Oi galerinha…
Eu dei uma lida no fórum e não achei nenhum tópico exatamente sobre isso.
Eu pesquisei pra comprar as tais Enneloop e acabei desistindo por saber que há muita falsificação no mercado.
E daí passei a questionar se vale mesmo comprar as pilhas recarregáveis pra usar no flash.
Acho que talvez o único benefício seja o ambiental. No mais, economicamente não compensa, por qualidade do uso (tempo de reciclagem do flash), parece que também não.
Então resolvi perguntar o que estão usando aí. Qual a opinião de vocês? :snack:
Uso recarregáveis, tanto pela questão ambiental quanto pela econômica, já que um conjunto de pilhas recarregáveis imagino que saia mais em conta do que a aquisição de diversas pilhas alcalinas durante o tempo de vida útil daquelas. Quanto ao tempo de recarga, pra o tipo de foto que faço não faz tanta diferença.
Tenho 16 pilhas Eneloop, todas compradas do fornecedor Lemes Pilha (acho que antigo pilhaseneloop.com.br). Não é revenda oficial da marca, mas aparentemente não sejam produtos falsificados. Caso eu necessite de novas, acho compraria no ebay de vendedores bem qualificados.
Também uso recarregáveis, as primeiras que com prei foram as Sony Energy Cycle, muito boas. Agora a pouco tempo comprei um jogo reserva, as Eneloop branquinhas (mais fraquinhas e baratas que as pretas), só usei elas uma vez, aguentam bem. Ambas eu comprei pelo ML e parecem ser originais, pela durabilidade…já fiz 1200 fotos numa formatura com as Sony, sempre no TTL, e elas ainda aguentarem um pequeno infantil no outro dia (180 fotos) sem trocar o jogo. Não dá pra reclamar desse rendimento.
Apesar de ter apenas esses dois kits recarregáveis (8 para um flash apenas, por enquanto), sempre tenho umas cartelas de alcalinas na mochila, nunca se sabe né. E faz mais de uma ano que estou com um jogo de alcalinas nos 622C, duram uma eternidade :D.
Basta comprar de fornecedores confiáveis, como www.lemespilhas.com.br.
E daí passei a questionar se vale mesmo comprar as pilhas recarregáveis pra usar no flash. Acho que talvez o único benefício seja o ambiental. No mais, economicamente não compensa, por qualidade do uso (tempo de reciclagem do flash), parece que também não.
Como assim não compensa? Um jogo de 4 pilhas Duracell (que tem grandes chances de ser falsificada também) sai em torno de R$ 22, enquanto um jogo de Eneloop fica em R$ 83. Ou seja, os valores empatam em apenas quatro ciclos de recarga. Quanto ao tempo de reciclagem, já está mais do que comprovado, por diversos testes, que se utilizada a potência máxima, o flash demora um tempo consideravelmente maior para reciclar com pilhas alcalinas, e o aquecimento gerado nas pilhas é absurdamente maior, o que leva a redução de vida útil e possibilidade de vazamentos. Sem mencionar que a capacidade de uma pilha alcalina geralmente fica entre 1500 e 1800 mAh, inferior à Eneloop mais simples, que entrega 2000 mAh. Além disso, a curva de descarga de uma alcalina se parece com uma rampa com inclinação acentuada, ou seja, quanto mais se usa, menos energia ela é capaz de fornecer em um determinado tempo, levando a reciclagens cada vez mais demoradas. Isso não ocorre com as recarregáveis, cuja curva de descarga é praticamente plana.
A única real vantagem das alcalinas se dá quando usadas com alguns rádios, como os Cactus, que não trabalham bem com a tensão de 1.2V das recarregáveis.
Eu tava pensando exatamente isso.
Eu pago, no Paraguai, cerca de 40~50 reais no jogo de Sony, aquelas brancas com pontinha preta. 70 se for com o carregador. Não compensa MESMO usar alcalina. Podem salvar numa emergencia, mas não gosto naõ.
Acho que já comprei pilhas falsificadas. essas de 2500 mAh… Porém, sempre foi melhor que comprar alkalinas. Esse ultimo jogo, durou 2 anos. Foi a Sony, depois comprei as Philips, e entap mais um jogo Sony, ambas no ML… E hj acabei de comprar mais dois jogos… Elgin (marca muito boa, por sinal e com fabrica no Brasil) e Duracell… Possuo apenas dois flashes. Mas acho q é o suficiente… Mesmo em dia de dois eventos, elas dão conta.
Um detalhe é que sempre uso no manual… SEMPRE. Minha camera nao se da bem com o eTTL… rs Mas ja me acostumei, fiquei bem rápido nessa habilidade… kk
Exatamente, a resistência interna das pilhas alcalinas aumenta rapidamente a medida que ela descarrega, diminuindo a voltagem que ela entrega, e por consequência, a potência.
Nos primeiros 20-30 disparos, pode ser que a alcalina recicle mais rápido que uma recarregável. A partir daí começa a reciclar cada vez mais lentamente, até o final da carga.
Com as recarregáveis, o tempo de reciclagem fica praticamente uniforme, até o final da carga.
Eu já tive pilhas da Sony Originais e agora só uso as Eneloop. Comprei do vendedor no mercado livre, as pilhas são originais e muito boas. Já comprei do lemes também, as dele são as mesmas.
Te falo, a eneloop você consegue identificar até pela embalagem. O blister dela é impecável, além da qualidade delas.
Eu recomendo!
Aliás, tá aí algo que os flash poderiam começar a evoluir. Pilhas AA são fáceis de achar mas atualmente temos tecnologia muito melhor em termos de armazenamento.
Não sei dizer qual a marca mais falsificada se é a Sony ou a Eneloop… Então procure comprar de uma loja de sua confiança.
Eu nunca usei pilhas alcalinas nos flashes, pra quem usa bastante, acho que financeiramente vai ser um prejuízo enorme, o custo é alto.
Pra mim tanto faz se é Sony ou Eneloop ou outra marca de primeira linha, no geral depois de alguns anos de uso elas vão começar a dar defeito. Talvez aquela Eneloop top pretinha que é mais cara que a Sony, seja um pouco melhor que as Sony em questão de durabilidade, mas no geral o custo beneficio da Sony é excelente.
Atente para o fato de que para flash existem as pilhas de alta capacidade de descarga, que são melhores que as recarregáveis comuns.
Pois é… Vi que tem alguns da GODOX que já usam baterias próprias recarregáveis.
Já existem alguns de marcas “alternativas” usando baterias de lítio, como na série V850/860 da Godox.
A falsificação das Eneloop já chegou neste nível? Com as Sony a coisa chegou em um ponto, há alguns anos, em que se tornou impossível comprar de outro lugar que não a própria Sony.
Atente para o fato de que para flash existem as pilhas de alta capacidade de descarga, que são melhores que as recarregáveis comuns.
Sim, mas geralmente as de alta descarga tem vida útil menor, normalmente limitada a 500 ciclos. O que, ainda assim, é bastante coisa.
Que eu saiba a recarga do flash com uma pilha recarregável recarrega mais rápido que o flash com uma pilha alcalina. Não há como comparar, o custrelacionado a pilhas alcalinas é MUITO maior que aquele de pilhas recarregáveis de boa qualidade. Uso Eneloop aanos (o mesmo jogo de cerca de 60 pilhas, agrupadas de quatro em quatro). Com as Eneloop nunca tive problemas (nenhuma vazou), já Sony já tive um lote que era falso e foi para o lixo
Vou aproveitar e responder o assunto do tópico. A duração da pilha recarregável ENELOOP é bem maior do que uma alcalina comum:
Já tô concordando com vocês.
Obrigado pelas informações!
Só pra dar uma sacudida, o que acham desse post?
http://falandodefoto.com.br/pilhas-recarregaveis/
Há quem ainda defenda o uso das alcalinas, assim como eu já fiz. Na realidade as alcalinas ainda são mais baratas pra mim. :doh: Pois pouco uso o flash em trabalhos. :assobi:
A imagem abaixo é bem clara! A pilha alcalina comum começa com uma voltagem maior e rapidamente perde a energia até ficar fraca. A Eneloop recarregável consegue manter uma voltagem constante por mais tempo.
O exemplo abaixo foi simulado com uma corrente de descarga de 500ma, 25 °C:
Pegando carona nesse tópico, há alguma outra marca interessante (e fácil de achar aqui) de pilhas recarregáveis, que não apenas Sony e Eneloop?
Estou querendo pilhas AAA, e as Eneloop que acho são de 800mAh. Queria as PRO, de 950 (é pra lanterna de testa no meio do mato, é ideal que tenham maior duração), no Lemes Pilhas por exemplo, só tem as de 800 mAh.
Uso umas aqui que da última vez que coloquei na lanterna, estavam carregadinhas da silva, e o primeiro conjunto descarregou muito rápido (não sei se por já estarem meio velhas - as pilhas são Multilaser e Philips), e são de 1000 mAh. As que usei pra substituir já aguentaram até o fim da minha necessidade.
Enfim, por aqui dá pra achar algo interessante nesse esquema de 900-1000 mAh? Nem precisa ser dessas que mantém carga quando fica guardada. Contento-me com comuns, desde que sejam de maior capacidade.
Tava olhando Duracell, mas a capacidade é mais baixa ainda (750 mAh).
Helena… Tem as tais Fujistsu, que dizem ser tão boas quanto as Eneloop. Alguém aí já usou?
Mas não acredito que sejam facilmente achadas. Daniel Lemes vende, mas não as AAA. De AA já estou bem servida, hehe. Comprei 8 eneloop pro ano passado. Estou precisando mesmo é de AAA. Tenho dois jogos de 3 e tenho dois dispositivos que usam 3 pilhas. Se eu precisar substituir as pilhas de um, o outro fica sem pilhas. Queria de alta capacidade. mas se for o jeito, vai ser essa de 800 mAh mesmo.