Pontos de foco

alguem usa os varios pontos de foco da sua maquina? ou usa apenas o ponto central?

eu tenho um 828 e quero um 20d! tive olhando q ele tem 9 pontos d foco e que a 1d tem 45 mas eu acho isso meio desnecessario!

prefiro um ponto movel que tem na 828 onde vc coloca ele em qualquer lugar da tela!

pre que serve realmente 45 pontos de foco? ou 9?

isso é muito util?
eu imagino que usando assim nao temos muita precisao no que focar, pois acho que ela foca na coisa q ta mais perto e podemos errar o alvo!

e ai?

Aproveitando o conteúdo da pergunta acima, gostaria de saber para tirar fotos focalizando o todo, ou seja, fotografias normais de paisagens, pessoas, enfim, utiliza-se o foco na opção retangular(opção mais ampla do foco) ou na opção para infinito???

Bom eu uso os pontos de foco, mesmo porque pequenas variações de ângulo são o suficiente para ter uma perda na qualidade de foco.
Normalmente 5 pontos de foco já são suficientes, 7 é o ideal.
A F-828 tem os pontos de foco variando na tela pois o foco é feito por contraste no próprio CCD da câmera enquanto nas SLR existem CMOS lineares próprios para o AF.

Com relação a fotos com tudo em foco depende de muitos fatores.
Primeiro vc deve usar uma maior profundidade de campo, para isso aberturas menores (como f/16 ou f/22) são recomendadas, assim como menor distância focal (REAL), é importante tbm se distanciar do objeto que estará em foco, se possível cair na distância hiperfocal (Infinito).
Fazendo isso você terá a maior área de foco possível.