… as possibilidades são quase infinitas de passeios…
Alimentação e hospedagem variam muito, dependendo do que você desejar.
Tem albergues de US$ 25 até hotéis de US$ 290 (Torres…)
Como cita nosso amigo acima, a Patagônia é gigante, sendo que você pode customizar muito o que quer fazer, dependendo de quantos dias/grana você vai ter.
Para quem tem dúvidas se seu carro aguenta tal viagem… bom lhe digo que já falei com gente que foi de Fusca à Honda Biz para lá… ou seja… quando possui tempo e $$$ pode fazer qualquer coisa… como um maluco que saiu do Canadá e foi até a Patagônia… de moto, cerca de… uns 30.000 km ida e volta…
Quanto mais você pesquisa, mais você verá que existe muita gente que curte a vida como tem que ser.
E agente aqui preso no escritório… :ponder:
Qualquer dúvidas, estamos ae. 
Abraços.