Preciso da ajuda de vocês

E aí pessoal, tudo bem?
Bom, faço faculdade de fotografia e já passou da hora de eu ter, pelo menos, uma câmera semi-profissional.

Aí é que está a questão: vocês poderiam me indicar uma câmera que não ultrapassasse os 2 mil? sei que é difícil quando se tem um limite de preço, mas o que eu posso é isso, infelizmente. Procurei muito no fórum mas não achei exatamente o que eu procuro ainda: uma câmera que atenda as mínimas necessidades manuais, porém que tire algumas fotinhas macro (nada profissional), que seja capaz de congelar uma imagem em rápido movimento, enfim. Será que é possível? uma máquina que valha à pena e que não seja “descartável” depois de algum tempo de uso caso eu adquira uma melhor mais pra frente.

Falam muito da Canon e da Nikon e eu realmente não sei a principal diferença entre as duas marcas. Seria pedir muito uma análise meio imparcial de quem vier postar aqui? desculpem se estou pedindo muito mas é que ainda há muitas dúvidas na minha cabeça, hehe.

Abraços a todos e agradeço desde já.

Olha, neste caso, mesmo postando no espaço da Nikon eu te indicaria Canon (não porque eu use, até porque se eu tivesse muita grana ia de Nikon), mas é uma câmera mais versátil que dá pra utilizar objetivas de várias marcas com adaptadores, objetivas antigas que se encontra no mercado por 150, 200 reais de excelente qualidade ótica… No caso, comprar lentes que façam foco automático é uma maravilha, mas para ter uma boa qualidade da imagem, precisa começar a desembosar mais de 1000 reais. Por isso que como eu sou assim, meio duro, escolhi Canon, pela versatilidade em utilizar essas objetivas antigas, que é uma coisa que a nikon não faz a não ser com as dela mesma…

Bem cameras recomendadas é uma Rebel XS, ou XSi
E se for Nikon D3000
Câmeras com valores abaixo de 2000 reais…

objetiva macro, bem aí é um gasto e tanto, mas se tiver canon dá pra comprar uma por uns 120 dólares e mais um anél adaptador de uns 20 dólares e voilà: fotos macro com preços bons! Coisa que se for de Nikon vais ter que desembolsar uma graninha melhor!

Bem é isso, e espero que os Nikonzeiros de plantão não me levem a mal, mas essa é a minha opinião quando a grana é mais curta…

com 2000,00 acho melhor comprar uma d80 semi-nova e sair garimpando lentes antigas da nikon…por 300/400,00 vc encontra objetivas legais por aí q vão focar no corpo da d80