Please! Ajuda dos mais experientes - 55 - 200 mm ou 18 -105 mm?

Olá. Sou nova aqui. Desde já agradeço a atenção de todos vocês, mais experientes que eu.
Estou no ramo fotográfico a pouco tempo e mesmo tendo feito um curso, sempre pinta dúvidas que eu acredito que com a experiência e prática de outros, podem ser sanadas.

Eu faço basicamente retratos…90% …mas sempre tá pintando para mim eventos como aniversários e casamentos. Eu possuo uma D3100 com a lente do kit 18-55 e uma 50 mm f/1.8.

O que tem acontecido é que acabo utilizando a maior parte do tempo em eventos a 18-55, e acabo ficando limitada em fotos que preciso de uma aproximação maior e as fotos ficam com qualidades bem baixas …mesmo com flash externo.

Eu não tenho mta grana…sei que é dificil ter bons equipamentos com pouco dinheiro…mas eu gostaria da ajuda de vcs…porque estou tentando comprar uma objetiva que não será AGORA uma top!!!..Mas apenas para me atender um pouco melhor nesses eventos que faço.

Me falaram da 55-200 e da 18-105 …o que vocês me indicariam neste momento???

Desde ja obrigada

Se o seu problema é qualidade nas fotos, não vai adiantar estas lentes. Com distância maiores, tendem a precisar de mais luz, não menos.

O melhor é trocar sua lente por uma melhor, como por exemplo a tamron 17-50 2.8

Entendo… é talvez compense ir juntando a grana para comprar uma Tamron para Nikon 17-50 mm f/2.8.

Vejo que ela custa em torno de R$ 1.300 a 1.500 certo?

Tamron Af 17-50mm F/2.8di-ii Xr If , seria totalmente compatível com a Nikon D3100?

Obrigada

Pelo q entendi, o seu problema não é aproximação e sim iluminação.
Faço eventos deste tipo e uso lente do mesmo range, sem problema nenhum. Aliás, este range 17-50 (na DX) ou 24-70/85 na FF (similares a sua 18-55), são as lentes q uso em 98% das situações.
Se for questão de querer uma lente q aproxime mais, aí a indicada é a 55-200 (baseado no q li e fotos q vi, feitas por ela). Mas tem um detalhe importante: Vc NÃO vai poder se desfazer da 18-55 e é ela justamente q vc vai usar mais. Bem mais, diga-se…
Ou então compra a 55-200 e coloca ela espetada em uma segunda CAM e trabalha com a 18-55 na outra. Isso q eu faço em eventos (não com estas lentes).

Agora, se vc não tem outra CAM, então melhor nem fazer estes eventos, pois se precisar de uma reserva vai ficar mal na fita…

Alessandra, vc tá trabalhando com isso e só tem uma CAM? Se sim, a sua prioridade nem é lente melhor e sim outra CAM e outro flash…

Alessandra, vc consegue fazer um ótimo trabalho (de verdade, Ótimo) usando apenas esta lente 18-55 básica. Acredite, pois Não sou do tipo q fica pagando mistério. Eu falo mesmo…

Certo… mas como eu disse não faço este tipo de eventos sempre… são esporádicos…
Eu tenho um flash externo Nikon… SB 700 …é o que salve porque as fotos com a 18-55 ficam bem escuram dentro de ambientes fechados.

Eu pensei em comprar o Corpo de uma Canon e ir investindo em objetivas para ela…porque são bem mais em conta que as Nikon!!! Pensei já até em migrar para Canon vendendo todo o meu equipamento…

:ponder:

Quem quiser conhecer meu trabalho - http://www.alessandrareis.com/portfolio. Espero fazer boas amizades aqui e aprender mto com vcs

Alessandr, vc está equivocada em um monte de coisas. Mesmo na questão de marca. A Nikon hoje oferece as melhores lentes e os melhores sensores. Preços mais baratos de equipamentos e acessórios da Canon é lenda…Fácil de comprovar.
Acredite: Seu problema não é equipamento e sim conhecimento.

Obrigada Luzio,…vou procurar estudar mais…
Mas vejo os preços ai no mercado e as objetivas canon sem bem mais baratas…
Talvez a qualidade não seja a mesma!!

:smiley:

Sim, tem o problema da qualidade. Neste seu caso específico, o seu problema não vai ser resolvido totalmente, de certa forma, com uma lente.
Temos outros fatores a considerar: Capacidade de ISO, abertura da lente, distância, edição pós foto…E mesmo uma lente com boa abertura tem saber usar e nem sempre vai ser a solução.
Tem a velocidade do obturador, a cena (se tem movimento ou não)…
Um monte de fatores para serem levados em consideração…
Vou te mandar uma MP…

Alessandra, aconselho a voce juntar uma grana e compra lentes prime; ja tem a 50mm compre uma 35mm 1.8; voce vai usar ela na camera 80% do tempo, quanto a 55-200 e a 18-105, a 55-200 tem uma otica melhor, digo porque tenho as 2 (e tambem a 18-55) Digo com toda certeza que ate a 18-55 é melhor que a 18-105 que é escura.

Vou me desfazer da 55-200 porque quero uma 50mm por preferir primes

Vi alguns review da 55-200 tb!! pessoal falando que ela é mais escura que a 18-105 mm.
Encontrei a 18-105 num preço mto bom. Acabei comprando ela no cartão e pretendo guardar o montante que já tenho para investir em uma melhor futuramente.

Ficarei agora com:

18-55
50 mm 1.8
e 18-105 mm

EU já tentei usar ISOs mais altos em ambientes escuros com a 18-55 e Flash TTL.
Não adiantou mta coisa… a imagem fica cheia de ruídos.

A minha dificuldades nem é fotometrar/fotografar…e sim usar o flash. Comecei um curso de flash …e acabeii parando…pretendo retornar assim q possível!!

Obrigada pelos coments e ajuda de vcs!!

Vou acompanhar o tópico, porque tenho a mesma dúvida que você :smiley:
Também tenho uma Nikon D3100, porém só trabalho com a lente do kit e um flash YN.

Estou querendo comprar uma lente pelo mesmo motivo que você, mais claridade e zoom, e me indicaram aqui no fórum a 17-50mm . :ok:

Ale, sua dificuldade é sim, basicamente, fotometria. Fotometria não é só olhar e deixar o marcador no meio da escala. É avaliar a cena, as regulagens possíveis em relação ao q se vai capturar (flash incluido). Se vai dar para uma boa captura, se vai dar para uma mais ou menos e depois melhorar no pós ou se é impossível. Isso tudo é “Fotometria” (a coisa está mais abrangente). Vc sabendo, vc tem como decidir a estratégia mais adequada.
Na boa: Vc não está nem um pouco preparada para encarar serviços profissionais, pois sua dúvidas são elementares…
Não acho nada coerente qualquer um se aventurar profissionalmente sem conhecimento q atenda o tipo de serviço. Aliás, acho o fim da picada, um desrespeito para com o profissional sério q se preparou com muito esforço. E vejam q falo isso com isenção, pois não ganho a vida com fotografia.
Aceitem trabalhos quando estiverem preparados de fato, tecnicamente e artisticamente (neste, ao menos básico).

A minha dúvida foi quanto a questão das lentes…
Ninguém nasce sabendo tudo meu amigo…
Aposto que um dia você também teve dúvidas…procurou se informar melhor…e aprender com quem sabia mais que vc…

Mesmo discordando totalmente do seu comentário…principalmente da parte q vc fala que é um desrespeito para quem é profissional… porque eu acho desrespeito maior, esse tipo de posicionamento…para quem deseja crescer…isso desmotiva e desrespeita.

Não tente inverter os valores mostrando-se ofendida. O q foi dito é fato e se a senhora tem dificuldade de enfrentar fatos concretos deve rever seus valores imediatamente, pois os mesmo estão equivocados.
É um absurdo adquirir uma DSLR sem conhecimentos básicos sobre uma. Absurdo AINDA MAIOR é trabalhar nestas situações. Suas dúvidas e argumentações bem demonstram sua incapacidade de manusear uma DSLR de forma básica e logo a total impossibilidade de usar uma profissionalmente.
Desça da escada da arrogância e vista o manto da Humildade. Reveja seus valores e sua conduta e logo perceberá que não existe motivos para se sentir ofendida e sim envergonhada. Envergonhada por querer trabalhar sem ter capacidade técnica mínima para tal…

É um absurdo adquirir uma DSLR sem conhecimentos básicos sobre uma. Comece por uma compacta.

É um absurdo adquirir uma TV de 60 polegadas sem conhecimentos básicos sobre uma. Comece por uma de tubo.

É um absurdo adquirir uma BMW sem conhecimentos básicos sobre uma. Comece por uma DKW.

É um absurdo adquirir uma casa na praia sem conhecimentos básicos sobre uma. Comece por uma na Cohab.

É um absurdo adquirir uma orquídea sem conhecimentos básicos sobre uma. Comece por um pezinho de feijão no algodão.

É um absurdo adquirir uma BMW sem conhecimentos básicos sobre uma. Comece por uma DKW.

É um absurdo adquirir um Windows 8sem conhecimentos básicos sobre um. Comece pelo DOS.

É um absurdo adquirir um fogão sem conhecimentos básicos sobre um. Comece por uma fogueira.

É um absurdo adquirir uma cama box sem conhecimentos básicos sobre uma. Comece por uma rede.

Não desanime.

É uma absurdo não ter o botão joinha aqui…
Então começo com esse mesmo
:ok:

Kkk valeu!