Preço de venda de fotos de arte?

Ola pessoal !

Estou tentando montar uma exposição (se fala exposição ou mostra ?) num grande hotel de São Paulo. Falarei mais quando fechar. :wink:

Minhas fotos expostas serão tambem para vender, mas não conheço bem o marcado das fotos de arte aqui…
Na França, daria para vender um 20x30 entre 50 e 75 euros (ou seja 125 a 180 reais) e um A3 para 100 euros (250 reais).

Quais seriam os preços de tiragens originais aqui (20x30, 30x40 ou mais), para um fotografo de arte ainda desconhecido ?

Laurent:

Aqui no Brasil, de uns tempos pra cá, convenciono-se chamar as exposições de mostra, não sei exatamente o motivo.

Quanto aos valores logo alguém lhe passa uma estimativa de preços. A Arfoc tem tabelas de preços/salários, mas é para fotojornalismo. http://www.arfoc.org.br/

Olá Laurent…bom dia.

Acho que depende muito do custo também, principalmente em relação ao acabamento, se o papel é especial tipo fine arts, importado como o alemão hahnemuehle que tem preços distintos e alguns chegam à R$ 50,00 a folha 60 x 55, o tempo gasto no projeto (o ato de fotografar/edição e curadoria, além do envolvimento na produção das peças e tempo para preparar/organizar a exposição) e se o material vai ser emoldurado, entre outras coisas. Enfim, tem que analisar todos os custos finais -diretos e indiretos - para posteriormente analisar o preço de venda. Normalmente uma fotografia 30 x 40 cm não poderia sair por menos de R$ 350,00 ( e isso é muito barato), tendo em vista dos custos diretos e indiretos envolvidos. Quanto ao termo, definimos como “exposição” quando se tem obras à venda e “mostra” quando são peças somente para visualização e sem valor comercial. Tomara que tenha contribuído.
Abs.
Gelson de Oliveira

Muito obrigado por sua resposta que jà dà uma idea de preço. :ok: Estou pensando em cobrar a moldura e os outros custos basicos da tiragem a mais do preço de venda da foto mesma.

Na França, uma foto é considerada original quando não tiver mais de 30 tiragens. O numero é o mesmo aqui ? Tem outras regras com o numero de tiragens ?

Segue a mesma regra da França, muito embora você possa valorizar mais se for uma única impressão…mas é difícil. Também acredito que se você colocar moldura e um papel fine art valorizará a peça, principalmente sendo em um Hotel de luxo, isso proporcionará uma melhor apresentação e sem dúvida estimulará a venda imediata. Boas vendas!
Abs.
Gelson

De exposição eu não entendo nada, mas gostaria de lhe parabenizar pelas suas fotos. Achei suas galeria fantástica.

Depende muito da foto né. Por exemplo: uma foto premiada em algum concurso terá um valor muito maior.

Recomendo a leitura: http://forum.fotografiabrasil.com/index.php?topic=17711.0

Nesse caso do link o Marchand sempre paga mais de R$500,00 numa foto 40x60cm ou maior.

Agora uma coisa que eu gostaria muito de saber é sobre os contatos com esse pessoal que compra ou organiza. Como é feito e oferecido esse tipo de serviço.
Gostaria de tentar vender algo seja por marchand ou galerias, exposições, mas não tenho a mínima idéia de como fazer o contato, onde procurar.

Leandro, em SP e RJ tem várias galerias de arte que também aceitam fotos…Vc tem que ir pessoalmente e apresentar o seu portfólio. Outra alternativa são as casas de decoração, normalmente tem designer e/ou decoradores que buscam alternativas para decoração de interiores…aqui em Balneário Camboriú tem várias dessas casas de decoração que compram fotos enquadradas e revendem aos seus clientes. O preço depende muito do fotógrafo e do tamanho e gira em média em torno de R$ 350,00 e eles revedem por R$ 700,00, mas são bem exigentes quanto à qualidade da moldura e da foto. Esse também é um mercado interessante e ainda pouco explorado pelos fotógrafos…
Abs.
Gelson

Eu sei que depende de muitas coisas, mas é muito dificil fixar um preço ser ter nenhuma base…

Finalmente, decidi vender R$ 200 para 20x30 e 300 para 30x40, aumentendo com o tamanho, e fora da moldura…
O que vocês acham desse preço ?

Agora, estou com duvida, com uma pedida particular. Um cliente quer um grande quadro (mais ou menos 130x90) que combina 8 ou 9 fotos (A4)…
Com esses preços, o quadro sairia 9x200=1.800 R$, o que eu acho muito caro… (e ele tambem) Como vocês acham que posso fazer ?

Muito obrigado… :worship:

A exposição é fechada :ok: : Todos os domingos no Sofitel de SP, a partir do dia 22 de junho

Nunca pensei em como se vende fotos feitas em digital… Sei que com a fotografia analógica, haviam casos que o fotógrafo fazia 20 cópias e se comprometia em não usar mais o negativo.