Pergunta tosca sobre objetiva

Pessoal,volto a pedir ajuda e a dizer que sou ogro mesmo,mas vamos lá.Tenho pouca grana,me endividei com uma D7100 e gostaria de endividar com uma objetiva mas sempre a dúvida.gosto de macro,se comprar uma nikon 60mm 2.8 macro,se assemelha com a 50mm,é uma lente clara para fotos internas ou tenho que ter também uma 50mm,apesar da 50mm ser bem mais barata. :aua: :aua:.Podem xingar.Errando se aprende. :smiley:

A 50mm não e lente macro, portanto, não é designada para este tipo de fotografia

Depende do que você quer. Se quer macro, as opções melhores e mais baratas são a 60mm 2.8 como você disse e a 40mm 2.8 (que é um pouco mais barata). Elas, obviamente, não são só macro, portanto podem ser usadas normalmente. São relativamente claras. Agora se você quer uma prime boa então pode pegar a 35mm 1.8, a 50mm 1.8 ou a nikon 50mm 1.4/sigma 35mm 1.4 que são mais caras. Para uso comum (sem ser macro) estas se sairão bem melhor que as macros citadas (1.8/1.4 é bem mais clara que 2.8), mas você perde a função macro.

Ou seja, depende do uso. :ok:

Thiagomb,tirou minha dúvida,com a macro 60mm 2.8 posso usar como macro e para fotos normais externas por ser uma lente razoavelmente clara para todas as situações,é isso?

Exato. A 60mm macro vai fazer mais ou menos o papel das famosas cinquentinhas, porém com um ângulo um pouco mais fechado, com abertura máxima um pouco menor, mas com a possibilidade de uns macros bacanas…

Essa dúvida é exatamente a mesma que ocorre nas full-frame entre 85mm “normal” para retratos ou 100mm macro, que faria as duas coisas também!

gostaria mesmo da 18-105mm macro,mas esse milão e pouco a mais tá me incomodando.

18-105 nao é macro, a 105mm 2.8 sim é macro :ok:

Sem gastar um pouco é difícil ter qualidade, mas acho que essa lente aqui te dará um “gostinho” de macro com um distância focal muito útil, um meio termo entre a 35 e 50 tradicionais:

Já tive a AF-S 60 2.8G, excelente lente e me virei bem com ela. Cheguei a participar da Semana 50tinha aqui do fórum com ela. Muito boa para Retratos e Macro :ok:

Acho que vou ficar na 60mm mesmo.Valeu pelas dicas amigos.