Programa para determinar o comprimento focal mais usado?

Tem um programa que determina o comprimento focal/abertura/velocidade/ISO das nossas fotos.
Basta jogar as fotos em uma pasta que o programa faz até um gráfico com porcentagem dos settings mais usados.

Procurei aqui e no google e nao consegui achar. :ponder:

Alguém sabe qual programa é esse?

:ok:

Nunca usei…

http://www.cpr.demon.nl/prog_plotf.html

O bom é o 2º, exposureplot.

Obrigado Pictus, pela MP também :ok:

Valeu Paulo, acho que já usei esse primeiro há muito tempo. Agora vou testar esse segundo. Valeu!

Po, gostei desse negócio… só não entendo muito bem a utilidade dele…

Guilherme,
o programa te ajuda por ex. a escolher uma nova lente.
Tê mostra o comp. focal que vc mais usa e a abertura.
Aí vc tem que avaliar se realmente precisa de uma 2.8 ou de um comp. focal que talvez nem vá usar.
Enfim é mais para ter uma idéia dos parâmetros que vc normalmente usa na sua fotografia.
Ou ainda melhor dizendo, transformar sua fotografia em números.
:ok:

É claro essa análise das informações geradas pelos programas nem sempre são acuradas, pois muitas vezes se acaba usando configurações diferentes do que gostaria devido a limitações no equipamento atual.

E.g.: Bater muitas fotos em f/9.0 pode significar que você não usa aberturas maiores… ou que sua lente é um lixo wide open. =P

Mas é bem interessante, principalmente no caso de lentes que acabam tendo pouco uso (e que ficariam melhor passando nos cobres, hehe!).

O exif das minhas fotos.

bem legal, irei usar agora! :slight_smile:

O único problema do comprimento focal é que se misturar compacta e reflex, vai acabar gerando dados “enganosos” porque 60mm na minha SX100 IS, por exemplo, equivale 360mm em 35mm.

bom, na hora da compra enquanto mais dados, melhor =]