Preciso de um HD externo. Qual o mais confiável do mercado ? (1TB ou 2 TB)

Pessoal. Bom dia. Eu tenho um HD de 1 TB com 800 GB já ocupados com coisas pessoais. Mas a maior parte (200mil imagens) são de jobs e momentos pessoais desde que me conheço por gente. Estou meio aflito. Com medo do meu HD dar PAL. Ele é aquele Samsung de 1TB M3, USB 3.0 que ouço falar que é meio ruim, e se der PAL ele é quase impossível a recuperação de dados. Paguei 210,00 na santa Efigênia a menos de 1 ano.
Preciso comprar outro HD pra fazer o backup do próprio backup. Qual me indicariam ? Provavelmente comprarei dois para separar coisas pessoais de trabalhos profissionais. Aguardo resposta. :ok:

Se vc realmente quer arquivar coisas importantes em HD o mínimo que vc tem que ter é backup. O método mais fácil e barato é comprar case tipo storage que funciona com espelhamento, assim vc coloca 2 HDs em Raid.
Sobre qual HD é mais confiável, modelo, etc, hoje é tudo a mesma coisa, eu gosto dos Seagate pq a garantia é boa, mas em relação a durabilidade a Google já divulgou a list de falhas em HDs. Não importa a marca, o mais interessante é que os HDs falham mais nos seus primeiros anos de utilização, os que não pifarem duram indeterminado, o uso também não faz com que os HDs falhem mais jogando por terra muitas teorias.

No meu caso, deixo tudo em 2 HDs externos (Seagate 2tb cada).
Um deles é o espelho do outro (backup).
Não confio nos HDs internos, nem se for do tipo SSD.

HDs externos são EXATAMENTE os mesmos dos internos dentro de cases. A diferença é que 99% das pessoas que tem PC tem uma fonte genérica que na verdade é uma bomba relógio que vai destruir todos os seus componentes e o primeiro é sempre o HD. Agora se vc tem fonte que presta tipo Zalman, Corsair, Cooler Master, etc vai ter a mesma durabilidade de um HD externo. Todo HD externo vem com uma fonte chaveada estabilizada de boa qualidade.

Bom, eu estou já no meu terceiro HD Samsung de 1TB M3 e pelo menos até agora não tive problemas (nem sabiam que falavam que ele era meio ruim, confesso que fiquei preocupado agora…rs), eu tenho uns 20 HD externos, 3 são Seagate e o restante é Samsung (os mais antigos, que tenho a mais de 7 anos, são Samsung) e os unicos que deram problema até hj foram os Seagate (todos), mas pode ser que eu tenha dado azar mesmo, não tiro essa possibilidade, mas na dúvida hj só compro Samsung :ok:

Western Digital ou Seagate.

Se tiver querendo investir mesmo, procura pelos Lacie Big.

Eu uso o HD externo exclusivamente para guardar dados. Só ligo ao computador quando preciso copiar ou transferir algo.

O interno tem os arquivos e os programas, inclusive softwares do meu principal trabalho (engenharia) e a fotografia é a secundária, então EU não confio 100% no HD interno, mesmo com uma fonte top. Opinião pessoal, mas respeitando a sua.

Todos são equivalentes.
Os “Plus a +” está na diferenciação entre case que reveste o HD e mecanismos de segurança, com chave criptografada.
De resto são todos equivalentes.

Para quem trabalha profissionalmente com imagem ter apenas um HD para backup é muito pouco, o ideal é ter ao menos dois de modelos/lote distinto armazenado se possível em lugares separados.

Eu faço de uso amador de meus equipamentos, tenho 1 HD externo de 1 Terabyte da Buffalo ligado no meu roteador Wi-Fi e um HD de bolso da WesternDigital Passaport de 500 MB

Uso um Iomega e um Seagate de 1TB e até hoje não deram problema!
:slight_smile:

Aproveitando o tópico, surgiu uma dúvida: O meu volume de imagens ainda não é grande (sou amador), mas, assim como alguns aqui, possuo fotos de muitos anos em um WD Passport de 500GB que comprei em 2010. Nele, junto com as fotos, há todos os outros arquivos: Músicas, documentos, videos, etc. Como, desses arquivos o mais irrecuperável são as fotos, penso seriamente em comprar um HD em breve. O mais seguro seria manter todos os arquivos no HD de 500GB e espelhar as imagens num HD externo de 1TB ou transferir todos os arquivos para o HD de 1TB e espelhar as fotos no HD de 500GB? Ou tanto faz?

Verifique na Hora de comprar as RPM do HD, quando mais baixo forem essas rotações, menor a probabilidade de dar problema e a vida util aumenta do disco tb. Discos magnéticos de 7200RPM nao foram feitos para backups. Prefira os de 5400… Seagate a garantia e boa, ja usei o RMA umas 5 vezes e chega em 10 dias o novo HD. HD Samsung agora tb e fabricado pela Seagate … abs

Isso se vc usar um HD para os sistema e compartilhar para os dados. Agora se vc fica no liga e desliga do HD externo é mais provável que ele dure menos, pois uma boa parte dos problema com HD acontece justamente no arranque do disco.

Perdi o HD externo com dados(quase tudo que tinha registrado antes de 2012) porque derrubei ele ligado…parou de funcionar :frowning: :frowning: . agora, gravo em HD interno, 2 computadores diferentes.

Da para ligar também HD internos em modo RAID 5 … sai mais caro mas acho que vale a pena.
Tecnicamente RAID em si não é puramente backup mas você pode encarar como sendo uma camada a mais de segurança utilizando os HD internos como sendo o seu segundo backup, com a proteção do RAID 5

Este é um sonho de consumo a mais de 10 anos. Os storage RAID5 estão cada vez mais accessíveis, mas ainda assim caros.

Bacana a opinião de todos vocês! :D. Desta forma, tirei por linhas gerais que qualquer HD de 5400 rpm, serve. (Pesquisarei de usb 3.0, por ter entrada aqui da mesma)
To achando que vou pros states em dezembro, voltarei com pelo menos 2 HDS. de 3 tb :assobi:

Olá,
tenho 3 externos de 3 tb.
1=Western Digital de rede que fica ligado 24hs, não me lembro de quando o desliguei, é muito bom.
2= Seagate também de 3tb cada, também muito bons.
Tenho mais dois cases de 2 hds de 1,5 cada com 6tb no total, esse case comprei na Sta efigenia, também nunca me deu problemas.
Agora aqueles Doc que encaixa os Hds, ligação e-sata, tive um que só foi problemas.

As únicas características que eu considero quando vou comprar um HD é o espaço de armazenagem e a velocidade de gravação. Alguns modelos da Samsung contam com um sistema de economia de energia, então isso é algo que pode ser valorizado também. Independente do modelo que escolher todos farão o mesmo trabalho então o que realmente vale observar é o valor.
Você pode pegar um deck ou instalar uma gaveta no micro para comprar apenas os HD’s e assim baratear os gastos pois não vai precisar do case.
Uma outra dica que eu dou é - Faça um backup em nuvem - existem várias opções como o Drive do google, o One da Microsoft e o Mega (meu predileto) do Kim Dotcom.
No Mega você terá 50Gb de espaço e pode acessar com qualquer tipo de dispositivo que tenha internet.

Fica a dica para que façam seus backups de forma segura … http://www.mega.co.nz

Arumo cite o modelo dos HDS citados ? :clap:

E ai amigo, cheguei a esta conclusão também, mas isso sobre 5400rpm ser mais seguro do que o 7200 rpm, por rotacionar o disco dentro de forma mais lenta e sendo assim a durabilidade é maior… é verdade ? Hoje em dia, fazer essa gambiarra de comprar case, e HD nem compensa eu acho… ta tudo na mesma faixa praticamente. Mas darei uma pesquisada mesmo assim !
Sobre o mega, precisa ter conta para poder usar os 50 gigas certo ? é gratuito este espaço ? abraços !