Gostaria de levantar entre voces uma questão que tem me incomodado nos últimos tempos nos fóruns de fotografia que participo.
Tem muitos dos foristas que são mestres em ficar perguntando preço de tudo, mas que a gente sabe que não vai comprar…
Por exemplo: Aqui no fórum mesmo tem diversas pessoas que tudo que é vendido ficam perguntando: Quanto custa, quantos clicks, nome da mae, do pai, do cachorro, etc… mas na realidade está apenas especulando, mas não vai comprar.
O cara é amador, seu conjunto é Canon, mas fica perguntando preço de lente Nikon, pergunta pra cameras Nikon qtos cliques, preço, se parcela, pergunta preço de analogica, preço de cameras profissionais (tipo D2X), médio formato, etc…
Com o advento da internet é mto fácil postar perguntas desse tipo… Mesmo pq, são 2 clicks e algumas palavras. Mas a realidade é que a pessoa está na busca por um comprador, e não por expeculações.
Com isso, gostaria de sugerir aos foristas, que, se não estão querendo comprar, expressem para o vendedor. Digam qual interesse real no equipamento, pq isso é mais honesto, e se vc vier a comprar, vai alegrar o vendedor e não irritar. Não sei o que voces acham, mas eu considero isso mto saudável e interessante que façamos perguntas se estamos pensando em comprar…
É engraçado isso. Mas acho que é só curiosidade. Não vejo problema, até mesmo que para o vendedor será um UP toda vez que alguém fizer esses tipos de perguntas, o que pode atrair algum comprador real.
Ou talvez o comprador real pense: putz… chegaram na minha frente… e acabe por desistir da compra ou se desinteressar em entrar e ver se o que se interessou realmente comprou.
Acho que é preocupar atoa com isso, agente mesmo vai em loja procurando algo e perguntamos preço de outras coisas por simples curiosidade. Imagina se o vendedor não tivesse paciencia? (apesar de varios lugares eles naõ terem mesmo)
Ainda bem q curiosidade não mata, e perguntar também não ofende …
Tbm não vejo problema nenhum nisso.
Normalmente meus anuncios tem muitas perguntas, não me incomodo em responder e em alguns casos a gente especula esperando obter uma boa oportunidade, do tipo “eu quero uma range finder” e especulo em todas as que aparecem, ai quando surge uma oportunidade que eu acho que vale a pena eu acabo comprando.
O mesmo para usuários de outros equipamentos, por exemplo, eu tenho nikon, mas começam a surgir boas oportunidades de Canon eu posso vir a me interessar pelo sistema.
Fernando, acho que em algumas ocasiões realmente incomoda, principalmente quando são perguntas repetidas. Mas olhando em outra perspectiva: Eu estou querendo comprar uma DSLR, mas ainda não defini qual. Talvez feche um trabalho que me renderá uma boa grana, que será fundamental para compor a grana da câmera. Então eu tenho que especular em cima dos anúncios, para ter tudo em cima se fechar ( inclusive porque será tudo meio corrido ). E às vezes tbm especulo sobre lentes. Não tenho nada à vista, mas se o negócio me parecer bom, eu compro mesmo…rs
Eu entendi que são casos específicos, mas tbm faz parte do papel de vendedor atender os “caroços”. E às vezes o cara tem uma A300, mas tem grana, e acabou de descobrir a fotografia e quer comprar uma D2X. Isso acontece. Trabalhei na área de câmbio por 5 anos, e as pessoas mais esfarrapadas que entravam na loja eram as que tinham mais grana e que davam menos problema.
Agora, tudo é uma questão de bom senso. Se o cara quer só informações sobre o equipamento e nada tem a ver com a negociação, então deve enviar uma MP. Fica melhor para todos !
Agora, tudo é uma questão de bom senso. Se o cara quer só informações sobre o equipamento e nada tem a ver com a negociação, então deve enviar uma MP. Fica melhor para todos !
No entanto, por ex… Pega alguem que já tem REFLEX Canon, que não está atras de um novo equipamento, mas fica especulando toda vez que aparece um equipo no forum…
Não estou falando de interesse… Eu tenho interesse em algumas coisas e pergunto mesmo… Mas eu não tenho interesse, por ex., em rangefinder (pegar seu exemplo, Leo), mas toda que aparece eu fico perguntando… Acho que não faz sentido.
Qdo eu quis comprar outra SLR, perguntava mesmo, pq tava avaliando a séria possibilidade.
Mas se eu perguntar pelo valor de uma D2X, pode apostar que eu não vou comprar… Se eu to miguelando pra comprar uma lente nova, como posso estar interessado numa D2X??
Pegando uma carona no tópico do Fernando, tem uma coisa que eu julgo bastante chata, tipo: o amigo pergunta, e quando recebe uma MP ou uma resposta no tópico mesmo, não fala mais nada, nem um “valeu pela resposta”.
Acho que isso ainda é um antigo sintoma da internet onde muitas pessoas se julgam protegidas pelo anonimato ou pela distancia que nos separa se esquecem da boa educação e do respeito.
Se tem uma coisa que detesto é mandar um email e não receber resposta, mesmo que seja um simples “Olá, tudo bem?”.
Acho que quem está vendendo sempre terá (ou deveria ter) prazer em responder as dúvidas de todos! Até mesmo por que, um bom atendimento/retorno pode acabar encurtando o tempo de se fechar um negócio por exemplo!
Qdo eu estava vendendo minha D60 eu quase que ficava de plantão esperando perguntas tanto daqui qto no ML. Além disto, um anúncio bem detalhado com fatos e fotos pode ajudar a reduzir bastante as dúvidas do pessoALL!
Acho que sempre que possível o preço deveria ser postado no tópico, isso acabaria com o problema, muitas vezes tenho curiosidade em saber o preço de alguns equipamentos negociados (mas não pergunto), mas se o vendedor informasse o preço no tópico ao invés de MP acabaria com o problema.
Acho muito mais chato quando o cara diz que só vende o conjunto inteiro e chove perguntas se o cara vende esse ou aquele ítem separado.
Acho que quem está vendendo sempre terá (ou deveria ter) prazer em responder as dúvidas de todos! Até mesmo por que, um bom atendimento/retorno pode acabar encurtando o tempo de se fechar um negócio por exemplo!
Qdo eu estava vendendo minha D60 eu quase que ficava de plantão esperando perguntas tanto daqui qto no ML. Além disto, um anúncio bem detalhado com fatos e fotos pode ajudar a reduzir bastante as dúvidas do pessoALL!
Olá Murillo,
Eu concordo com voce… Acho que quem está vendendo tem que estar a disposição… Eu concordo plenamente com voce.
Mas o que eu digo não é para os vendedores e sim pra quem não quer comprar e fica enchendo o vendedor de perguntas!
Teve um user que postou interesse em mais de 100 tópicos nos ultimos 6 meses! De compacta a SLR semi-profissional…
Mas tudo bem… Foi apenas um comentário! Eu gostaria mesmo era de ouvir a opinião dos foristas! :thmbup: :thmbup:
É engraçado isso. Mas acho que é só curiosidade. Não vejo problema, até mesmo que para o vendedor será um UP toda vez que alguém fizer esses tipos de perguntas, o que pode atrair algum comprador real.
Concordo plenamente.
Inclusive, já ocorreu comigo, de ver um anúncio, ler as inúmeras perguntas feitas por outras pessoas e descobrir várias coisas que eu não sabia. Acho que perguntar não ofende, no máximo, frusta o vendedor. Por outro lado, o UP é legal e as perguntas mostram que o produto é interessante.
Algumas vezes as pessoas se interessam pelo equipamento e tem real interesse em saber o preço pois pretendem ou ao menos sonham em fazer upgrade, troca e etc.
Sobre a questão do valor, acho que é direito de cada um postar o valor quando convém, ou então só divulgar por MP. Mas acho que deveria ser proibido, ao fim de uma negociação, que qualquer uma das partes edite os tópicos apagando informações ou valores. Além dessas informações servirem como referência no futuro, esclarecem dúvida de outros frequentadores do fórum e até mesmo ilustram a a procedência dos produtos.
Fernando, uma coisa é uma pergunta/dúvida sem interesse real de compra, outra é uma oferta/sondagem sem interesse real de comprar. Nesse ponto eu concordo, ainda porque quem vende pode ter uma certa ansiedade em relação àquela negociação.
Tô de plantão aqui e no ML por conta da minha A95… :thmbup:
Acho muito mais chato quando o cara diz que só vende o conjunto inteiro e chove perguntas se o cara vende esse ou aquele ítem separado.
Mais chato ainda é o sujeito anunciar, vender e não avisar que vendeu. Vc vai lá todo empolgado, com a grana no bolso, posta a pergunta e aí aquela resposta amarga: já vendi. :rude:
Teve um user que postou interesse em mais de 100 tópicos nos ultimos 6 meses! De compacta a SLR semi-profissional....
Será que este user é EU? hehehe
Bom, eu pergunto bastante… e por incrível que pareça eu tenho na maioria das vezes intenção de comprar sim.
Não fico restrito a Canon, Nikon, etc… se der uma louca, mudo de sistema, etc… o importante é fotografar!
E eu fico em busca de oportunidades… como podes ver, eu tenho várias câmeras e se por acaso surgir uma boa oportunidade, por que não comprar?
Tenho uma equipe de fotógrafos também que eles vivem me perguntando preços e câmeras, e aí eu cogito aqui no fórum.
Acho que não tem nada de mais a pessoa perguntar. Se a pessoa quer vender, ela tem que responder, ter paciencia, etc… faz parte do negócio.
Eu mesmo já anunciei várias coisas e mais de 10 perguntaram, mandei foto, conversei, inclusive até troquei telefonemas, mas não deu negócio… e isto faz parte do jogo… sei lá… acho que não prejudica ninguém não… aliás, até ajuda.
Mas já fiz vários negócios aí com a galera… quem soube vender (hehehe) e eu precisando na época de determinada coisa, deu negócio… heheh
Abraços,m
Renato
obs: se eu prejudiquei a venda de alguém aí me falem.