Patagônia

Pessoal

Alguém sabe dar alguma informação sobre viagens para a Patagônia? Dei umas olhadas na internet mas achei as informações vagas.
Algumas informações seriam bem vindas tipo:

• Custo
  • Qual empresa tem mais experiencia no assunto
  • Duração da viagem
  • Pontos visitados
  • E mais alguma que possa somar aqui…

É a viagem dos meus sonhos (e quase rolou de ir nesse fim de ano, um amigo sai amanhã de carro pra lá, 40 dias de estrada!.. mas pra proxima eu to dentro)… enfim:

Bom, como eu não sou muito de ir nesse lance de empresas, pois curto um esquema bem mais independente (e consequentemente mais barato), sugiro dar uma olhada no Mochila Brasil, é um fórum que tem muita (muita mesmo!) informação sobre todo o mundo:

Agora, se o que vc quer é um esquema “pronto”, tipo só entrar no avião e seguir o que o guia “sugerir”, sei que tem varias empresas que fazem isso, já li muito sobre a Pisa e a Ambiental, dentre outras, mas particulamente não conheço o trabalho de nenhuma.

No Mochileiros vc vai ver que a Patagonia é enorme, entao os pontos visitados podem ser vários, desde geleiras à picos nevados, passando por trekkings inesquecíveis ou passeios à cavalo. O lance é escolher o que mais lhe agrada.

Enfim, só pra constar, num esquema independente deve gastar uns 50% menos que um pacote…

abs e boa viagem!!

Marcondes, valeu pelas dicas, vou dar uma olhada lá nesse site que vc indicou.
valeu mesmo!!

Eliel, para quem sabe bem inglês o forum do Lonely Planet é muito bom. É muito ativo, os usuários são muito prestativos, você pode conseguir todo tipo de informação, para qualquer viagem, para qualquer lugar que você possa imaginar.
Aqui io link:

E uso muito também o www.tripadvisor.com, lá é um ótimo lugar para se pesquisar hotéis, as informações são muito confiáveis.
Se fizer viagem de aventura, com trilhas e quiser uma agência confiável, informe-se com Freeway Brasil:www.freeway.tur.br
Eles são muito bons, fiz a Trilha Inca para Machu Picchu com eles e recomendo.

Olha, a Patagônia é uma das viagens dos sonhos que um dia ainda realizarei. Boa sorte! e boas fotos! :ok:

Valeu Célia pelas dicas dos sites…vou olhar sim.
E olha, Patagônia também é a minha viagem dos sonhos pra fotografar, espero poder realizar esse sonha ainda em 2009, se Deus quiser!!!
Abraço!

Eu fiz um roteiro completo, saíndo do estado de São Paulo até Ushuaia, by car.

Cidades: Punta/Montevidéu/Buenos Aires/Bahia Blanca/Trelew/Caleta Olívia/Rio Gallegos/Puerto Natales/Torres del Paine/El Calafate/El Chaltén.
Na volta, fiz um esquema para voltar por Puerto Iguazú para dar uns shots das cataratas, que são show.

Este seria o roteiro full, que daria 30 dias e uns 12.000km rodados em média.
Só que para completa-lo o ideal seria ultrapassar os 30 dias…tipo uns 40 dias, só que é difícil tirar tamanha quantidade de dias de férias…

A parte mais cara de todas é Torres, onde o ideal seria ficar em refúgios ou acampar, pois os hotéis por lá são caros d+.

Um segundo roteiro, bem mais light seria indo de Sampa direto para Ushuaia de avião e de lá ir para Torres, Calafate e Chaltén, ao meu ver seria mais barato, porém, não teria as paisagens e a aventura by car na Ruta 3 hehehe

Eu iria by car saindo agora em Janeiro, porém, surgiram algumas complicações, tipo eu só consegui tirar minhas férias em Fevereiro, sendo que meu colega não conseguiu tirar no mesmo período, segundo… a crise mundial e inflações na Argentina me fizeram ficar mais apreensivo.
Muita coisa subiu de preço, tais como alimentação e hospedagem.
Por isto eu estou pensando em adiar para final de 2009 / começo de 2010 esta viagem.
Pois eu quero faze-la by car.

Esta é uma viagem átipica, sendo que além de estar preparado fisicamente é necessário uma atenção maior com o carro e alguns equipamentos, tais como pele, barraca e botas e outros equipamentos… dependendo do que você quer fazer, claro.

Lá embaixo o clima é radical, pode fazer sol, chover, nevar tudo isso na mesma tarde, fora o vento que é d+ gelando até os ossos.

Melhor época para ir é de Dezembro até final de fevereiro, além disso já começa a esfriar d+ ficando ainda mais radical o desafio, porém, muitos passeios param de funcionar devido ao clima radical, por isso eu acho que não compensa ir fora da estação Verão.

Se você for por Agências de viagens, eu aconselho a combinar somente passagem aérea, translados e hotéis, o resto, você faz por conta.
Você pode alugar um carro em Ushuaia e conhecer tudo por lá, o que leva uns 3 ou 4 dias.
Pode depois pegar um ônibus e seguir para Torres, ficar uns dias lá, depois subir para Calafate e se for seu desejo, ir para Chaltén que também é legal.
Na volta, você compra a passagem saíndo de Calafate direto para Buenos e de lá você volta para o Brasil.

Eu digo para você fazer os passeios por conta, pois…é um saco ir por agência e ficar preso aos horários e gostos dos guias… por conta tu não vai ficar preocupado com horário para não perder a van/ônibus e vai aproveitar infinitamente mais, sacou?

Um outro passei muito legal lá seria o Trekking “W” onde você contorna todo o Parque Nacional, são por volta de uns 7 dias de caminhada… este sim, você deve ir com guias experientes… além de possuir todos os devidos equipamentos e um acondicionamento físico de acordo.

Se for de avião a passagem aérea esta por volta de uns R$ 1.500,00 ida e volta (Submarino Viagens).
Coloca mais uns R$ 1.000,00 de passeios (Ushuaia/Torres/Calafate).
Para os passeios, existe uma infinidade… porém tem uns que você tem que fazer default, tipo “Parque Nacional Tierral Del Fuego”, “Glaciar Martial” e “Canal de Beagle” em Ushuaia… Em torres…uma infinidades de trekking com passeios de 8 horas até vários dias… Calafate, todos “Los Glaciares”… “mini trekking no Perito” e seu parque nacional… em Chaltén… varios trekking também…tipo “Laguna Torres”, “Los Três” e o lago “Viedma” até a geleira.
Enfim, não tem como listar… as possibilidades são quase infinitas de passeios…

Alimentação e hospedagem variam muito, dependendo do que você desejar.
Tem albergues de US$ 25 até hotéis de US$ 290 (Torres…)

Como cita nosso amigo acima, a Patagônia é gigante, sendo que você pode customizar muito o que quer fazer, dependendo de quantos dias/grana você vai ter.

Para quem tem dúvidas se seu carro aguenta tal viagem… bom lhe digo que já falei com gente que foi de Fusca à Honda Biz para lá… ou seja… quando possui tempo e $$$ pode fazer qualquer coisa… como um maluco que saiu do Canadá e foi até a Patagônia… de moto, cerca de… uns 30.000 km ida e volta…

Quanto mais você pesquisa, mais você verá que existe muita gente que curte a vida como tem que ser.

E agente aqui preso no escritório… :ponder:

Qualquer dúvidas, estamos ae. :ok:

Abraços.

Báhhhh Jesiel, valeu pelas dicas…vou ver se arrebanho alguns malucos conhecidos pra encarar essa de ir por conta, sem agências porque pelo jeito é muito mais legal mesmo…
ABraço!

Muito mais legal sim.
Entra no fórum dos Mochileiros, lá tem muita gente que vai para lá, muitos tópicos sobre tudo.
Mas não vai ter nenhum passo a passo… tem que ler vários posts para captar todas as informações hehehe.

Abraços.

Eliel

Estarei indo semana que vem,dia 04/01/2009.Então vou te passar algumas dicas.

A Patagônia se divide em Argentina e Chilena.
A região mais famosa do lado chileno é o Parque Torres Del Paine.Dentro deste parque vc pode fazer vários circuitos,que consiste na volta completa(7-10 dias),o “W”(6-4 dias),ou apenas visitar a Torres Del Paine,coisa de 1 ou 2 dias.Se optar pelo Paine ou “W”,vc pode ficar no refúgios,que são alojamentos instalados em pontos estratégicos.Assim,vc não precisa carregar barraca e equipo para cozinhar.Mas a diária nestes refúgios é cara e a comida idem.Já a volta completa é mais hard,consiste em fazer um “O” em torno do parque e para isso vc precisa de um bom preparo físico para levar a mochila pesada,pois haverá um trecho que não há refúgio,logo terá que acampar e fazer a sua comida.A volta completa começa na entrada do parque e depois de 3-4 dias,se junta ao “W”,como vc pode ver na foto abaixo:

http://img166.imageshack.us/img166/4997/emailmarketing29ac4.jpg

A cidade estruturada mais perto se chama Puorto Natales(110Km),onde vc compra os mantimentos que vai levar para o parque.Para chegar em PN,vc precisa ir até Punta Arenas(CL) ou El Calafate(Arg).

Do lado argentino,a região mais famosa é El Chaltén.Diferente do Paine,há um vilarejo com uma estrutura mediana praticamente do lado do parque.Por conta disso,vc não precisa ficar muito tempo nas trilhas.Pode ficar 2 a 3 dias acampado no parque e voltar para a cidade para dormir em algum refúgio.A região é igualmente bela ao Paine com trilhas mais curtas.Há tb a opção hard de caminhar sobre o gelo continental(7-10 dias).É de El Calafate que vc chega em El Chaltén.
Mapa de El Chaltén:

http://img181.imageshack.us/img181/3669/mapatrekkingchaltenwebtg3.jpg

Em qualquer um dos lados a região é belíssima e a viagem vai depender do seu grau de aventura e do seu bolso.Com exceção da trip hard do gelo continenal,vc não precisa contratar guia,nem agência,pois a trilhas são bem demarcadas.O lado chileno é mais caro que o argentino.
Estou indo ficar pelo menos 15 dias em El Chaltén,pois a minha intenção é conhecer totalmente esta região.

Qualquer dúvida,é só perguntar!

Falow

Putz acabei não respondendo as suas dúvidas.Vamos lá:

Custo:Se for de mochila com todo equipo,com uns R$3000,00 vc consegue ficar uns 15 dias do lado argentino.
Agência:Recomendo a boa e cara Pisa Trekking.Mas tem muitas agências por lá.Basta hablar espanhol.
Duração:De 15 a 30 dias
Pontos visitados:Vai depender do seu “estilo”.Basicamente é Paine e El Chaltén

Muito legal as informações Escalador.
Sem dúvidas os trekking são d+.
Tudo lá embaixo é muito bonito.

Não esqueça de postar as fotos depois lá na Galeria.

Escalador, valeu mesmo pelas informações, estão sendo muito úteis as info que vcs estão me passando.
Valeu.
E como o Jesiel falou, depois posta as fotos aí pra gente curtir.
Abraço