Olá Pessoal,
comprei uma bolsa estanque para a minha nikon D7000. O fabricante da bolsa garante que ela pode chegar a 30m, mas fiquei em duvida quanto à camera. Por não se tratar de uma caixa estanque(rigida), acredito que a pressão possa danificar algum componente da camera. Alguem sabe qual a profundidade maxima recomendada para se mergulhar com esses tipos de bolsa estanque?
Vai depender. Não lembro se a D7000 é selada. Caso seja (e a lente também), ela vai formar uma primeira barreira de proteção dos elementos internos. A câmera em si vai sofrer alguma compressão, mas não é um problema grande, ela aguenta bem. Talvez a lente neste caso tenha dificuldade de fazer foco, especialmente se algum elemento estende pra fora da câmara (no sentido de espaço fechado) pressurizada.
Caso a câmera (fotográfica) ou a lente não seja selada, os primeiros componentes a sofrer seriam os selados com gas (ar, nitrogênio, gas nobre…). Creio que o sensor e o filtro de proteção na frente dele se enquadrem nesta categoria. Outros chips vêm depois, mas normalmente esses aguentam bem mais compressão. De qualquer forma, não creio que 30 metros (3 atm) sejam o suficiente pra danificar o sensor. Mas…
Tem os botões. É possível que, por causa do “aperto” provocado na câmera, os botões comecem a ficar apertados sozinhos. Neste caso, seria interessante inflar levemente a bolsa, pra que haja ar comprimido ao redor da câmera e isto não aconteça.
Olá Felipe
O fabricante recomendou deixar um pouco de ar dentro devido à compressão. Mas não vou levá-la para mergulhos mais profundos que 10m.
Muito Obrigado pela Resposta
Acho que depende do tamanho. Se a bolsa puder ser inflada, e ainda assim manter a câmera no lugar, o problema é menos sério. Mas se a bolsa já estiver justa na câmera na superfície, o problema vai aparecer em pequena profundidade mesmo.
Bom, com certeza vou fazer alguns testes antes sem a camera dentro. Quanto a profundidade, 6m esta de bom tamanho, ate porque como estou sem flash, depois disso vou perder mta luminosidade.
Depende de onde você vai fotografar. Já fotografei em profundidades de 15m sem problemas. Na época tinha uma Sony P72, compacta. Com uma câmera moderna, é fichinha. Mas sempre em água relativamente clara, visibilidade de 10m ou mais.
Obviamente tem que fotografar em RAW e depois puxar bastante o canal vermelho, que perde bastante embaixo d’água.
Com certeza!
Tinha uma Canon G16 com a caixa estanque da Fantasea + Flash externo. Dava pra tirar foto em qualquer condição. Infelizmente roubaram a G16 e acabei ficando so com o restante do equipamento.
Agora, vou fazer alguns mergulhos livres/snorkelling com a D7000 no saco estanque. Não vou arriscar mergulho de 30m com esse setup.
Alias, ainda não tenho permissão para postar no forum de classificados, alguem sabe como que consigo?
Precisa ter 100 posts válidos. Significa que não vale postar “concordo” em todo post que encontrar. Vai participando, que antes que você perceba vai completar os 100 posts.