Pontinhos pretos no espelho da D3200

Boa tarde, galera

Sou iniciante no mundo da fotografia e a menos de um ano comprei minha primeira DSLR, uma Nikon D3200. Infelizmente não tenho usado ela muito nos últimos meses, de forma que ela permanece guardada dentro de uma caixa plástica transparente com um Secar dentro pra evitar o mofo. De vez em quando eu tiro ela da caixa, tiro uma foto pra entrar luz, deixo ela exposta um pouco com a lente para evitar formação de fungos.

Acontece que hoje fui fazer uma limpeza nela e percebi que tinha uma sujeirinha, olhando pelo visor. Tirei uma foto, mas a sujeira não saiu. Limpei o viewfinder, nada. Aí percebi que a sujeira devia estar nos espelhos óticos. Passei um pincel de cerdas macias levemente e a sujeira que estava antes saiu. No entanto, agora surgiu uns 2 pontinhos pretos (que também não saem na foto). Já passei o pincel novamente e nada, assoprei com a bombinha fuc fuc e nada.

Alguém sabe como eu faço pra tirar essa sujeirinha? Não sei dizer se é no espelho que reflete a imagem vinda da lente ou se é no espelhinho da parte superior.

Desculpem os termos não técnicos, mas é que ainda estou iniciando nesse mundo :slight_smile:

Se alguém puder me ajudar eu agradeceria muito.

Pode ser poeira ou sujeira no despolido. Não afeta nas fotos.

E não tem como limpar? :frowning: Eu tenho TOC! ahahahahahaha

Ninguém?

Eu costumo limpar passando um paninho de algodão no espelho e despolido.

Seco mesmo? Não corre o risco de riscar?

Seco msm. Nunca riscou.

:smiley:

Aparentemente não é no espelho, é na parte onde ficam os pontos de foco.

Pelo seu relato vc nunca tira fotos, exceto aquelas pra “entrar um pouco de luz”.

Ou seja, vc comprou a câmera pra ter dor de cabeça mantendo ela em um estado sempre impecável? Aposto que tem películas protetoras e filtro nas lentes tb.

Sendo sincero mesmo com vc (sem sacanagem): ou vc muda essa atitude e passa a usar a câmera como se deve (só assim vai evoluir na fotografia), ou daqui uns 4-5 anos vc vai ter uma câmera obsoleta com apenas 200 clicks. Vai tentar vender e vão te pagar uma merreca.

Comprei a câmera para levar em viagens que eu costumo fazer. No momento, por diversas razões, estou precisando me dedicar a outras coisas na minha vida e não tenho tido tempo de fotografar com frequência. Mas nem por isso quero ver o equipamento que eu comprei sujo ou com algum defeito. Se for preciso ter dor de cabeça pra manter ele impecável até que eu volte a utilizá-lo com frequência, então, que assim seja. :ok:

Ok, mas continuo com o conselho: essa neura com equipamento perfeito vai te segurar muito, e te fazer perder muitas fotos.

Tenho aqui uma 5d3 que é muito mais cara e mesmo assim saio com ela fotografando praticamente todos os dias, troco de lentes mesmo na praia, às vezes mudo de ambientes com temperaturas muito diferentes e dá uma condensação nervosa, tá cheia de riscos, nunca uso filtros nas lentes e ela tem quase 90mil clicks. Nunca me deixou na mão e as fotos saem tão boas quanto as que tirei quando ela era nova.

Se eu fosse ficar preocupado em mantê-la impecável, não teria feito nem 10% das fotos que fiz.

Esqueça esses pontinhos pretos (que nem saem na foto, são só no viewfinder) e seja feliz.

a minha d5100 também tem uns pontinhos pretos no viewfinder, e eu também tenho “TOC”. KKKKK

mas depois de tentar limpar e nunca resolver o problema, eu abdiquei e continuo tirando as fotos.

esquece os pontinhos do viewfinder, senão você não vai nem dormir direito.

experiência própria.

Valeu, meus caros. Acho que é o que eu vou fazer. Até porque li que se riscar aquele espelho (que é bem sensível), o custo pra consertar é bem salgado. Vou aprender a viver com os pontinhos pretos. Abraços!