Perda de definição de Imagens - D80 Sigma 8mm

Oi pessoal, tudo bem? Sou novo no Forum (primeiro post).

Possuo 2 Nikon D80, ambas equipadas com Sigma 8mm 1:3.5 EX DG Fisheye (idênticas). De uns tempos para cá comecei a perceber certa diferença nas fotos de cada uma das câmeras. Um camera parece obter melhores resultados, com mais definição. A diferença é sutil, parece que é como se uma câmera estivesse com um efeito “Sharpen” ao passo que a outra tem um leve Blur. Percebo isso principalmente em contornos de objetos.

Já fiz todos os teste, deixei ambas as câmeras com as mesmas configurações, tirei fotos ao mesmo tempo. E mesmo assim há grande diferença nos resultados. Alguém sabe o que pode estar acontecendo? A câmera que está com qualidade inferior, é um pouco mais antiga, tendo sido comprada em 2007 e a mais nova no começo de 2008 (cerca de 6 meses de diferença). Já verifiquei as lentes, trocando-as, mas os resultados se mantiveram.

Alguém faz idéia do que pode sere pode me ajudar? Nunca ouvi falar nisso, mas minha camera pode estar “morrendo”? Creio que isso não tenha nada há ver com obturador.

Desde já, muito obrigado,

Tiago Gimenes - Sferica Tour Virtual

A câmera mais soft deve estar com desvio de foco. Tem que mandar calibrar.

Concordo que seja desvio no foco, assistência técnica, é o caminho.

Oi Pessoal, muito obrigado pela ajuda. Nunca tinha ouvido falar nisso ou visto isso ocorrer. Vou levar na assistencia e quando eu tiver a solução, posto novamente aqui. Desde já, muito obrigado.
Um abraço,
Tiago Gimenes
Sferica Tour Virtual
www.sferica.com.br

Oi pessoal, levei a camera para assistencia na Tanaka aqui em São Paulo, e descobriram que não era problema na Câmera. O problema é na lente. Agora surge o problema, onde levar pra assistencia SIGMA? E sendo o problema na lente alguém faz idéia do que pode ser??? Será que fungos causariam um efeito como esse?
Obrigado,
Tiago Gimenes
Sferica Tour Virtual
www.sferica.com.br

Se alterando as lentes entre as duas câmeras, e o problema continuou, com certeza não é a lente, ja que no outro corpo a lente teve um bom desempenho.

Olá Fletcher, desculpe, não fui claro no primeiro post. O problema com certeza é na lente, não na câmera. (Quando escrevi o primeiro post ainda não tinha certeza disso). Agora resta saber qual é o problema da lente e se tem manutenção. Passei agora há pouco na Fototecnica Gonzales (indicação da CONSIGO onde comprei a lente) na Conselheiro Crispiniano. Me informaram que até sexta me dão o orçamento. Vamos ver o que vai dar… Alguém conhece o serviço dessas asistencia? Ou sabem o que pode estar acontecendo na lente?
Até mais,
Tiago Gimenes
Sferica Tour Virtual
www.sferica.com.br

Oi pessoal, bom, problema resolvido.
Fui super bem atendido na Fototecnica Gonzales. O senhor que me atendeu, disse que havia um pequeno “jogo” (balanço) interno nos ajustes de foco, o que poderia ter sido causado por uma queda (o que na minha mão nunca aconteceu), mas enfim, ele apenas reapertou algumas roscas, fez alguns ajustes e a lente vou ao normal. Pra falar a verdade ficou melhor que antes e até melhor que a outra que tenho. Rsrsrsr E o melhor de tudo: o senhor de lá nem mesmo me cobrou nada. Bom, com certeza ganhou um cliente. Sempre que eu precisar de algo com certeza irei procurá-lo. E já fica a indicação. Fototecnica Gonzales na Conselheiro Crispiniano = APROVADA E INDICADA!!!

Valew pessoal,
um abraço,
Tiago Gimenes
Sferica Tour Virtual
www.sferica.com.br