Preto e Branco

Uso muito o P&B em minha fotografia amadora, sem pretensões profissionais e também sem forçar a barra por um resultado mais cult, como já li aqui no fórum.
Acontece que dificilmente gosto dela exatamente equilibrada, ou tendo para um contraste mais acentuado ou deixo levemente lavada para obter um clima nostálgico.
Faço uma mexida nas curvas do WB antes de converter no NX2, ajusto a exposição e sharp dependendo do resultado que estou buscando.

Alguns exemplos:

Equilibrada

Bem Contrastada

Lavada

O que os amigos acham destas fotos, ou de outras que tenho postado na Galeria?

Sem buscar polêmica, aqui neste espaço o ambiente é outro (espero que todos entendam isso :ok: ), gostaria também da opinião de vocês sobre este post abaixo. Optei para ocultar o nome do autor, apenas para manter o foco na ideia, mas se ele optar por se manifestar será bem vindo também.

Todas as fotos preto & branco que vejo postadas nesse fórum são muito ruins ou horrorosas. .... EDITEI .... O problema dos fotógrafos digitais é que não entendem como funcionam os filmes PB. E há um standard no PB desde que a fotografia existe. Com matizes claro, mas é preciso ter negro e ter branco. Raras fotos não são assim. O filme entende a cor de tal maneira, e essa forma de interpretar o VERDE ou o VERMELHO, não é o mesmo que eliminar as capas de cor no Photoshop, e assim não terás um B&W autêntico !!! Por isso existem softwares específicos para fazer essa conversão !!!!

você gosta das suas fotos? então qual o problema ser de um jeito ou de outro? o maior crítico que tem que haver pro seu trabalho é você mesmo!

Concordo com o Luciano… o que comento em algumas de suas fotos, quando contraste demais, é pela perda de informação, principalmente em baixas luzes, o que eu não acho interessante… mas isso sou eu. Já curti foto com mais contraste, mas estou preferindo mais suaves atualmente, tanto em cor quanto em P&B. Mas isso é do olhar de cada um…

Fiquei curiosa para ver as fotos do autor do post que citou…

Deixando claro, eu gosto do resultado que obtenho na maioria de minhas fotos.

Esclarecendo também que o post que coloquei não foi se referindo às minhas fotos. Foi em tópico do Corredor Polonês.

Também :ok:
Mais que isso, gostaria que vocês, que detém maior conhecimento, opinassem sobre a qualidade das fotos P&B aqui postadas.
São tão ruins assim?

Alex, eu, particularmente, adoro fotos P&B, contudo, faço como você… da forma como aos meus olhos fica agradável. Também leio muita gente criticando fotos P&B, com o argumento de que neste estilo tem que ter o preto e o branco bem delimitados (normalmente as críticas se reduzem a essa afirmação e ponto. Não se dão o trabalho de apontar o erro). Não tenho técnica nenhuma pra dizer isso, que fique bem claro. Vou falar pelo que me agrada. Não gosto muito desse tratamento lavado da última foto. Das outras duas eu gostei. Eu talvez teria colocado um pouco mais de contraste e clarity na primeira. Se suas fotos estão ruins, como já deixei claro, não tenho técnica nenhuma pra dizer isso. Digo que gosto porque aos meus olhos de amante total, me agradaram. Vou até acompanhar esse tópico pra ver a opinião dos colegas entendidos do assunto. Se possível, e se alguém puder, gostaria até que indicassem material para estudo do estilo P&B. Estou querendo muito estudar a respeito.

É um dos poucos pós que faço devido a procura de cliente e a qualidade da impressão

Como fotógrafo sou de zero a -1 mas aprendi a fotografar em filme e meu pai fotografou muito em P&B. Utilização de filtro colorido para roubar alguma cor é comum, o laranja ou vermelho pra pele, azul ou verde pra paisagem e etc e é exatamente isso que uso, tiro alguma cor pra contrastar.

Como fazem? Sou muito “gafanhoto” em pós por isso se estiver muito errado…sorry

Nao existe regra para determinar o que eh universalmente certo e o que eh universalmente errado. Nao para o que eh universalmente bom e universalmente ruim. Existem o que as pessoas chamam de regras mas que na verdade nao sao regras, sao pontos de orientacao ou referencia, que as entendendo e dominando vc concegue criar algo a partir delas. Se vc se limita as regras vc limita a sua expressao, comunicacao e criatividade.

O que existe eh a comunicacao e a mensagem. O objetivo da comunicacao eh ter uma mensagem efetiva. E eh preciso usar os elementos, os efeitos e ate mesmo a midia apropriada ou que melhor expressa tal mensagem, expressao, etc.

Por exemplo, o muleque da favela fala errado e muitas pessoas vao apontar dizendo que o jeito que ele fala eh feio, errado, ruim. Mas so falando errado do jeito do muleque para ele conseguir expressar a malandragem dele, a moral dele, a origem dele e a cultura dele. Se ele tentar transmitir tudo isso falando igual Janio Quadros a mensagem que ele esta tensando passar perde forca, perde sentido, nao combina, perde ate personalidade por ficar padronizado, regrado.

Quanto a midia, ela tambem tem sua importancia e uso apropriado para a mensagem apropriada. Por exemplo, vc pode transmitir teatro pela TV e pelo Radio. Mas somente no teatro vc tem a melhor experiencia da peca. A mesma coisa concertos. Poesia… Vc pode alguem ditando um poema na TV ou no Radio, mas logo o poema da sono pq TV e Radio nao sao as midias apropriada para a linguagem e mensagem, expressao e mensagem do poema. A tv eh a melhor midia para o entretenimento, a linguagem da ela eh a do movimento, cenas rapidas e ideias curtas. Tudo isso para dizer que fotografia nao eh diferente.

Filme e digital sao duas midias diferentes e que por isso tem potenciais de expressoes e linguagens diferentes. A midia digital tem uma linguagem fria, direta, limpa, demasiadamente realista que se o artista quiser tornar irrealista tem que se esforcar para alterar. Se for para usar a midia digital use o potencial dela.

O potencial do preto e branco eh justamente o oporto de representacao da realidade, mas sim da imaginacao, sonho, atemporalidade, etc. Entao, se o seu trabalho eh com muita frequencia em preto e branco, use a midia mais apropriada, que melhor carregue e transmita a linguagem, principalmente se vc fica tentando copiar efeito do filme em fotos digitais. Para que rolar um quadrado fazendo de conta que eh uma bola? Se for assim, pega logo uma bola para brincar.

Se vc for mais a fundo nisso vc vera alguns estudiosos dizendo que a midia eh a mensagem, pq a midia influencia tanto que ao usar uma arte em uma midia que nao tem o potencial da linguagem pretendida, a midia acaba inflienciando no sentido da mensagem.

Veja você… A que vc mais gosta (lavada) é a que menos gostei. :smiley:

Só a uma regra: Faça aquilo que lhe agrada. :wink:

O resto é consequência.
Sempre, sempre haverá aqueles que não gostam disso ou daquilo. Nunca se obterá unanimidade. E buscá-la é frustrante pq nunca se obterá.
Então, velho, faz aquilo que te agrada e siga em frente. Quem gostar, ÓTIMO! Quem não gostar, paciência. E isso não quer dizer que a foto é ruim. Só não casou com o olho do observador.

2x

E com relação às suas fotos, gosto da conversão para P&B na maioria delas; das três que postou, me agrada bastante as equilibradas.

E tbm fiquei curioso em ver as fotos de quem diz “Todas as fotos P&B postadas no forum são muito ruins ou horrorosas”… :wink:

Abcs.

O uso de filtros coloridos é algo que deixa a edição para p&b muito mais dinâmica, e geralmente trás resultados muito bons.
Isso vai de encontro com a citação do primeiro post.

http://anjhiphotoshoot.com/wp-content/uploads/2012/12/black-and-white-red-filter.jpg

Na era digital é muito mais fácil converter para P&B com valores arbitrários para cada canal RGB.
Em um JPG, é como se você tivesse 16777216 (256³) filtros coloridos diferentes à sua disposição.

O próprio lightroom tem presets de filtros coloridos.
Você também pode definir a luminância de cada canal.
Mais tarde posto exatamente como fazer isso, caso queira.

Quanto ao “contrastado vs. não constratado”, eu vou pelo contraste :assobi:
Adoro uma foto P&B com bastante contraste. Adoro o modo “high-contrast B&W” da minha Pen Mini.
Não sou muito fã de Cinza&Cinza :smiley:

Mas é como falaram. A estética é subjetiva.

Eu quero :slight_smile:

Ah, e acerca dos filtros coloridos… Indicam algum?

concordo com tudo que disseram… e voltando a falar das 3 fotos que postou de exemplo, já que não comentei antes, voto pelo maior contraste. Não consigo me livrar dele! Forço minhas revelações de filme pra gerar mais contraste e às vezes ainda dou um tiquinho mais na edição digital.

Sobre a sua foto “lavada”, ela me parece mais subexposta do que lavada propriamente dita.

A dica do Hoogle sobre regular as luminâncias na conversão em PB pelo Lightroom é ótima. Pra mim é a melhor maneira de controlar melhor a conversão digital!

Se for fotografar com filme, depende do que deseja realçar. Se for com digital, não faz sentido usar filtros nas lentes… filtros coloridos… polarizador e nd são outra história. Nos editores de foto, tem os efeitos de filtros coloridos. Se usar um filtro em digital, não terá como trabalhar a cor filtrada na edição. O que acham sobre isso, amigos?

:no: :no:

Te mando o RAW. Fiz ficar assim :ok:

O filtro ótico é aquilo e não tem volta. Para fotografia digital há inúmeras possibilidades com um bom arquivo RAW na mão. :ok:

então ótimo… se é o que vc quis tá certo! não me agrada, mas aí são outros 500… rs…

Está longe ainda do resultado esperado. As lavadas ficam bem abaixo das outras… :frowning:

Acredito serem Mídias iguais, com nuances tecnológicas que podem distanciá-las ou, ainda, torná-las até mais próximas.

Esta é uma visão sobre fotografia em P&B. Gosto dela exatamente pelo surreal e imaginário possíveis. Mas não a única, lembremos o realismo absurdo e maravilho de nossos fotojornalistas do século XX.

Ainda tenho uma Trip 35 bem guardada, mas filme não rola mais. Questão de ritmo, prioridades etc…